Financiamento Público - Outros Órgãos públicos
Avaliação de Tecnologias Educacionais
  • Descrição: Avaliação de tecnologias educacionais conforme Chamada Pública MEC Guia de Tecnologias Educacionais Inglês e Espanhol
  • Financiamento: MEC/FNDE
  • Coordenador: Paulo Fernando Blauth Menezes
  • Início: 26/11/2012
  • Término: 31/07/2015

ROBO+EDU - Contribuição em Robótica Educacional ao Programa mais Educação

  • Descrição: Capacitação e formação inicial e continuada, presencial e via EAD, de professores e profissionais da educação básica, que atuam nas escolas e nos sistemas de educação públicos da educação do ensino fundamental e do ensino médio. Essa ação se dará especificamente através da colaboração com o Programa Mais Educação, através do suporte às tecnologias já homologadas pelo MEC, da produção de materiais didáticos, e do  desenvolvimento de tecnologias e metodologias educacionais, a fim de implementar a atividade Robótica Educacional, do macrocampo Investigação no Campo das Ciências da Natureza.
  • Financiamento: MEC/FNDE
  • Coordenador: Dante Augusto Barone
  • Início: 25/11/2011
  • Término: 30/06/2015
Pré-Qualificação de Tecnologias que  Promovam a Qualidade da Educação Básica
  • Descrição: Promovor a criação e o aprimoramento de tecnologias educacionais que contribuam para elevação da educação básica, envolvendo especialistas, pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa e organizações sociais,  para o fortalecimento da cultura de produção teórica voltada para a qualidade na educação básica eem seus referenciais concretos.
  • Financiamento: MEC/SEB
  • Coordenador: Paulo Fernando Blauth Menezes
  • Início: 28/11/2013
  • Término:31/10/2015
Projetos encerrados
Circuitos de Apredizagem Mais Educação: Estudos, Pesquisas e Implementação de Rede Social de Apredizagem
  • Descrição: Desenvolver uma rede social de aprendizagem denominada Circuitos de Aprendizagem, que aglutine todos os participantes do Programa Mais Educação nas mais de 15.000 escolas de todo o Brasil, entre estudantes, professores e monitores, para que possam trocar conhecimentos e experiências sobre suas práticas educativas e convívio social numa ferramenta tecnológica online. Essa rede será utilizada de tal forma que facilite a comunicação entre todas as partes envolvidas, a identificação de melhores práticas promovendo a formação dos participantes em cultura e artes, cultura digital, comunicação e uso de mídias, direitos humanos e educação ambiental.
  • Financiamento: MEC/FNDE
  • Coordenador: Dante Augusto Barone
  • Início: 01/05/2012
  • Término: 30/04/2014

ROBOCET - Robótica como instrumento de capacitação dos Institutos Federais em Ciência, Educação e Tecnologia

