Descrição
do Curso
Plano
de Ensino (Conteúdo Programático - PDF)
ObjetivosProf. Manuel M. Oliveira
Local:
Instituto de Informática, Sala 219
Horário: Segundas e Quartas de 13:30 - 15:10
Notas de Aula
Trabalhos e Leituras Propostas Projetos Finais Notas
1a Avaliação: 7 de Maio de 2007 (Inclui todo o conteúdo visto até a aula anterior. Prova sem consulta)
Atenção: Não haverá aulas de INF01009 nos seguintes dias em 2007/1. As aulas serão repostas sem prejuízos:
09 e 11 de abril : Encontro do Comitê de Programa do Eurographics 2007 em Praga, República Tcheca
23 e 24 de abril : Visita à Universidade de Utah (EUA), projeto de colaboração CNPq-NSF
30 de abril e 2 de maio: Apresentação de trabalho no ACM SIGGRAPH Symposium on Interactive 3D Graphics and Games, em Seattle (EUA)
Fornecer aos alunos conhecimentos sobre algoritmos e hardware gráfico, oferecendo uma sólida compreensão do pipeline gráfico. Familiarizar os estudantes com as técnicas atuais de computação gráfica, preparando-os para empregá-las em situações práticas e para realização de estudos de pós-graduação.Pré-Requisitos
INF01047 – Fundamentos de Computação de Gráfica
Abordagem
Aulas expositivas acompanhadas de vários trabalhos práticos relacionados aos conteúdos apresentados em sala e de um projeto final. Ao final da disciplina, os estudantes terão implementado um subconjunto considerável da espeficicação OpenGL. O curso utilizará uma abordagem construtivista para ensino da computação gráfica tridimensional, sendo que todo o material necessário será derivado a partir dos conceitos primitivos como ponto e vetor.