Português English
Contato

FAQ | FAQ – Alunos

Informações Importantes:

Perguntas Frequentes:

Matrícula

Para solicitar a matrícula o aluno deve acessar o Portal do Aluno na página da UFRGS e realizar login com número do cartão UFRGS e senha. No Portal de Serviços, clicar em: ENSINO PÓS-GRADUAÇÃO > ALUNO > Matrícula > Solicitação de Matrícula.
O formulário somente será exibido se estiver durante o período de solicitação e o aluno for regular e ativo.

Após a solicitação ser salva, será enviado e-mail para o orientador avisando de sua solicitação e disponibilização da solicitação para a análise do orientador. Após a análise do orientador será enviado e-mail para o aluno avisando que a avaliação foi realizada.
Durante o período de solicitação o aluno poderá realizar quantas solicitações forem necessárias mas somente estará disponível para a matrícula a solicitação avaliada pelo orientador.

Alunos regulares de outros programas podem solicitar matrícula em atividades oferecidas pelo programa. Quando o aluno desejar fazer solicitação de matrícula em outro programa que não o do seu curso ele deve acessar o Portal do Aluno na página da UFRGS, realizar login com o número do cartão UFRGS e senha. No Portal de Serviços, clicar em: ENSINO PÓS-GRADUAÇÃO, ALUNO, Matrícula, Solicitação de Matrícula em outro Programa.

O aluno tem disponível o calendário de solicitação de matrícula para poder acompanhar as datas definidas pelos programas de pós-graduação.

Após a solicitação de matrícula o aluno pode verificar seu pedido através do item Extrato de Solicitação de Matrícula.

É importante que o aluno mantenha seu e-mail atualizado. A atualização do e-mail pode ser realizado no Portal do Aluno na página da UFRGS, em INFORMAÇÕES PESSOAIS, ATUALIZAÇÕES, EMAIL.

A solicitação do aluno que estará disponível para efetivar a matrícula é a última solicitação analisada pelo orientador ou coordenador do programa de pós.

O aluno pode acompanhar a análise de sua solicitação pelo orientador visualizando o extrato de solicitação.

Está disponível para o aluno o calendário de matrículas para que ele possa acompanhar e saber quando deve fazer a solicitação de matrícula em outro programa que não o seu.


Cartão de Identificação

Os alunos de Pós-Graduação devem obter o Cartão de Identificação para uso interno na Universidade. Somente os alunos cadastrados no Sistema Controle Discente (PROPG) poderão requerer o cartão de identificação. A confecção do referido cartão, que deve ser requerido na Central de Identificação:

Central de Identificação da UFRGS – Campus Centro – Av. Paulo Gama (Prédio 12109)
Fone: (51) 3308-3038


Revalidação de Créditos

Disciplinas cursadas anteriormente no Programa ou em outros cursos equivalentes podem ser revalidados a critério da Comissão de Pós-Graduação.

O aluno interessado deve realizar solicitação a partir do sistema interno do PPGC, o qual pode ser acessado clicando-se aqui.

Ver Normas.


Trancamento de Matrícula

O aluno deverá encaminhar requerimento (formato livre) à Coordenação do PPGC. No requerimento, deve constar a concordância (assinatura) do orientador.

Ver Normas.


Cancelamento de Disciplina

O aluno deverá encaminhar requerimento à Coordenação do Curso, no qual conste justificativa e concordância (assinatura) do orientador: [pdf] [doc].

Ver Normas.


Frequência – Normas a serem cumpridas pelos Bolsistas

Informamos que, por determinação da Comissão Pós-Graduação, está disponível a lista de presenças que permanecerá na portaria dos laboratórios – prédio 43424, no período de 10h às 16h, e deverá ser assinada no mínimo 4 vezes por semana. Tal determinação visa apoiar o cumprimento das normas de concessão de bolsas tanto da CAPES como do CNPq (vide normas do Curso em http://ppgc.inf.ufrgs.br), que determinam a implementação de bolsas para alunos com dedicação integral ao curso.

Eventuais ausências deverão ser justificadas pelo orientador à Secretaria do PPGC, através de e-mail encaminhado a .