  • Descrição:
    Este projeto visa promover a pesquisa junto aos Institutos Federais, através da formação de grupos de trabalho, que desenvolverão suas atividades de forma integrada.
    Colaborar com a política da educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, em conjunto com a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, através do desenvolvimento de tecnologias e metodologias educacionais, a fim de implementar a Robótica Educacional e suas demandas.
    Desenvolver ferramentas educacionais – hardware, software, manuais e tutoriais – que sejam atraentes para os estudantes dos Institutos Federais, de modo que seja possível aumentar o interesse deles pelas carreiras ligadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (do inglês, STEM – Science Technology, Engineering and Mathematics)
    Este projeto visa promover a pesquisa junto aos Institutos Federais, através da formação de grupos de trabalho, que desenvolverão suas atividades de forma integrada.Colaborar com a política da educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, em conjunto com a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, através do desenvolvimento de tecnologias e metodologias educacionais, a fim de implementar a Robótica Educacional e suas demandas.Desenvolver ferramentas educacionais – hardware, software, manuais e tutoriais – que sejam atraentes para os estudantes dos Institutos Federais, de modo que seja possível aumentar o interesse deles pelas carreiras ligadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (do inglês, STEM – Science Technology, Engineering and Mathematics)
  • Financiamento: MEC/SETEC
  • Coordenador: Dante Augusto Barone
  • Início: 16/12/2011
  • Término: 31/10/2013
Este projeto visa promover a pesquisa junto aos Institutos Federais, através da formação de grupos de trabalho, que desenvolverão suas atividades de forma integrada.Colaborar com a política da educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, em conjunto com a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, através do desenvolvimento de tecnologias e metodologias educacionais, a fim de implementar a Robótica Educacional e suas demandas.Desenvolver ferramentas educacionais – hardware, software, manuais e tutoriais – que sejam atraentes para os estudantes dos Institutos Federais, de modo que seja possível aumentar o interesse deles pelas carreiras ligadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (do inglês, STEM – Science Technology, Engineering and Mathematics)
Avaliação de Tecnologias para a  Educação Integral
  • Descrição:  Promover a pesquisa junto aos Institutos Federais, através da formação de grupos de trabalho, que desenvolverão suas atividades de forma integrada.Colaborar com a política da educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, em conjunto com a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, através do desenvolvimento de tecnologias e metodologias educacionais, a fim de implementar a Robótica Educacional e suas demandas.Desenvolver ferramentas educacionais – hardware, software, manuais e tutoriais – que sejam atraentes para os estudantes dos Institutos Federais, de modo que seja possível aumentar o interesse deles pelas carreiras ligadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (do inglês, STEM – Science Technology, Engineering and Mathematics).Promover a pesquisa junto aos Institutos Federais, através da formação de grupos de trabalho, que desenvolverão suas atividades de forma integrada. Colaborar com a política da educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, em conjunto com a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, através do desenvolvimento de tecnologias e metodologias educacionais, a fim de implementar a Robótica Educacional e suas demandas. Desenvolver ferramentas educacionais – hardware, software, manuais e tutoriais – que sejam atraentes para os estudantes dos Institutos Federais, de modo que seja possível aumentar o interesse deles pelas carreiras ligadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (do inglês, STEM – Science Technology, Engineering and Mathematics).
  • Financiamento: MEC/SEB
  • Coordenador: Paulo Fernando Blauth Menezes
  • Início: 05/12/2011
  • Término:30/09/2013
Explorando virtualização em redes e sistemas computacionais em nuvem
  • Descrição: Um sistema computacional virtualizado é caracterizado pela divisão dos seus recursos físicos em “fatias” independentes, que correspondem a versões virtualizadas (menores) do sistema original. Para tal, emprega­‐se uma camada de software, que é responsável pelo fracionamento e alocação dos recursos. Um dos contextos em que virtualização tem sido chave é no projeto de middleware para computação em nuvem. Nesse contexto, um conjunto potencialmente vasto de equipamentos, agrupados em um ou mais datacenters, é fracionado e alocado dinamicamente a usuários. Nesse paradigma, computação (hardware, software, etc.) passa a ser oferecida como um serviço, e não mais como um bem. Usuário ganha em flexibilidade ao poder alugar recursos de software e hardware de forma a atender perfeitamente suas demandas. Virtualização também pode ser aplicada a redes de computadores, levando à criação de redes virtualizadas. Similarmente à computação em nuvem, elas possibilitam a criação de redes (virtuais) que reflitam os requisitos de usuários (empresas, universidades, órgãos governamentais) e aplicações específicas. Este projeto investiga questões de pesquisa relacionadas à virtualização: Soluções de Middleware para Composição, Execução e Gerenciamento de Serviços em Nuvens Híbridas e Heterogêneas (AltoStratus), e Redes Virtuais na Internet do Futuro (ReVir).
  • Parceiros: UFRN, PUC Rio, Unicamp UFABC, UFPE, IFAL, UNIFOR
  • Financiamento: Rede Nacional de Pesquisa
  • Coordenadores: Marinho Pilla Barcellos, Luciano Paschoal Gaspary
  • Início: 15/07/2011
  • Término: 15/01/2014

