Dissertação de Vinicius Garcez Schaurich

Detalhes do Evento

Aluno: Vinicius Garcez Schaurich
Orientador: Prof. Dr. Lisandro Zambenedetti Granville

Título: ISPANN: A policy-based ISP Auditor for Network Neutrality violation detection
Linha de Pesquisa: Arquiteturas, Protocolos e Gerência de Redes e Serviço

Data: 14/11/2018
Hora: 10h
Local: Prédio 43412 – Sala 215 (sala de videoconferência), Instituto de Informática.

Banca Examinadora:
Profª. Drª. Liane Margarida Rockenbach Tarouco (UFRGS)
Prof. Dr. Alberto Egon Schaeffer Filho (UFRGS)
Prof. Dr. Jéferson Campos Nobre (UNISINOS)

Presidente da Banca: Prof. Dr. Lisandro Zambenedetti Granville

Resumo: Neutralidade de Rede é um tema controverso que costuma voltar à discussão na sociedade quando alguma reviravolta política acontece. Vários trabalhos propõem a detecção de diferenciações de tráfego, medindo recursos de rede no ponto de vista do usuário final, o que esses autores julgam como violações de Neutralidade de rede. Entretanto, esses trabalhos tendem a negligenciar a existência das políticas de Neutralidade de Rede estabelecidas nos países onde são testados. Alguns países consideram casos específicos de diferenciações de tráfico como violações de Neutralidade de Rede que não são tão relacionadas aos trabalhos anteriores. Essa tese considera violações diretamente às regras de Neutralidade de Rede estabelecidas pelos legisladores governamentais. Nesse sentido, ISPANN é proposto, um sistema onde são introduzidas as políticas governamentais de Neutralidade de Rede de determinado país e o qual audita uma rede de um ISP, identificando possíveis violações de Neutralidade de Rede. Nenhum trabalho anterior propõe a detecção de violações de Neutralidade de Rede do ponto de vista do ISP, até onde o autor sabe. Para a avaliação do sistema, foi assumido um ISP que se baseia numa rede SDN e as violações de Neutralidade de Rede são verificadas baseando-se nas tabelas de fluxo dos switches OpenFlow e em informações da rede em geral.

Palavras-chave: Neutralidade de Rede, Gerenciamento baseado em politicas.