SIM: Sala cirúrgica Inteligente Modular e de baixo custo

O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento e validação de um modelo de sala cirúrgica inteligente modular e de baixo custo com tecnologias totalmente nacionais, voltada para ambientes de cirurgias assistidas à distância.

Em termos de objetivos específicos, pode-se citar:

Arquitetura da Sala Cirúrgica Inteligente

A Figura 1 apresenta uma ideia inicial para entendimento da arquitetura da sala cirúrgica inteligente proposta.

Figura 1. Arquitetura geral da sala cirúrgica proposta.

Já nesta figura 2, temos a sala montada e em utilização no Hospital Santa Clara, do Complexo Santa Casa, em Porto Alegre/RS.

Figura 2. Sala Cirúrgica montada e em utilização.

No ambiente remoto, a estrutura é mais simples, demandando somente uma televisão, um microfone, teclado e mouse sem fio, como mostra a Figura 3.

Figura 3. Lado remoto, onde o médico especialista orienta o cirurgião local.

Esse ambiente será utilizado para segunda opinião médica, aulas (médico operando e explicando os detalhes para os alunos em ambientes remotos), orientação remota por médico especialista orientador, quando seu aluno (médico residente) está aprendendo as técnicas cirúrgicas, etc.

Figura 4. Projeto arquitetônico para sala do preceptor, podendo acomodar até 10 alunos para acompanhar as cirurgias.

Vantagens de uma sala cirúrgica inteligente

Nos ambientes de salas cirúrgicas, o mercado tem apresentado algumas soluções tecnológicas nos últimos anos, oferecendo uma série de vantagens para o cirurgião especialista, cirurgião residente (ou aprendiz) e para o paciente. Tais soluções são conhecidas como "Salas Cirúrgicas Integradas", pois permitem a integração de várias tecnologias através de um ponto único. O impacto tecnológico está sendo tão revolucionário que essas salas estão sendo chamadas de "Salas Cirúrgicas Inteligentes". Suas principais vantagens são:

Cirurgias minimamente invasivas podem diminuir o índice de internações desnecessárias, uma vez que vários procedimentos laparoscópicos podem ser realizados até mesmo em nível ambulatorial ou de hospital-dia. Portanto, ações tecnológicas como esta proposta são extremamente necessárias em um país como o nosso, de larga extensão territorial e carente de recursos humanos suficientes para o adequado atendimento de nossa população.

Parceiros

Os parceiros envolvidos neste projeto que vem revolucionando a cirurgia minimamente invasiva e revolucionando a forma de ensinar medicina na capital do RS é fruto da parceira das seguintes instituições:

Figura 1. Esquemático dos parceiros do Projeto Sala Cirúrgica Inteligente

O Projeto SIM na Prática

Para entender melhor como é a dinâmica da sala cirúrgica inteligente, disponibilizamos um vídeo com detalhes de seu funcionamento.

Video

A Sala Cirúrgica Inteligente na Mídia

Durante 2012 - ano da implantação da Sala no Hospital Santa Clara e início do projeto no Hospital Parque Belém-, o projeto SIM teve menções nos principais veículos do estado, entre eles Jornal do Comércio, Correio do Povo e Zero Hora.