Tese de Verlani Timm Hinz

Aluna: Verlani Timm Hinz
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Soares Pimenta

Title: Integrando Reputação a Técnicas de Recomendação em Ambientes de e-Learning
Linha de Pesquisa: Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Interação

Data: 28/08/2018
Horário: 14h30min
Local: Prédio 43412 – Sala 215 (sala de videoconferência) do Instituto de Informática

Banca Examinadora:
Profª. Drª. Ana Marilza Pernas Fleischmann (UFPel por videoconferência)
Prof. Dr. Eliseo Berni Reategui (UFRGS – PPGIE)
Prof. Dr. Antonio Carlos da Rocha Costa (FURG)

Presidente da Banca: Prof. Dr. Marcelo Soares Pimenta

Resumo: Os ambientes de e-learning tradicionais possuem uma grande quantidade e diversidade de objetos de aprendizagem (OA), dificultando a escolha dos objetos que melhor atendam às necessidades e preferências dos alunos. Outro fator que dificulta a escolha dos OAs é a falta de confiança que os usuários podem ter em relação ao material disponibilizado, assim como, em relação à pessoa que disponibilizou o material. Assim, essa tese tem por objetivo o desenvolvimento de uma arquitetura, denominada e-RepRec, a qual integra reputação a técnicas de Sistemas de Recomendação nos ambientes de e-learning. Essa arquitetura tem, então, como contribuição central a incorporação do mecanismo de reputação em um ambiente de e-learning para gerar recomendações personalizadas dos OAs.  Para avaliação da arquitetura foi desenvolvido um protótipo, o qual foi utilizado por alunos, tendo sido realizada uma análise para identificar o quanto a incorporação de um mecanismo de reputação pode trazer melhorias no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos demonstram que o uso do mecanismo de reputação da arquitetura e-RepRec, proporciona uma melhoria na recomendação dos OAs.

Palavras-chave: e-learning, modelos de reputação, objetos de aprendizagem, técnicas de recomendação.