Tese de Joel Luis Carbonera

Detalhes do Evento

Aluno: Joel Luis Carbonera
Orientadora: Profa. Dra. Mara Abel

Título: Um arcabouço cognitivamente inspirado para representação de conhecimento e raciocínio

Linha de Pesquisa: Inteligência Artificial

Data: 01/09/2016
Horário: 10h30min
Local: Prédio 43412 – Sala 215 (sala de videoconferência), Instituto de Informática

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Marcelo Finger (USP – por videoconferência)
Profa. Dra. Renata Vieira (PUCRS)
Profa. Dra. Renata de Matos Galante (UFRGS)

Presidente da Banca: Profa. Dra. Mara Abel

Resumo: Seres humanos são capazes de desenvolver complexas estruturas de conhecimento que podem ser utilizadas de modo flexível para lidar com o ambiente de maneira apropriada. Estas estruturas de conhecimento constituem um núcleo que suporta processos cognitivos, tais como a percepção, a categorização, o planejamento, etc. A Inteligência Artificial, enquanto área de investigação, ocupa-se de desenvolver meios que viabilizem a reprodução destas capacidades cognitivas em agentes artificiais. Por este motivo, a investigação de abordagens que permitam a representação de conhecimento de um modo flexível se revela altamente relevante. Com o objetivo de superar algumas das limitações típicas do paradigma clássico, que é adotado por várias abordagens para representação de conhecimento propostas na Inteligência Artificial, este trabalho propõe um arcabouço cognitivamente inspirado para representação de conhecimento e raciocínio que integra aspectos de três diferentes teorias cognitivas a respeito de como conceitos são representados na cognição humana: teoria clássica, teoria do protótipo e teoria do exemplar. O arcabouço resultante é capaz de suportar a composicionalidade, a tipicalidade, a representação de instâncias atípicas dos conceitos, e a representação da variabilidade de indivíduos classificados por cada conceito. Consequentemente, o arcabouço proposto também suporta raciocínio lógico e baseado em similaridade. As principais contribuições deste trabalho são a formalização de um arcabouço cognitivamente inspirado para representação de conhecimento e raciocínio, duas abordagens para seleção de exemplares representativos de conceitos e uma abordagem de raciocínio para classificação que integra raciocínio lógico e raciocínio baseado em similaridade e é suportado por definições, protótipos e exemplares de conceitos. Nesta tese também é apresentado um sistema para interpretação automática de processos deposicionais que adota o arcabouço proposto. Experimentos realizados em uma tarefa de classificação sugerem que o arcabouço proposto é capaz de oferecer classificações mais informativas que as oferecidas por uma abordagem puramente clássica.

Palavras-chave: Representação de conhecimento e raciocínio. Abordagem híbrida para representação de conhecimento. Abordagem híbrida para raciocínio. Similaridade. Abordagens para seleção de instâncias.