Português English
Contato

Lista de Disciplinas | CMP244

CAD para a Síntese Física

Responsável: Ricardo Reis
Pré-Requisitos: –
Carga Horária: 60 hs
Créditos: 4
Semestres Oferecidos: Segundo semestre
Matrícula de Graduandos: A matricula deverá ser feita como Aluno Especial
Página da Disciplina: –

SÚMULA

Introdução – Síntese automática de leiaute – Estudo de metodologias de síntese automática – Metodologia FUCAS – Especificação do sistema de síntese – Ferramentas que devem compor o sistema de síntese – Algoritmos de particionamento, posicionamento e roteamento – Planejamento topológico – Síntese de circuitos submicrônicos CMOS – Desenvolvimento de um sistema protótipo – Comparações e análise dos resultados

OBJETIVOS

Estudar estratégias e de metodologias para a síntese física automática de circuitos integrados VLSI, a partir do nível lógico até a implementação de leiaute do chip. Como trabalho prático será desenvolvido o exercício efetivo de um método de projeto que utilize um fluxo automático de síntese. As ferramentas deverão considerar o uso de portas complexas, com o dimensionamento automático de transistores. O sistema de síntese em estudo deverá contemplar as etapas de minimização de transistores, particionamento, posicionamento e roteamento.

PROGRAMACRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Através de trabalhos práticos

BIBLIOGRAFIA

O conteúdo da disciplina será desenvolvido essencialmente através do apoio de artigos de revistas e de anais de congressos que descrevem estratégias e o estado-da-arte nos temas constantes da súmula.