Dissertação de Roberto Walter

Aluno: Roberto Walter
Orientadora: Profª. Drª. Karin Becker

Título: Caracterização e Comparação das Campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul no Twitter
Linha de Pesquisa: Mineração, Integração e Análise de Dados

Data: 12/12/2019
Hora: 09h30min.
Local: Sala 218, Prédio 43412 – Instituto de Informática UFRGS.

Banca Examinadora:
Profª. Drª. Jonice de Oliveira Sampaio (UFRJ)
Profª. Drª. Viviane Pereira Moreira (UFRGS)
Profª. Drª. Renata de Matos Galante (UFRGS)

Presidente da Banca: Profª. Drª. Karin Becker

Resumo: As campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul buscam educar e conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama e próstata. Apesar de sua semelhança, o Outubro Rosa é muito mais eficaz do que o seu homólogo Novembro Azul. Neste trabalho, contribuímos com uma análise comparativa do engajamento das pessoas nessas campanhas no Twitter. Primeiramente, usamos como base os tweets de 2017, caracterizamos a demografia dos tweeters, o nível de engajamento e o alcance das campanhas em 5 diferentes países. Encontramos diferenças e semelhanças nos padrões de atividade em campanhas e países. Em uma segunda etapa, estendemos a base de tweets entre os anos de 2014 à 2018, e realizamos uma avaliação dos períodos de atividade. Concluímos que ambas as campanhas do Twitter alcançam seu público-alvo. No entanto, as atividades do Novembro Azul estão concentradas no período de lançamento da campanha e seu alcance é mais limitado. Os tópicos trocados concentram-se na captação de recursos, enquanto o Outubro Rosa cobre mais assuntos.

Palavras-chave: Análise Demográfica. Modelagem de Tópicos. Avaliação de Similaridade. Twitter.