Impressoras | Informações de Acesso e de Configuração

O Instituto conta com diversas impressoras laser distribuídas entre os prédios do INF.

Todo o acesso as impressoras é realizado através do servidor de impressão, mediante autenticação por login e senha.

Além disso, dependendo de sua classe de usuário, você poderá ter acesso a um subconjunto das impressoras disponíveis, conforme definições da política de impressão.

Política de Impressão

A política de impressão vigente define três classes de usuários, com as seguintes permissões de acesso:

ClasseUsuários Impressoras
gradAlunos de graduação em Ciência e Engenharia de Computaçãolj424-graduacao
posAlunos de mestrado, doutorado e alunos que possuam vínculo de bolsalj413, lj424, lj425
profProfessorestodas

Manutenção das Impressoras

Nunca tente consertar o equipamento sozinho. Em caso de qualquer problema com alguma impressora, solicite auxílio ao pessoal do Suporte (envie e-mail para admrede@inf.ufrgs.br) para que providências sejam tomadas. Exemplos de problemas para os quais devem ser solicitado auxílio:

• Falta de papel
  • Falta de toner (tinta)
  • Papel trancado.
  • Falha no equipamento.
  • Documento impresso com falhas.

Regras de Boa Conduta

• Não imprima sem necessidade (os recursos são escassos);
  • Não imprima material não relacionado ao INF (ex.: planilhas de rpg, letras de músicas, trabalhos de algum irmão, parente ou qualquer informação não relacionado ao seu estudos);
  • Não monopolize as impressoras; depois de uma impressão muito grande, dê uma folga para que outras pessoas também possam entrar na fila;

Modelo e Localização das Impressoras

Impressora(s)Localização Descrição
 lj424-graduacaoPrédio 43424Impressora laser P&B. Esta impressora é um agrupamento de duas impressoras, realizando balanceamento de carga
 lj424Prédio 43424Impressora laser P&B. Esta impressora é um agrupamento de três impressoras, realizando balanceamento de carga
 lj424-colorPrédio 43424Impressora laser colorida.
 lj425Prédio 43425Impressora laser P&B. Esta impressora é um agrupamento de três impressoras, realizando balanceamento de carga
 lj425-colorPrédio 43425Impressora laser colorida.
 lj413Prédio 43413Impressora laser P&B. Esta impressora é um agrupamento de duas impressoras, realizando balanceamento de carga
 lj413-colorPrédio 43413Impressora laser colorida.

Configurando o Acesso às Impressoras

Todo o acesso às impressoras é realizado através do servidor de impressão impressoras.inf.ufrgs.br, mediante autenticação por login e senha e sujeito a restrições de classe de usuário (vide política de impressão).

O servidor de impressão suporta os protocolos nativos de ambientes Unix e Windows:

• IPP (Internet Printing Protocol), normalmente utilizado em sistemas padrão Unix (Linux e Mac OS-X) através do software CUPS, que faz parte da instalação padrão desses sistemas;
  • SMB (Server Message Block), que normalmente é utilizado como protocolo padrão nos sistemas da família Windows.

Observação: Dependendo do sistema operacional em uso e da maneira como ele está configurado, o procedimento autenticação para impressão poderá ser solicitado uma ou mais vezes durante a atividade da máquina. Em alguns casos, isso ocorrerá a cada vez que a máquina é ligada ou mesmo a cada vez que um job de impressão é submetido.

Para configurar o acesso a impressoras em sua máquina pessoal, consulte o link abaixo correspondente ao seu sistema operacional:

Linux
MacOSX