Português English
Contato

Ciência da Computação | Descrição

Descrição do Curso de Ciência da Computação (CIC)

selo-cicO curso de Ciência da Computação objetiva formar profissionais qualificados para planejar, projetar, desenvolver, implantar e gerenciar sistemas de computação, abrangendo desde soluções simples com computadores pessoais até redes corporativas complexas. O curso foi criado em 1983 e reestruturado para a sua forma atual em 1995, para refletir melhor as constantes mudanças que ocorrem na área de computação e informática. Sendo um curso da área de ciências exatas, é exigida uma boa base matemática e também um raciocínio lógico bem desenvolvido.

O aluno formado pelo curso está qualificado a tratar tarefas computacionais em qualquer ramo do conhecimento onde a informática é utilizada. Isso se deve ao fato do curso fornecer uma excelente base teórica em ciência de computação e desenvolver no aluno uma grande capacidade de aprendizado e adaptação a novas situações. O curso apresenta uma visão abrangente de diversas áreas da informática, englobando programação, lógica, arquitetura e organização de computadores, análise de algoritmos, computação gráfica, processamento de imagens, bancos de dados, inteligência artificial, redes de computadores, sistemas operacionais, processamento paralelo e distribuído, engenharia de software, compiladores, teoria da computação, bioinformática, entre outras.

No mundo atual, altamente dependente de tecnologia e conectado através da Internet, o mercado de trabalho para um egresso em Ciência da Computação é amplo, dinâmico, e sempre ávido por bons profissionais. O campo de atuação engloba indústrias de computadores, empresas de desenvolvimento de hardware e software, setores de TI de instituições públicas e privadas e centros de pesquisas. Dada à globalização do mercado de informática, tais oportunidades existem tanto no Brasil quanto no exterior.

Breve Histórico do Curso

A história do Bacharelado em Ciência da Computação se confunde com a história da Informática da UFRGS, iniciada com a criação do Centro de Processamento de Dados, do Curso de Pós-graduação em Computação e do Instituto de Informática. Abaixo são apresentados alguns eventos importantes que levaram à criação e consolidação do Curso de Ciência da Computação.

  • 1961 – Início do processo de criação e consolidação do Centro de Processamento de Dados, concluído no final da década de 1960.
  • 1972 – Criação do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
  • 1976 – Reconhecimento pelo MEC do Curso de Formação de Tecnólogo em Processamento de Dados (CFTPD).
  • 1983 – Criação do Bacharelado em Ciências da Computação, com ênfase em Sistemas Básicos e Sistemas de Aplicação (em substituição ao CFTPD).
  • 1989 – Criação do Instituto de Informática, como unidade agregadora das atividades de ensino, pesquisa e extensão em informática da UFRGS.
  • 1991 – Transferência do Instituto de Informática (sua estrutura administrativa e cursos) para o Campus do Vale (localização atual).