Português English
Contato
Publicado em: 21/02/2018

Professoras do INF organizam o 13º PROPOR

O principal evento de PLN da Língua Portuguesa ocorrerá em Canela

propor2018

A 13ª edição do PROPOR – Conferência Internacional sobre o Processamento Computacional da Língua Portuguesa, vai acontecer entre os dias 24 e 26 de setembro na cidade de Canela – RS. Este é o principal evento na área de processamento da linguagem humana focado em pesquisa básica e aplicada do português escrito e falado. O evento é realizado desde 1993, ocorrendo alternadamente entre Portugal e Brasil.

A Conferência é destinada à apresentação de resultados de pesquisas acadêmicas e tecnológicas e à cooperação dos grupos de pesquisa da área. Tem sido um fórum muito rico para o intercâmbio de ideias e parcerias para quem pesquisa o processamento do português, já que promove o desenvolvimento de metodologias, recursos e projetos, além de propiciar o compartilhamento de ideias. Na edição deste ano, a coordenação geral é composta pelas professoras aqui do Instituto de Informática Aline Villavicencio e Viviane Moreira.

Na programação estão inclusos desde apresentações de artigos científicos, até workshops, palestras e tutoriais. Interessados em inscrever trabalhos originais e ainda não publicados tem até o dia 15 de abril para fazê-lo, que é quando termina o prazo de submissões.

Os assuntos abordados incluem os tópicos abaixo (mas não se limitam apenas a eles):

  • Produção, percepção e comunicação do discurso humano,;
  • Descrição linguística e teorias;
  • Tarefas de processamento de linguagem natural (por exemplo, análise sintática, legendagens, resumos e análises de sentimentos);
  • Tecnologias da fala (por exemplo, geração de linguagem falada, discurso e reconhecimento do orador e compreensão linguística falada);
  • Aplicações da fala (por exemplo, interfaces linguísticas faladas, sistemas de diálogo e traduções para discursos);
  • Recursos, normalização e avaliação (por exemplo, corpora, ontologias, léxicos e gramáticas);
  • Processamento de linguagem e fala em disciplinas acadêmicas;
  • Variantes de língua portuguesa e processamento de dialetos;
  • Estudos multilíngues, métodos, aplicações e recursos incluindo o português.

Para maiores informações, acesse o site oficial do PROPOR: http://www.inf.ufrgs.br/propor-2018/.