Laboratório de Programação Competitiva (LPC)
O que é?
O Laboratório de Programação Competitiva (LPC) é um projeto de extensão do Instituto de Informática da UFRGS, coordenado pelo Prof. Weverton Cordeiro, que visa fomentar nos alunos da graduação e pós-graduação a cultura de participação em competições de programação, fomentando o desenvolvimento técnico, a capacidade de raciocínio lógico, e a colaboração e trabalho em grupo para a resolução de problemas computacionais.
Quais os objetivos do LPC?
Objetivo geral: Investir na formação e desenvolvimento de talentos para participar de competições de programação, contribuindo para melhor qualificá-los para o mercado de trabalho de alta tecnologia, assim como aumentar a visibilidade da UFRGS em tais competições
Objetivos específicos:
- Formar recursos humanos qualificados e experientes em técnicas avançadas de programação, incluindo tópicos não cobertos pelo currículo básico dos cursos de computação;
-
- Fomentar a participação dos alunos em competições de programação de alto nível, nacionais e internacionais, como um recurso de formação complementar para desenvolver habilidades de raciocínio lógico, colaboração e trabalho em equipe, e desenvolvimento de soluções dentro de prazos bem definidos;
- Promover a troca de experiências acadêmicas, por meio da interação dos nossos alunos com alunos de outras universidades, como resultado das participações nas competições nacionais e internacionais;
- Melhorar a visibilidade da UFRGS em competições de programação de alto nível, reforçando assim o compromisso de busca pela excelência no ensino da instituição.
Quais atividades são realizadas no contexto do projeto?
- Competições de programação regulares entre alunos
- Aulas sobre tópicos avançados de programação
- Treinamento regular de resolução de problemas de programação
- Participação na OBI (Olimpíada Brasileira de Informática)
- Sediar etapa(s) da OBI
- Participação na Maratona de Programação da SBC
- Sediar etapa(s) da Maratona de Programação da SBC
Cronograma de treinamento para 2019
Os dias e horários estão disponíveis no MOODLE DO LPC 2019 (acesso e inscrição livres), no link abaixo:
https://moodle.inf.ufrgs.br/course/view.php?id=981
Detalhes sobre a inscrição nas maratonas simuladas serão dadas no Moodle, e eventualmente serão enviados emails para as listas de email de graduação.
Professores envolvidos
Sites de interesse
-
uHunt :: UVa Hunting. http://uhunt.felix-halim.net/
-
Brazilian ICPC Summer School, Universidade Estadual de Campinas.
http://maratona.ic.unicamp.br
-
Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação.
http://maratona.ime.usp.br
-
The ACM-ICPC International Collegiate Programming Contest.
https://icpc.baylor.edu
-
Olimpíada Brasileira de Informática
https://olimpiada.ic.unicamp.br/
-
UVA ONLINE JUDGE. (Juiz online)
http://uva.onlinejudge.org
-
URI ONLINE JUDGE. (Juiz online)
www.urionlinejudge.com.br
-
CODEPIT (Site para organizar competições online)
www.codepit.io
Referências bibliográficas
-
CORMEN, Thomas H.; RIVEST, Ronald L.; LEISERSON, Charles E; STEIN, Clifford. Algoritmos : teoria e prática (3a ed.). Rio de Janeiro, RJ : Elsevier, c2012. 926 p.
-
HALIM, Steven; HALIM, Felix. Competitive Programming 3: The New Lower Bound of Programming Contests. [S.l.]: Lulu Press, 2013. 447 p.
-
HALIM, Steven. COMPETITIVE PROGRAMMING. Disponível em:
-
SKIENA, Steven S; REVILLA, Miguel A. Programming Challenges: The Programming Contest Training Manual. Springer-Verlag: New York, 2002. 364 p.