Contato
Publicado em: 05/06/2017

Diretora do CEI recebe Prêmio do Comcet

A homenagem foi concedida à professora Ingrid Jansch Pôrto

ingrid prêmio - Comcet

A homenagem é concedida pelo Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) e, nesta edição, conferiu à professora Ingrid Jansch Pôrto o “Prêmio Destaque em Ciência e Tecnologia”. O reconhecimento, que faz parte de uma categoria denominada “Homenagem Especial”, é atribuído a personalidades que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao município de Porto Alegre, nas áreas de informática, empreendedorismo e inovação.

Parabéns, Ingrid! Merecida premiação!

Confiram abaixo algumas atividades desenvolvidas pela professora Ingrid desde que está à frente do CEI:

  • Diretora do Centro de Empreendimentos em Informática, do Instituto de Informática da UFRGS, desde junho de 2010.
  • Exerce a coordenação da Rede de Incubadoras Tecnológicas da UFRGS, desde 2012; em consequência, é membro da Diretoria Executiva do Parque Tecnológico da UFRGS.
  • Foi presidente da Rede Gaúcha de Incubadoras e Parques Tecnológicas (REGINP) no período 2012-2013.
  • Integrou-se ao grupo CITE (Cidadania, Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo) da cidade de Porto Alegre na época de sua criação (2013).

Tendo por premissa básica que a interação com a comunidade, os parceiros e outros entes do meio empreendedor e de inovação era essencial, integrou-se e estimulou outros colegas a participarem em muitas ações coletivas, fazendo com que a UFRGS estivesse presente nesse meio. Ainda, neste período de atuação frente ao CEI, através de cerca de dez projetos financiados pela FINEP, Governo do Estado do RS, SEBRAE, da própria UFRGS e captação de recursos decorrentes das atividades desenvolvidas pelo CEI, liderou a captação de mais de sete milhões de reais, que são revertidos nas ações de empreendedorismo e inovação.

Em dezembro passado, o Centro de Empreendimentos em Informática da UFRGS obteve a certificação CERNE nível 1, certificação que reconhece o nível de maturidade da incubadora e sua capacidade de formar empreendimentos de sucesso através de processos estabelecidos. O CEI esteve entre as primeiras doze incubadoras brasileiras que receberam esta certificação, o que é resultado de um trabalho realizado ao longo de 20 anos e no aprimoramento de processos!

Mas o trabalho do CEI não se resume a atividades internas – ele é parte de um ecossistema que se reflete sobre a mentalidade, a economia e o desenvolvimento da região. Acreditamos que seja esta a razão do reconhecimento!