Publicado em: 17/08/2016

Tese de doutorado premiada no ACM SIGGRAPH 2016

Tese de doutorado do PPGC-INF recebe o mais importante prêmio internacional na área de Computação Gráfica

ejknciodoiakmppe

A Tese de Doutorado de Eduardo Simões Lopes Gastal, intitulada “Efficient High-Dimensional Filtering for Image and Video Processing”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Instituto de Informática da UFRGS, sob orientação do Professor Manuel Menezes de Oliveira Neto foi agraciada com o ACM SIGGRAPH Outstanding Doctoral Dissertation Award. Trata-se do mais importante reconhecimento internacional para uma Tese de Doutorado em Computação Gráfica, que considera as contribuições do trabalho para a área. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 25 de julho de 2016 na Califórnia, durante a conferência ACM SIGGRAPH 2016. Trata-se de uma grande conquista para o Brasil, e demonstra a qualidade da pesquisa científica desenvolvida em nosso País. A escolha dos jurados foi unânime:

“Em reconhecimento pelo potencial de impacto e pelas notáveis contribuições feitas durante o seu doutorado, o comitê, de forma unânime, o selecionou para receber a primeira edição do prêmio ACM SIGGRAPH Outstanding Doctoral Dissertation Award este ano no SIGGRAPH (“In recognition of the potential impact and the notable contributions you have made during your doctoral studies, the committee has unanimously selected you to receive the inaugural ACM SIGGRAPH Outstanding Doctoral Dissertation Award at this year’s SIGGRAPH”).

ACM (Association for Computing Machinery) é a maior e mais importante sociedade científica e profissional da área de Computação. ACM SIGGRAPH (Special Interest Group in Graphics) é o braço da ACM especializado em Computação Gráfica e Técnicas Interativas.

O trabalho de doutorado de Eduardo Gastal, foi financiado pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

A Tese de Doutorado, também, recebeu o prêmio de Melhor Tese de Doutorado em Computação de 2015, outorgado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) durante o Congresso da SBC realizado no inicio de julho de 2016 em Porto Alegre.

A Tese e os vários artigos publicados durante o doutorado estão disponíveis no endereço: http://www.inf.ufrgs.br/~eslgastal/