Português English
Contato

Lista de Disciplinas | CMP592

Tópicos em Teste de Software DXCII

Responsável: Erika Cota
Pré-Requisitos: –
Carga Horária: 60 hs
Créditos: 4
Semestres Oferecidos: Primeiro semestre
Matrícula de Graduandos: A matricula poderá ser feita ou como Aluno Especial ou pela disciplina de código: INF01003
Objetivos: Apresentar conceitos fundamentais de teste de software e sua inserção dentro do projeto de software. Discutir técnicas e implementações práticas do teste e preparar o aluno para a prática profissional do planejamento, implementação e execução do teste de software.

Súmula Discutir, desenvolver e empregar técnicas de teste de software no contexto de um projeto de software.
Programa:

  • Visão geral do teste de software, terminologia e limitações
  • Teste dentro do processo de desenvolvimento de software
  • Teste funcional, estrutural, combinatório e data-flow. o Critérios de cobertura de teste o Análise de cobertura em grafos (código fonte, elementos de projeto, especificação e casos de uso);  o Análise de cobertura para lógica (expressões, lógica estrutural,  lógica baseada na especificação o Teste baseado em máquinas de estados finitos o Partição do espaço de entradas e teste combinatório
  • Teste baseado em gramáticas o Teste de mutação (baseado em falhas)
  • Evolução de software e teste de regressão
  • Teste de sistemas orientados a objeto
  • Processo de teste, teste unitário, de integração e de sistema.

Procedimento Didático: As aulas serão de cunho teórico-expositivo intercaladas com discussões sobre os exercícios e os trabalhos extraclasse, além de aulas em laboratório, quando couber. Além disso, estão previstas aulas de discussão onde os alunos irão identificar e discutir técnicas específicas, ferramentas e outroas aspectos do teste de software. Por fim, um trabalho prático será definido para a fixação das técnicas discutidas durante as aulas.
Método de Avaliação: Serão realizadas até 2 (duas) provas que ocorrem em datas pré-definidas conforme calendário da disciplina. As provas envolvem todo o conteúdo da disciplina ministrado até a data da prova.

Serão realizados trabalhos teóricos e/ou práticos para consolidação e aplicação dos conceitos vistos em aula. Os trabalhos são organizados, em sua maioria, como atividades extraclasse. A realização dos trabalhos práticos é caracterizada como atividade autônoma, mas estão previstas aulas de acompanhamento com o professor para resolver dúvidas da elaboração do trabalho. Exercícios de fixação poderão, a critério do professor e com aviso prévio, fazerem parte do conjunto de trabalhos práticos da disciplina. Os trabalhos práticos serão realizados individualmente ou em grupo (a critério do professor) e seus desenvolvimentos (parciais e/ou final) enviados via Moodle nas datas indicadas.

A cada prova e a cada trabalho será atribuído um grau entre 0 (zero) a 10 (dez).  O conceito final do aluno será atribuído levando-se em consideração a sua participação nas atividades em classe e extra-classe (10%), a média dos trabalhos realizados pelo aluno (40%) e a média das provas (50%). Em particular, a média das provas e a média dos trabalhos não poderá ser inferior a 6,0 (seis).  A nota de participação inclui a avaliação sobre a realização/participação em exercícios e dinâmicas propostos, aulas de laboratório, posicionamento quanto ao conteúdo e dúvidas, qualidade da participação em aula e motivação durante o desenvolvimento dos trabalhos, além da assiduidade do aluno.

A conversão da média numérica (MN) para conceitos é feita por meio da seguinte tabela:

9,0 =< MN <= 10,0 : conceito A (aprovado).  7,5 =< MN < 9,0 : conceito B (aprovado).  6,0 =< MN < 7,5 : conceito C (aprovado).  0,0 =< MN < 6,0 : conceito D (reprovado).

Alunos com frequencia inferior a 75% das aulas são reprovados por FF
RECUPERAÇÃO  Os alunos com conceito final D podem realizar uma prova ou atividade de recuperação (a critério do professor), com data e conteúdo a serem fixados pelo professor.  Para realizar a recuperação o aluno deve ter realizado ao menos uma das provas/trabalhos teóricos E ter entregue o trabalho prático. Os que não se enquadrarem nesta situação permanecerão com conceito D.

A recuperação de cada prova individualmente será realizada somente para os casos previstos na legislação: saúde, parto, serviço militar, convocação judicial, luto, etc., devidamente comprovados, em data e horário a serem definidos pelo professor.

Bibliografia Essencial: 1. Ammann, P.; Offutt, J. Introduction to Software Testing. Cambridge University Press, 2008. 2. Pezze, M.; Young, M. Software Testing and Analysis. Wiley, 2008.  3. Arnold, R.; Bohner, S. Software Change Impact Analysis – Ed. Wiley – IEEE Computer Society
Bibliografia Complementar: 1. The Art of Software Testing, Glenford Myers, Wiley, 2004 (2nd edition). 2. Patton, R. – Software Testing – Editora SAMS (ISBN: 0672327988). 3. Utting, M.; Legeard, B. Practical Model-Based Testing: A Tools Approach. Morgan Kaufmann, 2006 (ISBN: 978-0123725011) 4. Baker, P. et al. Model-driven Testing: Using the UML Testing Profile. Springer, 2010. 5. Galin, D. Software Quality Assurance: from theory to implementation – Ed. Addison-Wesley.

IMPORTANTE Uma página da disciplina foi criada no Moodle do INF (moodle.inf.ufrgs.br). Nesta página serão colocados os slides, especificações de trabalhos, notas e outros materiais de interesse para a disciplina, bem como o cronograma atualizado das aulas. Toda comunicação oficial do professor com os alunos será feita APENAS através do Moodle do INF. Assim, acesse antes e após cada aula para verificar o material didático, eventuais informações, notícias, alterações etc. Além disso, mantenha seu e-mail atualizado no sistema.   Código de acesso à disciplina: ES22151

O cronograma está sujeito a alterações. Verifique freqüentemente no Moodle a versão atualizada.