Relatório – Normas a serem cumpridas pelos Bolsistas

Para ex-bolsistas CNPq – Mestrado e Doutorado, conforme normas do CNPq, o ex-bolsista deve encaminhar relatório técnico em até 60 (sessenta) dias após o cancelamento/encerramento da bolsa. Vale informar que o relatório técnico consiste na descrição das atividades que foram desenvolvidas durante a vigência da bolsa, o qual não temos modelo específico. No entanto, o relatório deverá abordar, pelo menos, os seguintes itens:

  • Identificação do projeto desenvolvido;
  • Introdução;
  • Descrição das atividades desenvolvidas;
  • Descrição dos resultados obtidos;
  • Considerações Finais.

Caso o ex-bolsista já tenha defendido, faz-se necessário anexar cópia da ata da defesa no mesmo arquivo do relatório técnico, cujo tamanho máximo não deverá ultrapassar 1,5Mb. Para encaminhá-lo, o ex-bolsista deve acessar a Plataforma Carlos Chagas do CNPQ. Nela, selecionar OUTROS BOLSISTAS > GERENCIAMENTO DE BOLSAS > RELATÓRIO TÉCNICO E PRESTAÇÃO DE CONTAS.

Adicionalmente, em caso de bolsista de doutorado, o relatório final, com a respectiva prestação de contas, deve ser apresentado pelo beneficiário em formulário online específico até 60 (sessenta) dias após o término da vigência da bolsa. O beneficiário deverá manter em seu poder, por 5 (cinco) anos a partir do término da vigência da bolsa, os comprovantes dessas despesas, para o caso de eventual fiscalização pelo CNPq.

O não cumprimento dessa obrigação no prazo estipulado cancelará a próxima bolsa vacante do curso.

Maiores informações podem ser obtidas diretamente na página do CNPq, item BOLSAS.

Ver Normas.


Bolsas

A disponibilidade de bolsa depende das agências de fomento e da classificação do candidato no processo de seleção. As normas básicas para concessão de bolsas estão especificadas nas páginas das agências:

Ver Normas.

 


Disciplinas

A lista anual de disciplinas é publicada no portal do PPGC: http://ppgc.inf.ufrgs.br
Esta lista pode sofrer alterações a cada ano.

Ver Normas.


Língua Estrangeira

Para inscrição e resultado das provas de proficiência em língua estrangeira consulte: http://www.ufrgs.br/propg/.

Os alunos de Mestrado deverão obrigatoriamente obter aprovação no exame de Proficiência em Língua Inglesa e, no caso de alunos estrangeiros, serem adicionalmente aprovados em exame de Língua Portuguesa. Os alunos de Doutorado deverão comprovar Proficiência em Língua Inglesa, bem como em outra língua dentre um elenco indicado pela Comissão, e, no caso de alunos estrangeiros, serem adicionalmente aprovados em exame de Língua Portuguesa.

Obs.: Os referidos exames são oferecidos pelo Instituto de Letras da UFRGS, cuja data de inscrição e horário da realização das provas serão divulgados pela Secretaria do PPGC no momento oportuno. É aconselhável realizar o exame na primeira oportunidade em que for oferecido.


Aluno de Outro Programa

Podem solicitar autorização de matrícula através do Portal do Aluno, na página da UFRGS.


Aluno Especial

Poderão solicitar autorização de inscrição através do sistema de inscrições online do PPGC.

Para acessá-lo, clique aqui. Para se registrar/cadastrar no sistema como aluno especial, selecione a opção de curso “Aluno Especial”.

Recomenda-se consultar a página de informações específicas para alunos especiais do PPGC, a qual pode ser acessada clicando-se aqui.

Consulte também as Normas do Programa.


Taxas

Relação de taxas acadêmicas/UFRGS
Portaria nº 4883 (a partir de 13/09/2012)

TIPOVALOR (R$)
Emissão de Histórico Escolar (alunos ativos são isentos)10,00
Inscrição de Aluno Especial42,00
Capa do PPGC1,50

Para encadernação de dissertação de mestrado, tese de doutorado, proposta de tese e Trabalho Individual, o aluno deve adquirir na secretaria do PPGC.

OBS.: O aluno deverá recolher taxa no BANCO DO BRASIL.
MODELO DE GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO

  • Entrar no site da UFRGS: www.ufrgs.br
  • Clicar no link: SERVIÇOS > GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO
  • OS CAMPO Nº DE CONTRATO E PARCELAS NÃO SÃO PREENCHIDOS
  • O valor do documento R$ ( ____)
  • O campo Descrição do Recolhimento é: SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS (Emissão de diplomas/atestado/taxas)
  • O Campo Unidade Gestora é: PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
  • Em seguida clicar em GERAR BOLETO

Laboratórios do Instituto

Os laboratórios do Instituto dispõem de uma variada linha de recursos computacionais. Estes recursos estão interligados formando a “Rede do Instituto de Informática”.

