Português English
Contato
Publicado em: 12/03/2018

Profº Juergen Rochol lança livro

Intitulado “Sistemas de Comunicação sem fio: Conceitos e Aplicações”, livro foi lançado este ano e faz parte da Série Livros Didáticos Informática UFRGS.

Por Prof. Dr. Tiaraju Asmuz Diverio

 

Foto livro Porf Juergen

 

À Comunidade do Instituto de Informática da UFRGS.

Coube a mim a honra de apresentar o novo título da Série Livros Didáticos Informática UFRGS. O novo título é Sistemas de Comunicação sem Fio, de autoria de nosso querido Professor Emérito Juergen Rochol.

O livro Sistemas de Comunicação sem Fio tem por foco apresentar os principais conceitos e fundamentos teóricos da comunicação sem fio, com uma análise de sua aplicação nos principais sistemas sem fio padronizados. O livro é dividido em três partes: fundamentação teórica da comunicação sem fio, os principais sistemas de comunicação sem fio de curta distância (conhecidos por WPANs) e os principais sistemas sem fio de médias e longas distâncias (WLANs e WWANs). Ao longo do texto dos capítulos, são apresentados exemplos práticos. No final dos capítulos, são incluídos exercícios visando à melhor compreensão dos conteúdos abordados. Lembramos que é um titulo dentro da Série Livros Didáticos, por isso existe material didático disponível para professores no site da Editora Bookman (grupoa.com.br). O conteúdo desse livro é adequado a uma disciplina de um semestre sobre sistemas sem fio para cursos de graduação em Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação.

Este é o vigésimo quarto título da Série. Observamos que ele é o terceiro livro da Série em que nosso Professor Emérito contribui com sua autoria ou coautoria. Os demais títulos são: Redes de Computadores (v.20, em coautoria com os professores Alexandre Carissimi e Lisandro Granville) e Comunicação de Dados (v.22, de sua autoria).

A Série Livros Didáticos Informática UFRGS, com essa nova publicação, inaugura uma nova fase dentro da UFRGS e da Editora Bookman, na qual foram adequadas as mudanças de legislações e formalizados os caminhos para publicação de novos títulos na Série.

Agradecemos ao professor Juergen por toda a energia, cuidado e carinho dispendido na elaboração de mais esse livro em seu legado na área de Comunicação de Dados para a comunidade da UFRGS e de todos que se utilizam da Série Livros Didáticos Informática UFRGS.

O livro está disponível no site da Editora Bookman (Grupo A Educação).

Abaixo, o Profº Juergen Rochol com o novo título da série.

20180306_123354865_iOS