Laboratório de Programação Competitiva (LPC)

Novidades:

O que é?

O Laboratório de Programação Competitiva (LPC) é um projeto de extensão do Instituto de Informática da UFRGS, coordenado pelo Prof. Weverton Cordeiro, que visa fomentar nos alunos da graduação e pós-graduação a cultura de participação em competições de programação, fomentando o desenvolvimento técnico, a capacidade de raciocínio lógico, e a colaboração e trabalho em grupo para a resolução de problemas computacionais.



Quais os objetivos do LPC?

Objetivo geral: Investir na formação e desenvolvimento de talentos para participar de competições de programação, contribuindo para melhor qualificá-los para o mercado de trabalho de alta tecnologia, assim como aumentar a visibilidade da UFRGS em tais competições

Objetivos específicos:

  1. Formar recursos humanos qualificados e experientes em técnicas avançadas de programação, incluindo tópicos não cobertos pelo currículo básico dos cursos de computação;

  2. Fomentar a participação dos alunos em competições de programação de alto nível, nacionais e internacionais, como um recurso de formação complementar para desenvolver habilidades de raciocínio lógico, colaboração e trabalho em equipe, e desenvolvimento de soluções dentro de prazos bem definidos;

  3. Promover a troca de experiências acadêmicas, por meio da interação dos nossos alunos com alunos de outras universidades, como resultado das participações nas competições nacionais e internacionais;

  4. Melhorar a visibilidade da UFRGS em competições de programação de alto nível, reforçando assim o compromisso de busca pela excelência no ensino da instituição.

Quais atividades são realizadas no contexto do projeto?

Cronograma de treinamento para 2018/1

Data

Evento

Local

Horário

23/03
(SEXTA)

Palestra para alunos do INF/UFRGS sobre a Maratona de Programação.
Competição simulada 1.

Laboratório 103
Prédio 43413(67)

13:30-16:30

06/04/18
(SEXTA)

Aula/treinamento regular
Introdução à programação competitiva

Laboratório 105
Prédio 43425(73)

14:00 – 17:00

13/04/18
(SEXTA)

Aula/treinamento regular
Estruturas de dados e STL (C++)

Laboratório 105
Prédio 43425(73)

14:00 – 17:00

20/04/18
(SEXTA)

Aula/treinamento regular
Grafos 1

Laboratório 103
Prédio 43413(67)

14:00 – 17:00

27/04/18
(SEXTA)

Aula/treinamento regular
Grafos 2

Laboratório 103
Prédio 43413(67)

14:00 – 17:00

04/05/18
(SEXTA)

MARATONA SIMULADA 1

Laboratório 103
Prédio 43413(67)

14:00 – 17:00

11/05/18
(SEXTA)

Aula/treinamento regular
Divisão e conquista

Laboratório 103
Prédio 43413(67)

14:00 – 17:00

17/05/18
(QUINTA)

OBI 2018 - FASE 1

a ser definido.

a ser definido.

18/05/18
(SEXTA)

Aula/treinamento regular
Problemas variados

Laboratório 103
Prédio 43413(67)

14:00 – 17:00

25/05/18
(SEXTA)

Aula cancelada

01/06/18
(SEXTA)

Aula cancelada

08/06/18
(SEXTA)

Aula/treinamento regular
Backtracking

Laboratório 103
Prédio 43413(67)

14:00 – 17:00

15/06/18
(SEXTA)

MARATONA SIMULADA 2

Laboratório 103
Prédio 43413(67)

14:00 – 17:00

22/06/18
(SEXTA)

Aula cancelada
(jogo do Brasil - copa)

29/06/18
(SEXTA)

Aula/treinamento regular
Programação Dinâmica 1

Laboratório 103
Prédio 43413(67)

14:00 – 17:00

06/07/18
(SEXTA)

Aula/treinamento regular
Programação Dinâmica 2

Laboratório 103
Prédio 43413(67)

14:00 – 17:00


Me interessei! Como entro em contato?

Detalhes sobre a inscrição nas maratonas simuladas serão dadas nas listas de email de graduação. Para acompanhar os treinamentos regulares, acessem o Moodle do Laboratório de Programação Competitiva.



Professores envolvidos

Weverton Luis da Costa Cordeiro (Coordenador geral)

weverton.cordeiro@inf.ufrgs.br

Rafael Santos Coelho

rscoelho@inf.ufrgs.br

Rodrigo Machado

rma@inf.ufrgs.br

Juliano Wickboldt

jwickboldt@inf.ufrgs.br



Sites de interesse

uHunt :: UVa Hunting. http://uhunt.felix-halim.net/


Brazilian ICPC Summer School, Universidade Estadual de Campinas.

http://maratona.ic.unicamp.br


Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação.

http://maratona.ime.usp.br


The ACM-ICPC International Collegiate Programming Contest.

https://icpc.baylor.edu


Olimpíada Brasileira de Informática

https://olimpiada.ic.unicamp.br/


UVA ONLINE JUDGE. (Juiz online)

http://uva.onlinejudge.org


URI ONLINE JUDGE. (Juiz online)

www.urionlinejudge.com.br


CODEPIT (Site para organizar competições online)

www.codepit.io



Referências bibliográficas

CORMEN, Thomas H.; RIVEST, Ronald L.; LEISERSON, Charles E; STEIN, Clifford. Algoritmos : teoria e prática (3a ed.). Rio de Janeiro, RJ : Elsevier, c2012. 926 p.


HALIM, Steven; HALIM, Felix. Competitive Programming 3: The New Lower Bound of Programming Contests. [S.l.]: Lulu Press, 2013. 447 p.


HALIM, Steven. COMPETITIVE PROGRAMMING. Disponível em: <http://cpbook.net/>


SKIENA, Steven S; REVILLA, Miguel A. Programming Challenges: The Programming Contest Training Manual. Springer-Verlag: New York, 2002. 364 p.