Divulgação e Promoção da Computação na Educação Básica

  • Descrição: Em comemoração ao centenário do nascimento de Alan Turing, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, colaborará para a promoção pública da Ciência da Computação e da memória de um de seus pesquisadores mais notáveis, a partir de uma série de atividades previstas para iniciarem em junho de 2012. Essa ação se dará em colaboração com o Programa Mais Educação, através da produção de materiais didáticos, da capacitação em tecnologias audiovisuais e da contextualização histórica da importância da Ciência da Computação e das Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Financiamento: MEC/FNDE
  • Coordenador: Dante Augusto Barone
  • Início: 12/11/2012
  • Término: 31/12/2013
Pesquisa, desenvolvimento e implementação de sequências didáticas e objetivos digitais de aprendizagem em escolas públicas do Programa um Computador por Aluno
  • Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo geral contribuir para o debate sobre as formas de planejar, projetar, desenvolver, implementar e avaliar sequências didáticas e objetos digitais de aprendizagem (LONGMIRE, 2000; MUZIO, 2001; POLSANI, 2002) para o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), tomando como referência fundamentos no campo do Design Instrucional (SMITH; RAGAN, 2005; DICK; CAREY, 1990) e da Arquitetura da Informação (NIELSEN, 1990; ROSENFELD; MORVILLE; 1998).
  • Financiamento: MEC/SEED
  • Coordenador: Rosa Maria Viccari
  • Início: 14/09/2011
  • Término: 15/08/2013
 JiT Clouds - Uma proposta para ampliar a elasticidade de provedores de computação em nuvem baseada na federação de recursos computacionais amortizados
  • Descrição:  O paradigma da computação em nuvem permite o fornecimento de Tecnologia da Informação (TI) sob a forma de um serviço adquirido sob demanda. Entre os vários benefícios providos por esse novo paradigma, a elasticidade, que habilita o cliente a aumentar ou diminuir a capacidade de sua infraestrutura de TI sem qualquer custo adicional, é um dos mais importantes. Essa característica faz com que o ônus dos custos e riscos associados ao planejamento da capacidade da infraestrutura de TI passem do cliente para o provedor do serviço. O estado-da-prática em provimento de infraestrutura como um serviço (IaaS) impõe um limite a essa elasticidade, para que se possa garantir uma disponibilidade suficientemente elevada para os serviços e, ao mesmo tempo, manter os custos operacionais em um nível aceitável. Isso restringe o escopo das aplicações que poderiam se beneficiar do paradigma de computação em nuvem. Nesse projeto nós iremos investigar uma arquitetura alternativa para a construção de provedores de IaaS, onde os mesmos apenas incorrem em custos de propriedade quando os recursos usados para prover a sua infraestrutura são demandados pelos seus clientes, permitindo uma ampliação de algumas ordens de magnitude no limite que precisa ser imposto aos clientes. Além das questões relacionadas com o provimento de IaaS, serão estudadas questões relacionadas com o acoplamento com os outros níveis de computação em nuvem.
  • Parceiros: CESAR, IFPB, LNCC, PUC-PR, UFBA, UFC, UFCG, UFPB, UFPE, UFSC, UFSCAR, UNICAMP, UNIFOR, UNISINOS, Univ. do Minho
  • Financiamento: Rede Nacional de Pesquisa
  • Coordenadores: Philippe Olivier A. Navaux
  • Integrantes: Claudio Resin Geyer, Taisy Weber, Nicolas Maillard, Alexandre Carissimi
  • Início: 04/04/2011
  • Término: 03/04/2013
ROBOPET - Robótica Educativa
  • Descrição: O projeto tem por objeto implementar capacitação, acompanhar e avaliar o uso pedagógico do laptop educacional em escolas públicas do projeto UCA, em parceria com o Ministério da Educação e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Paraíba e Amazonas, bem como para apoiar a formação de professores em território nacional.
  • Financiamento: MEC/FNDE
  • Coordenador: Dante Augusto Barone
  • Início: 23/07/2010
  • Término: 31/12/2012
 GT-UniT - Monitoramento do Universo Torrent
  • Descrição: BitTorrent é uma aplicação peer-to-peer (P2P) de grande popularidade, tendo se tornado um padrão de facto no compartilhamento de arquivos. Apesar de sua ampla adoção, pouco ainda se sabe sobre o funcionamento real do universo de redes BitTorrent existentes. Tais informações poderiam ser úteis para, por exemplo, detecção e dimensionamento de certas atividades ilícitas na Internet, projeto de novos aplicativos P2P e informações para campanhas de marketing. Este projeto busca a concepção de uma arquitetura escalável e flexível para monitoramento do Universo de redes BitTorrent. Os seus resultados, solidamente amparados por avaliação experimental na Internet via PlanetLab, serão concretizados através do projeto, implementação e avaliação de um protótipo que represente a arquitetura de monitoramento.
