Ingrid Eleonora Schreiber Jansch Pôrto

Professor Aposentado

Qualificações

• Doutorado em Microeletrônica (Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG), França, 1985)
  • 1979-1982 Mestrado em Computação
  • 1982-1985 Doutorado em Docteur Ingenieur en Microelectronique
  • 2006-2007 Pós-doutorado em Cornell University

Áreas de Interesse

• Análise do comportamento de usuários para live-streaming em redes P2P
  • Gerência de energia e manutenção preventiva
  • Live-streaming em redes P2P
  • Inovação tecnológica e empreendedorismo

Minibiografia

Profa. Ingrid é graduada em Engenharia Elétrica pela UFRGS, em 1979, e Mestre em Ciência da Computação em 1982, também pela UFRGS. Doutorou-se em Informática, em 1985, pelo Institut National Polytechnique de Grenoble e, entre 2006 e 2007, realizou pós-doutorado na Cornell University, nos EUA. A professora Ingrid ingressou como docente na UFRGS em 1980 e, ao longo dos 37 anos como docente da Universidade, orientou vários alunos, sendo a maioria alunos de mestrado. Foi orientadora de doutorado de nosso colega Sergio Cechin. Também coordenou vários projetos na área de Tolerância a Falhas e Empreendedorismo.

Sua contribuição ao Instituto e à UFRGS se deu, ainda, nos demais aspectos da vida acadêmica: participou ativamente de várias comissões no INF (Colegiado de Departamento, Comissão de Extensão, Comissão de Pós-Graduação) e de órgãos colegiados superiores na UFRGS (Câmara de Pós-Graduação e Conselho Universitário). Foi Coordenadora do PPGC e  Chefe do Departamento de Informática Aplicada. Finalmente, nos últimos 7 anos esteve à frente do CEI - Centro de Empreendimentos em Informática, como sua Diretora. Desempenhou também a função de Coordenadora da REINTEC - Rede de Incubadoras Tecnológicas da UFRGS, foi membro da Diretoria Executiva do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS, e, no biênio 2012-2013, foi Presidente da REGINP - Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos.

A aposentadoria não impediu que a professora Ingrid mantivesse atividades vinculadas com Inovação e Empreendedorismo, as quais marcaram seus anos mais recentes como docente do INF. Sua aposentadoria foi publicada no D.O.U. 19 de dezembro de 2017.