Os alunos de Pós-Graduação têm o direito de acesso à rede . Essa rede proporciona  facilidades como acesso à Internet, além de um diretório e uma determinada quota de espaço em disco.
Para que o aluno obtenha acesso à rede, por ocasião da matrícula, é  criado um login cuja senha precisa ser cadastrada junto a administração da rede.

Informações de suporte técnico podem ser acessadas aqui.

Em caso de dúvidas  procure a chefia dos laboratórios (Luis Otávio Soares), sala 237.


Exame de Qualificação

Regulamentação do Exame de qualificação – Resolução 03/2014 – aqui.


Como é escolhida a banca examinadora de Dissertação/Proposta de Tese e Tese?

A banca é sugerida em comum acordo entre o orientador e o aluno. A indicação dos nomes é feita pela Comissão de Pós-Graduação que fará a suposição de que os professores indicados para as bancas foram previamente consultados pelo orientador. Assim, pede-se que os interessados não esqueçam de fazer a consulta prévia, a fim de evitar a sobrecarga de alguns professores ou de contar com pessoas que eventualmente estejam ausentes no período.


O que é necessário para a Comissão de Pós-Graduação indicar a composição da banca examinadora de Dissertação de Mestrado?

O orientador deverá:

  • Entregar formulário de solicitação de banca e relatório, que pode ser obtido em:  [pdf] [doc]

O aluno deverá:

  • Entregar, na Secretaria do PPGC, 3 (três) exemplares da dissertação encadernados (espiral) com a capa do PPGC.
  • Após a defesa do trabalho, enviar um e-mail para (Bibliotecária Beatriz Haro) com o trabalho anexado (formatos PDF, ODT, DOC ou DOCX). A revisão do trabalho serve para garantir que os trabalhos fiquem padronizados (o uso do Latex é desaconselhado pela biblioteca, uma vez que o arquivo disponível no grupo UTUG está desatualizado e gera trabalhos fora do formato padrão). Para garantir que o trabalho fique o mais próximo do exigido, olhe os modelos disponíveis em no site da Biblioteca do Instituto de Informática antes de iniciar seu trabalho.

O que é necessário para a Comissão de Pós-Graduação indicar a composição da banca examinadora de Tese de Doutorado?

O orientador deverá:

  • Entregar formulário de solicitação de banca e relatório: [pdf] [doc]

O aluno deverá:

  • Entregar, na Secretaria do PPGC, 3 (três) exemplares da dissertação encadernados (espiral) com a capa do PPGC.
  • Após a defesa do trabalho, enviar um e-mail para (Bibliotecária Beatriz Haro) com o trabalho anexado (formatos PDF, ODT, DOC ou DOCX). A revisão do trabalho serve para garantir que os trabalhos fiquem padronizados (o uso do Latex é desaconselhado pela biblioteca, uma vez que o arquivo disponível no grupo UTUG está desatualizado e gera trabalhos fora do formato padrão). Para garantir que o trabalho fique o mais próximo do exigido, olhe os modelos disponíveis no site da Biblioteca do Instituto de Informática antes de iniciar seu trabalho.

O que é necessário para marcar defesa de dissertação ou tese?

O orientador deverá:

  • Acertar data e horário da defesa com os componentes da banca examinadora.

O aluno deverá:

  • Enviar para a Secretaria por e-mail, arquivo, em Word, com Resumo da Dissertação/Tese, título e palavras-chave;
  • Reserva de sala para defesa na Secretaria do PPGC – sala 211, pelo e-mail: ou telefone: 33086161;
  • Informar à secretaria do PPGC: data, horário, local da defesa, Banca e área de pesquisa, usando formulário específico, encaminhado por mail, no mínimo 7 (sete) dias antes da defesa, para que possa ser feita a divulgação: [pdf].
  • Preencher formulário para reserva de passagem e diária, disponível: [pdf] [doc] e entregá-los, no mínimo 15 (quinze) dias antes da defesa, na secretaria do PPGC (quando algum membro da banca não residir em Porto Alegre). Mais Informações em: DECOR – Departamento de Controle de Recursos.

O que é necessário para a Comissão de Pós-Graduação indicar a composição da banca examinadora de Proposta de Tese?

