FAQ - Dúvidas Frequentes | FAQ – Profiles

O que é profile?

Apenas o Sistema Operacional Windows possui o sistema de profiles(também chamado de perfis ambulantes). Os profiles são gerados automaticamente pelo Windows, não tendo nenhum vínculo com o servidor de home. Os profiles são todas as configurações defaults (ou realizadas pelos usuários) dentro do Sistema Operacional. Estas configurações podem ser: alterações no Desktop, papel de parede, contas de e-mail tanto Outlook, Nestcape e Mozilla, armazenar arquivos em Meus documentos, entre outros.

Como funcionam os profiles?

Toda vez que um usuário se loga, o sistema buscará do servidor de homes toda a configuração do usuário. Somente após o usuário se deslogar é que o Windows automaticamente envia e salva todas as alterações(dados e configurações) no servidor de homes. Sendo assim, quando você se logar em qualquer outra máquina, suas configurações estarão exatamente iguais estavam no último uso do sistema.

Onde são guardados meus profiles do Windows?

Os profiles estão no diretório “profile_nt”, no seu próprio home. O diretório “Windows Config” possui algumas pastas como: Meus Documentos, Desktop, Favoritos e Dados de Aplicativos, onde você grava seus dados diretamente no servidor. Ao gravar seus dados no seu “Desktop” ou na pasta “Meus Documentos”, você estará ocupando seu espaço em disco.

Por que não estou conseguindo logar no Windows?

Se você consegue autenticar no Linux, mas não loga no Windows, é bastante provável que seu profile (arquivos de configuração) tenha corrompido. Abaixo você encontra mais informações de o porquê isso ocorre e o que fazer para solucioná-lo.

Por que meu profile fica danificado?

O Windows sempre grava as informações do seu profile quando é realizado o logoff e seu profile apenas irá corromper no momento que você estiver próximo da quota “limit” ou quota “hard”, impedindo que essas informações sejam gravadas. O Windows tentará salvar suas informações e, não tendo mais espaço em disco, seu profile ou seus dados ficarão corrompidos ou não serão salvos.

Como restauro meu profile?

Você deve se logar no Unix ou Linux, verificar sua quota e remover alguns arquivos para que sua quota diminua, sendo assim possível restabelecer a normalidade.
Dificilmente você conseguirá recuperar seus e-mails, tanto no Outlook quanto no Mozilla, pois provavelmente estarão corrompidos. Para corrigir seu profile corrompido, você deve renomear o diretório “profile_nt” e/ou “profile_nt.V2” , se tiver espaço suficiente.
Dessa maneira, você pode copiar seletivamente o conteúdo do diretório(que você renomeou) para o novo diretório “profile_nt” ou simplesmente apague este diretório(caso não consiga mais espaço em sua área de disco ou não tenha importância alguma as configurações que foram feitas por você).
Inicie o Windows novamente e faça o logon. Todas as suas configurações apagadas serão perdidas e, consequentemente, ao efetuar o próximo login, seus profiles serão refeitos automaticamente.

Reparando Profiles

Localmente:

Para reparar o profile do Windows, basta, através do Linux, apagar as pastas “profile_nt” e/ou “profile_nt.V2” que ficam dentro do seu home. Caso você queira, posteriormente, recuperar algo do seu profile, deverá renomear as pastas (ex. “profile_nt” para “profile_nt.bak”). Ao se logar novamente, o Windows se encarrega de criar um novo profile para seu usuário com as configurações default.

Remotamente:

Para reparar o profile do Windows, basta apagar as pastas “profile_nt” e/ou “profile_nt.V2” que ficam dentro do seu home na máquina portal.inf.ufrgs.br. Para fazer isso, você deve se logar através de um cliente ssh (no linux dos laboratorios preferencialmente), digitando em linha de comando “ssh usuario@portal.inf.ufrgs.br”. Você irá se logar na maquina portal e, caso você queira, posteriormente, recuperar algo do seu profile, deverá renomear a pasta “profile_nt” para “profile_nt.bak” com o comando “mv profile_nt profile_nt.bak”. Caso contrário, pode deletar a pasta. Você só irá perder as configurações e personalizações do profile e ao se logar novamente, o Windows se encarrega de criar um novo profile para seu usuário com as configurações default.

Para reparar o profile do Linux, deve-se logar na máquina portal.inf.ufrgs.br com um cliente ssh, mover todos os arquivos “.gnome” para uma pasta chamada “gnome.bak” (o usuário deve criar com o comando “mkdir gnome.bak”), reiniciar o sistema e logar-se novamente para recriar as configurações do profile.

O que causa dano aos profiles?

Normalmente, quando se desliga incorretamente uma máquina ou não se aguarda o tempo necessário para o sistema operacional terminar e encerrar as tarefas em execução, isto causa erros nos profiles.
Também não é aconselhável bloquear as máquinas do laboratório, pois ao sair, outras pessoas ocupam os micros e desligam a cpu quando ela se encontra bloqueada. Isto pode causar danos ao profile.

Esqueci minha senha, o que faço?

Você pode fazer a Redefinição de sua Senha, caso tenha cadastrado um endereço de e-mail alternativo. Caso contrario, deve ir pessoalmente à sala da Administração de Rede – Prédio 72, sala 236 – com algum documento de identificação e solicitar uma nova senha. A Administração de Rede NÃO envia senhas por e-mail.