Dissertação de Rogers Prates de Pelle

Linha de Pesquisa: Mineração, Integração e Análise de Dados

Data: 16/01/2019
Hora: 14h
Local: Sala 215 (sala de videoconferência) do Prédio 43412 do Instituto de Informática da UFRGS

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Karin Becker (UFRGS)
Profa. Dra. Renata de Matos Galante (UFRGS)
Profa. Dra. Renata Vieira (PUCRS)

Presidente da Banca: Profa. Dra. Viviane Pereira Moreira

Resumo: Postagens ofensivas são um incômodo constante em muitas plataformas da Web. Como consequência, tem havido um crescente interesse em criar métodos para identificar automaticamente este tipo de conteúdo. Neste trabalho, é proposta uma abordagem para detectar comentários ofensivos na Web, denominada Hate2Vec, que é composta por um ensemble de classificadores. Os classificadores base são: (i) um classificador baseado em léxico que utiliza a proximidade semântica das representações vetoriais de palavras; (ii) um classificador de regressão logística baseado em representações vetoriais de comentários; e (iii) um classificador bag-of-words baseado nos uni-gramas do texto. Nos experimentos realizados com conjuntos de dados em inglês e português o Hate2Vec produziu bons resultados de classificação (medida F acima de 0,9) e superaram significativamente o baseline.

Palavras-chave: Identificação de comentários ofensivos. Classificação de texto. Processamento de Linguagem Natural. Word Embeddings.