25 Anos do INF

Em 9 de novembro de 1989, foi publicada a Portaria que formalizou a criação do Instituto de Informática como unidade acadêmica da UFRGS. Ao longo destes 25 anos, sempre tivemos como objetivo a melhoria contínua da qualidade de nossas ações, na busca pela excelência acadêmica. Este objetivo permanente nos conduziu a diversas conquistas e importantes resultados de impacto econômico e social.

Nosso histórico de formação de profissionais é muito significativo. Nestas décadas o INF-UFRGS diplomou milhares de profissionais de altíssimo nível de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Os nossos cursos de graduação formam profissionais de referência no mercado global, o que atesta o sucesso de nossa estratégia de proporcionar uma formação de qualidade, com base sólida, respaldada por um ambiente de pesquisa e inovação. Nossos estudantes participam rotineiramente de intercâmbios no exterior, o que precede o atual programa Ciência sem Fronteiras. Além disso, nossa série de livros didáticos, hoje com mais de 100 mil exemplares publicados, é referência na maioria dos cursos de graduação do Brasil.

O Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC), verdadeira origem do Instituto, completou 40 anos em 2013, e tem contribuído diretamente na constituição de novos cursos de graduação e pós-graduação em todo o País pela ação de nossos egressos como docentes em outras instituições de ensino superior.

É com muito orgulho que a comemoração dos 40 anos do PPGC e dos 25 anos do INF, respectivamente, tenha sido coroada com a nota máxima na avaliação da CAPES/MEC. O ambiente de inovação proporcionado pelo INF teve resultados muito significativos para o nosso estado desde o início das nossas atividades. A indústria local de TIC teve origem na atuação de ex-alunos e ex-professores do INF. Em 1996, criamos o CEI, Centro de Empreendimentos em Informática, primeira incubadora na área no sul do Brasil. Temos orgulho das mais de 100 empresas que foram criadas nestes 25 anos, tanto por empreendedores junto ao CEI quanto por diplomados e colaboradores.

Neste momento de comemoração, não podemos deixar de reconhecer que a nossa trajetória de sucesso deve-se, muito, ao apoio de agências governamentais e empresas e das sucessivas administrações centrais da Universidade e deve-se, sobretudo, ao empenho de nossos professores, técnicos-administrativos, alunos, diplomados e parceiros históricos, aos quais prestamos nossa homenagem.

Luís C. Lamb e Carla Dal Sasso Freitas
Direção do INF-UFRGS

Mensagem do Reitor

Ao completar 25 anos, o Instituto de Informática, criado pelo Conselho Universitário em 9 de novembro de 1989, se afirma como referência no Brasil e no exterior em termos de ensino, pesquisa de alto nível, geração de conhecimento, inovação socialmente relevante e parcerias de reconhecida qualidade, tanto com o setor público como empresas de base tecnológica. Os resultados e a contribuição ao Estado e ao País, particularmente na formação de profissionais qualificados e na criação e consolidação dos polos de tecnologia da informação e comunicação, microeletrônica e automação, muito nos orgulham.

Completar 25 anos como Unidade integrante desta grande Universidade, que neste mês comemora 80 anos, significa produzir, trabalhar, ensinar, aprender, criar e cultivar o respeito e a tolerância, em um clima republicano de liberdade e de busca de harmonia, valores essenciais à vida universitária e ao cultivo do saber. Parabéns a toda comunidade do Instituto de Informática! Parabéns àqueles que contribuíram e aos que continuam contribuindo com dedicação para a construção dessa Unidade que hoje se apresenta nacional e internacionalmente como referência para a ciência e tecnologia da computação.

Carlos Alexandre Netto
Reitor da UFRGS

Homenageados

No Jantar em comemoração aos 25 anos, realizado no dia 07 de novembro de 2014, na Sociedade Germânia, a direção do INF homenageou Ex-Diretores, Professores, Apoiadores, o Reitor e Vice-Reitores da UFRGS.

Vídeo Institucional dos 25 anos do INF