Proposta de Tese de Carlos Francisco Habekost dos Santos

Aluno: Carlos Francisco Habekost dos Santos
Orientadora: Profª. Drª. Lucinéia Heloisa Thom
Coorientador: Prof. Dr. Jose Palazzo Moreira de Oliveira

Título: Analisando Aspectos de Implementação na Notação e Modelo deProcesso de Negócio
Linha de Pesquisa: Modelagem de Dados e Processos de Negócio

Data: 20/11/2018
Horário: 10h
Local: Prédio 43412 –  Sala 215 (sala de videoconferência) do Instituto de Informática

Banca Examinadora:
– Prof. Dr. Leandro Krug Wives (UFRGS)
– Prof. Dr. Marcelo Soares Pimenta (UFRGS)
– Prof. Dr. Marcelo Fantinato (EACH-USP – por videoconferência)

Presidente da Banca: Profª. Drª. Lucinéia Heloisa Thom

Resumo: A Notação e Modelo de Processo de Negócio (Business Process Model and Notation- BPMN) fornece um conjunto extensivo de elementos notacionais, como atividades, eventos e desvios, que permitem a representação de uma ampla variedade de processos de negócios. Essa proposta de tese tem como objetivo, analisar os elementos notacionais da BPMN 2.0, a fim de identificar: (i) os elementos notacionais que possuem uma implementação, em um Sistema de Gerenciamento de Processos de negócio (Business Process Management System – BPMS) e (ii) os escopo da implementação destes elementos, que consiste em analisar se os elementos que possuem implementação em um BPMS, seguindo as definições estabelecidas na especificação da BPMN. Como resultados preliminares dos estudos realizados até o momento, verificou-se que 32,53% dos elementos notacionais são implementados no BPMS. Objetiva-se com essa análise, poder explorar possibilidades de estudo de outras melhorias que possam ser aplicadas a BPMN, como a prevenção de problemas de modelagem e a possibilidade de analisar os requisitos necessários para implementação dos possíveis elementos que não possuem uma implementação em um BPMS.

Palavras-chave: BPM, Notação, Implementação, BPMS, BPMN.