Núcleo de TV Digital da UFRGS

Descrição: C:\Projetos\Z_Anteriores\NucleoTVDigital\index_arquivos\image001.jpg

 

O Núcleo de TV Digital da UFRGS atua, desde 2004, em nível de graduação e pós-graduação, em diversas atividades relacionadas com tecnologias de TV digital, tornando-se uma referência nacional para a área. Como tal, o grupo trabalhou em pesquisas que ajudaram na especificação do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Nestes diversos anos de atividade o núcleo de TV Digital da UFRGS tem trabalhado na especificação de algoritmos de codificação e decodificação, otimizados para tecnologias multi-core (Intel x86 ou não), GPU (processadores gráficos) ou plataformas de FPGA.

 

Em parceria com outras universidades trabalha na especificação de um chip de codificação de vídeo baixo custo, assim como na implementação de uma solução embarcada completa de um terminal de acesso para decodificação do SBTVD.

 

O núcleo estuda também especificações alternativas de codificação como SVC (codificação de vídeo escalável), MVC (codificação multi-vistas) e desenvolvimento de aplicativos educacionais sobre programações de TV.

 

Por sua heterogeneidade o núcleo de TV digital da UFRGS é formado por diferentes laboratórios (grupos de pesquisa).

 

A seguir se apresentam os links dos principais grupos envolvidos para um acompanhamento mais detalhado dos diversos projetos já desenvolvidos e/ou em andamento:

 

Laboratório de Processamento de Sinais e Imagens – LAPSI

Responsável: Prof. Altamiro Susin

 

Laboratório de Projeto de Circuitos Integrados

Responsável: Prof. Sergio Bampi

 

Projetos de Áudio e Vídeo – PRAV

Responsável: Prof. Valter Roesler

 

Portal OBAA

Responsável: Profa Rosa Maria Vicari