  • Financiamento: Rede Nacional de Pesquisa
  • Coordenadores: Marinho Pilla Barcellos, Luciano Paschoal Gaspary
  • Início: 01/12/2009
  • Fim: 31/07/2012
Falhas do Efeito Transiente em FPGAs e Configuráveis por Tecnologia SRAM, Flash e EEPROM: Modelagem, Teste e Tolerância
  • Descrição: O projeto tem por objetivo analisar o efeito de falhas FPGAs e propor um conjunto de soluções para aumentar sua confiabilidade para aplicações espaciais.
  • Financiamento: Agência Espacial Brasileira - AEB
  • Coordenador: Fernanda Gusmão de Lima Kastensmidt
  • Integrantes: Gilson Wirth - UFRGS, Marcelo Lubaszewski - UFRGS, Luigi Carro - UFRGS
  • Início: maio/2010
  • Término: maio/2012
Implantação, pesquisa e desenvolvimento dos projetos-piloto em escola públicas para o uso pedagógico do laptop educacional conectado
  • Descrição: O projeto tem por objeto implementar capacitação, acompanhar e avaliar o uso pedagógico do laptop educacional em escolas públicas do projeto UCA, em parceria com o Ministério da Educação e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Paraíba e Amazonas, bem como para apoiar a formação de professores em território nacional.
  • Financiamento: MEC/SEED
  • Coordenador: Rosa Maria Viccari
  • Início: dezembro/2010
  • Término: dezembro/2011
ROBOETEC: Robótica Educativa para o Ensino Técnico e Profissionalizante
  • Descrição: O objeto principal deste projeto consiste no desenvolvimento de ferramentas computacionais, tanto de software quanto de hardware, que auxiliem professores e alunos da rede pública de ensino técnico nas aulas, tanto teóricas quanto práticas, visando construir uma metodologia pedagógica de construção do conhecimento in loco, bem como tornar as aulas mais estimulantes, facilitando o aprendizado.
  • Parceria: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Escola Politécnica de Palmas
  • Financiamento: MEC/SETEC
  • Coordenador: Dante Augusto Couto Barone
  • Início: 30/01/2009
  • Término: 31/12/2011
ROBOTEKA -  Robótica Educativa para inclusão digital de estudantes e professores
  • Descrição: Desenvolver e utilizar ferramentas computacionais, software e hardware, que auxiliem os professores e alunos da rede pública no Ensino Médio, na parte teórica e prática, de forma a implementar uma metodologia pedagógica de construção do conhecimento in loco, bem como tornar as aulas mais estimulantes, tanto para estudantes como docentes.
  • Parceria: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Escola Politécnica de Palmas
  • Financiamento: MEC/SETEC
  • Coordenador: Dante Augusto Couto Barone
  • Início: 18/06/2009
  • Término: 31/12/2011
Material Pedagógico do programa educacional da NASA: Estação de Clima Espacial
  • Descrição : O objetivo geral do projeto é disseminar tecnologias educacionais inovadoras e recursos didáticos de elevada qualidade no Portal do Professor, bem como aumentar o acervo de recursos digitais dos programas do MEC a partir da inclusão/tradução/localização de materiais de um programa educacional da NASA denominado Estação de Clima Espacial (original: Space Weather Action Center - SWAC), contribuindo assim para a capacitação continuada de professores e alunos e melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas públicas.
  • Financiamento: MEC/FNDE
  • Coordenadora: Aline Villavicencio
  • Início: 01/09/2009
  • Término: 31/07/2010

Localização de Falhas em Redes Subterrâneas
  • Descrição: O objetivo principal deste projeto é o estudo e desenvolvimento de um protótipo para localização do ponto exato de falha (curto) no sistema elétrico subterrâneo. Uma vez feitos os estudo e protótipos iniciais, planeja-se expandir o sistema através da implementação de comunicação entre os módulos.
  • Financiamento: CEEE/ANEEL
  • Coordenador: Luigi Carro
  • Início: 06/02/2009
  • Término: 05/08/2010

ROBOEDU: Robótica Educativa para o Ensino Técnico e Profissional
  • Descrição:
  • Financiamento: MEC/SETEC
  • Coordenador: Dante Augusto Couto Barone
  • Início: 01/11/2006
  • Término: 31/12/2009
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