Contato
Publicado em: 23/05/2017

Empreendedor Alberto Levy palestra no INF

Alberto Levy, profissional com larga experiência em empreendedorismo e formação de startups, discorreu sobre como desenvolver e ser assertivo na hora de montar um projeto empresarial de sucesso.

IMG_3080

A palestra “Como potencializar negócios a nível global”, com Alberto Levy, ocorreu dia 18 de maio, no Auditório do Centro de Empreendimentos em Informática – CEI. Integrou a programação do NEWays, série de atividades de estímulo a inovação e ao empreendedorismo.   Alberto Levy, profissional com larga experiência em empreendedorismo e formação de startups, discorreu sobre como desenvolver e ser assertivo na hora de montar um projeto empresarial de sucesso.

Durante sua explanação, Levy levou até os expectadores, com muito bom-humor e desenvoltura, casos práticos de startups que obtiveram êxito, além de orientar como deve ser o relacionamento com o mercado. Destacou a importância de começar os projetos com ideias globais, que ultrapassem fronteiras culturais e locais.

“O pensamento deve ser sempre global e voltado para a internacionalização, mesmo que inicie de forma local; o projeto precisa estar preparado para ampliar seus horizontes, deve ter a ambição de ir além do nicho onde está inserido. Desta forma, os resultados poderão ser mais recompensadores e despertarem maior interesse de possíveis investidores”, destacou Levy.

Também enfatizou que ideias e produtos que buscam solucionar problemas e que levam soluções práticas a um público-alvo específico possuem maior aceitação no mercado e tendem a ter maior possibilidade de crescimento. “Ideias novas e criatividade são fundamentais. Mais do mesmo costuma não funcionar: ainda que seja com uma nova roupagem, continua sendo algo repetitivo. Buscar sempre o novo, o diferencial”.

Para Levy, os formatos enxutos de startups deixam os processos mais ágeis e a aproximação com investidores mais clara. Também enfatizou que os erros iniciais devem ser encarados como um aprendizado valioso. “Quando uma ideia não dá certo, mas ainda acreditamos na sua essência, não devemos abandonar o projeto, precisamos apenas refiná-lo, torná-lo melhor. Não se atenham a bloqueios mentais tradicionais como: idade, sexo cultura ou condições adversas. O êxito não é influenciado por estes fatores. Se algo for bom, sempre chegará ao seu destino.”

Sweet Spot: o ambiente perfeito.

O termo Sweet Spot  corresponde ao ponto de equilíbrio em que a empresa gera ganhos para seus sócios e investidores, e ao mesmo tempo assegura uma gestão responsável dos pontos de vista social e ambiental. “Além disso, quando unimos estes pontos e trabalhamos com algo que gostamos, estamos em um Sweet Spot perfeito. A possibilidade de criarmos uma empresa “unicórnio” (termo designado para empresas bilionárias) aumenta consideravelmente. Trabalhem com algo que desperte sua paixão. Não criem empresas para serem vendidas, criem algo que vocês gostariam de ver no mercado”.

Na parte final da palestra, Alberto Levy respondeu questionamentos da plateia e desenvolveu algumas atividades de criatividade e interação com o público. Certamente, esta foi uma grande iniciativa da UFRGS, através da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC e do Parque Zenit, para oferecer mais  informação à sociedade.

Conheça mais sobre o trabalho desenvolvido por Alberto Levy: https://www.linkedin.com/in/betolevy/

Conheça o mais recente projeto de Alberto Levy: o aplicativo Plentie: http://www.plentie.net/

Crédito da foto: Julia Cervo – Parque Zenit UFRGS.