Contato
Publicado em: 19/06/2018

BeeIT se destaca no mercado de softwares

Empresa incubada no CEI se destaca no mercado de softwares e fala sobre a recente e frutífera parceria com o Sebrae RS.

leithos

slide09

A Leithos é uma das ferramentas de destaque da empresa (Foto: BeeIT divulgação)

Ao reunir conhecimentos entre softwares de gestão e as rotinas hospitalares ou de clínicas especializadas, a microempresa BeeIT é um empreendimento que surpreende analistas no mercado de prestação de serviços em saúde. Nascido como startup, e incubada no Centro de Empreendimentos em Informática há 3 anos, o negócio é bem mais do que um projeto a ser acelerado ou alvo de investimentos-anjo, como diriam os expoentes desse meio. Hoje, simplesmente trata-se do fornecedor oficial das soluções de tecnologia da informação para a operação da Sodexo no Brasil e na América Latina. Isso significa que a multinacional (presente em mais de 80 países) contrata as soluções da BeeIT para implantá-las em seus clientes de alimentação, nutrição e controle de limpeza.

Essa relação se deu graças ao famoso “estava no lugar certo na hora certa”, admite um dos sócios da BeeIT, Sandro Pinheiro. Contudo, a história não merece ser tão simplificada assim: “Durante a participação da empresa em um estande coletivo do Sebrae RS na Feira Hospitalar do ano passado, em São Paulo, fui fazer uma visita ao espaço da Sodexo, que ficava próximo ao nosso”, conta o empreendedor. E foi lá que ele realizou os contatos com as pessoas certas, diretores que algum tempo depois abriram oportunidades de apresentação sobre o que desenvolve a BeeIT. As negociações continuaram e, hoje, o resultado é o momento de crescimento das ideias, dos atendimentos para a Sodexo com exportações já garantidas de sistemas para clientes da multinacional na Colômbia e no Chile.

Segundo o gestor do projeto Conexão Saúde no Sebrae RS, Lucas Alves, o caso da BeeIT ilustra bem o que ocorre quando os pequenos negócios integram projetos coletivos que oportunizam o contato com outras empresas para possíveis parcerias, compras, vendas ou simples troca de informações. “A presença das microempresas em eventos do porte de uma feira internacional, tal como a Hospitalar, torna-se uma estratégia de expansão bastante eficiente porque a visibilidade nos espaços do Sebrae RS é um vetor para as aproximações que sozinhos os empreendedores não conseguiriam com tanta facilidade”, avalia.

O diretor da BeeIT reconhece que o apoio de instituições como o Sebrae RS foi um diferencial para que toda a ideia de negócio desse certo. “Nascemos há 11 anos incubada em projeto ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e assim fomos nos aprimorando no nosso produto, o software. Ocorre que, em algum momento, a busca pelo Sebrae RS foi necessária pelo fato de ser uma referência em gestão”, conta Pinheiro, observando que ele e os sócios não tinham a menor noção sobre questões administrativas, mercado, clientes e até mesmo gestão financeira.

E é exatamente nesse ponto das finanças que a atual relação da BeeIT com o Sebrae RS deverá se fortalecer ainda mais continuando a integrar o projeto Conexão Saúde. “Nosso principal ponto de investimento e de maior custo da empresa é a folha de pagamento. Precisamos ter boas remunerações aos oito programadores e desenvolvedores de sistemas, pois o produto é a inteligência aplicada aos sistemas que instalamos para o segmento de hospitais e clínicas”, detalha o diretor. A empresa tem mais dois sócios, um deles, inclusive, foi estagiário no início e recebeu proposta de sociedade pelo interesse demonstrado em investir no negócio. “Temos uma política de carreira interessante: desses oito programadores dois recentemente eram estagiários que foram efetivados”, orgulha-se Pinheiro.

Um exemplo de produto feito por esta equipe é o que a Sodexo está implantando em clientes na América Latina. “Trata-se de um gerenciador dos serviços de limpeza que a multinacional presta. A partir do controle, ficam garantidas as rotinas, horários, escalas, manutenções, reabastecimento de itens, etc.”, explica o empreendedor. No futuro, a BeeIT não vislumbra crescer a ponto de ser incorporada por grandes players do mercado, “porém, está nos planos uma visão de ser reconhecida como uma solução realmente de qualidade para a área da saúde”, finaliza o sócio.

Maiores informações sobre a BeeIT acesse: http://www.beeit.com.br/

Fonte: https://sebraers.com.br/a-pequena-que-fornece-para-a-gigante/