O orientador deverá:

  • Encaminhar o formulário de solicitação de banca, que pode ser obtido em:[doc] [pdf]

O aluno deverá:

  • Entregar 3 (três) exemplares da proposta encadernados (espiral) com a capa do PPGC.

O que é necessário para marcar defesa de proposta de tese?

O orientador deverá:

  • Acertar com os componentes da banca examinadora, data e horário da defesa, após a indicação dos membros pela Comissão de Pós-Graduação.

O aluno deverá:

  • Enviar para a Secretaria, por e-mail, arquivo, em Word, com Resumo da proposta de tese;
  • Reserva de sala para defesa na Secretaria do PPGC – sala 211, pelo e-mail: ou telefone: 33086161;
  • Informar à secretaria do PPGC: data, horário, local da defesa, Banca e área de pesquisa, usando formulário específico ou por mail, no mínimo 7 (sete) dias antes da defesa, para que possa ser feita a divulgação.

Defesa de proposta de tese: [pdf][doc].
Requisição de passagem: [doc].


Como fazer a matrícula em Atividade Didática?

Entre no Portal do Aluno > Ensino Pós-Graduação > Aluno > Informações Aluno > Pós-Graduação > Plano de Atuação na Graduação
Informações: https://www1.ufrgs.br/Ensino/Documentacao/PosGraduacao/PlanoAtuacaoGraduacao/PlanoAtuacaoGraduacao.htm


Existe algum limite ao número de vezes que se pode cursar Atividade Didática?

Alunos de mestrado devem obrigatoriamente cursar a Atividade Didática I, enquanto alunos de doutorado devem cursar também, além desta, a Atividade Didática II. O aluno pode participar novamente de atividades didáticas como voluntário, mas neste caso créditos não serão concedidos. (Para maiores informações, vide resolução 01/2000)


Como é a estrutura das defesas de dissertação, de proposta de tese ou de tese?

A apresentação é presidida pelo orientador do aluno, em geral, e tem a seguinte estrutura:

  • Apresentação oral: 45 minutos
  • Questionamento da banca: sem limite pré-definido

Ver Normas


Como é a estrutura do Exame de Qualificação em Abrangência?

Consultar Resolução 03/2014 – Regulamentação do Exame de qualificação.

Ver Normas.


O que é necessário para Homologar sua Dissertação/Tese?

O aluno deverá entregar na secretaria do PPGC:

  • Atestado da Biblioteca do Instituto de Informática (com );
  • O aluno deverá solicitar que o orientador envie e-mail para o PPGC autorizando a homologação
    Ver Resolução 02/2005

Como obter o diploma de Mestre/Doutor?

Após a homologação da Dissertação/Tese, a secretaria do PPGC liberará o pedido de diploma no sistema.

O diploma é solicitado através da página do Portal do Aluno de Pós-Graduação: ENSINO PÓS-GRADUAÇÃO >> ALUNO >> SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA.

Após clicar no botão “salvar”, a solicitação será salva e enviada com os dados informados e documentos anexados. Então, aparecerá um aviso informando que a solicitação foi feita com sucesso. Fazer as correções antes de enviar, pois uma segunda solicitação irá gerar um pagamento de R$ 105,00 reais.


Certificado de Especialização – Como obter o Certificado de Especialização?

O aluno deverá encaminhar requerimento à coordenação do PPGC. Disponível em: [pdf]
Após o processo de expedição do certificado de especialização, no prazo de 40 (quarenta dias), dirigir-se a:

PROPG/UFRGS – Av. Paulo Gama, 110 – 6º andar – Reitoria – Bairro: Farroupilha
Porto Alegre, CEP: 90046-900
Telefone: (0xx51)3308-3404

Ver Normas


Como é a estrutura de projeto de pesquisa?

Os alunos matriculados em projeto de pesquisa deverão fazer a apresentação pública dos resultados obtidos ao final do projeto.
Para que possamos marcar a apresentação dos projetos de pesquisa e fazer a sua divulgação, solicitamos que o professor responsável defina data e horário da apresentação do respectivo projeto e informe à Secretaria do PPGC, por e-mail, com no mínimo 3 (três) dias de antecedência da apresentação.

A Secretaria deverá:

  • reservar sala e equipamento
  • providenciar a divulgação (incluindo título e resumo) e folha de conceito.

Ao professor responsável cabe observar estritamente a duração da apresentação dos alunos.

  • Apresentação dos alunos: 20 min
  • Perguntas e discussão: 15 min
  • Duração total: 35 min