Dissertação de Matheus Pereira

Aluno: Matheus Pereira
Orientadora: Profª. Drª. Rosa Maria Viccari

Título: Representação Semântica de Perfil Dinâmico de Usuários em Comunidades de Prática
Linha de Pesquisa: Inteligência Artificial

Data: 02/03/2018
Hora: 10h30min
Local: Prédio 43412 – AUD-1 (Auditório – 1) do Instituto de Informática.

Banca Examinadora:
– Prof. Dr. Tiago Thompsen Primo (UFPel por videoconferência)
– Prof. Dr. Álvaro Freitas Moreira (UFRGS)
– Prof. Dr. João Luis Tavares da Silva (UniFTEC por videoconferência)

Presidente da Banca: Profª. Drª. Rosa Maria Viccari

Resumo: Em comunidades de prática, a aprendizagem ocorre por meio da interação e colaboração constante de seus participantes, o caráter social destes ambientes é fundamental para a construção do conhecimento. Por este motivo, esta dissertação busca compreender a forma como os usuários interagem em comunidades de prática e propõe a estruturação destas informações em torno de um perfil dinâmico de usuário. A aplicação de perfis de usuário neste contexto permite compreender o indivíduo, seus interesses e necessidades. A partir da representação dos participantes de comunidades de prática é possível desenvolver sistemas de aprendizagem inteligente, sistemas de recomendação, elementos de gamificação e sistemas de acesso e recuperação de informação personalizados. Estes mecanismos procuram estimular o engajamento dos participantes e promover a aprendizagem colaborativa. A representação das informações neste trabalho será apoiada pelo uso de tecnologias da web semântica e de ontologias para a formalização das relações em comunidades de prática.  O desenvolvimento de softwares educacionais baseados na web semântica amplia a capacidade de implementação de novos mecanismos de aprendizagem, contribuindo para a análise das interações e a inferências sobre as informações dos usuários. O uso de ontologias permite a formalização das informações e torna possível a elaboração de uma rede de conhecimento que pode ser processada e consumida por agentes de software, contribuindo para a interoperabilidade do sistema.

Palavras-chaves: comunidades de prática, perfil de usuário, web semântica, ontologias.