Português English
Contato

Engenharia de Computação

Descrição do Curso de Engenharia de Computaçãoecp

O curso tem por objetivo preparar profissionais para atuarem nas áreas em que os conhecimentos de eletrônica e computação são essenciais e complementares, como sistemas microprocessados, eletrônica embarcada, redes de comunicação de dados automação industrial.

O curso oferece uma formação sólida em Matemática e Física e nos fundamentos da Engenharia Elétrica e da Computação. Esta formação se revela inteiramente consistente com as tendências mais atuais no desenvolvimento de “sistemas eletrônicos computacionais”, ou seja, todos aqueles equipamentos contendo componentes de hardware e software. Cada vez mais, qualquer equipamento eletrônico (ou mesmo sistemas de outra natureza, como veículos) contém também software rodando em um ou mais processadores. Calcula-se que, atualmente, 98% dos processadores existentes estejam embutidos (embarcados) dentro de algum tipo de equipamento que não tem a Informática como atividade-fim. Esta característica de “pervasividade” da Computação em todas as áreas torna essencial a formação de profissionais com o perfil da Engenharia de Computação. Assim, o egresso do curso terá à sua disposição um mercado de trabalho muito grande, não limitado a empresas que tenham apenas a Informática como atividade-fim.

De forma a garantir que o profissional tenha uma formação efetivamente combinada em Engenharia Elétrica e em Computação, o currículo do curso, além de cobrir os fundamentos de ambas as áreas, define cinco áreas de especialização de tal modo que, em todas elas, o aluno é obrigado a cursar disciplinas eletivas tanto do Departamento de Engenharia Elétrica como do Instituto de Informática

Comparação com cursos de Ciência da Computação

Usualmente, cursos de Ciência da Computação oferecem uma formação mais voltada ao desenvolvimento de software, tanto básico como aplicativo, com maior especialização em temas como sistemas de informação, bancos de dados, engenharia de software, compiladores, linguagens de programação e inteligência artificial. Estes cursos dão apenas uma formação básica em matérias de hardware, como arquitetura e organização de computadores e circuitos lógicos.

Ao contrário destes, o curso de Engenharia de Computação da UFRGS dá uma formação completa e aprofundada visando o desenvolvimento de hardware, tanto de sistemas de propósitos gerais como de circuitos e sistemas para aplicações específicas. Além disto, ele dá uma formação mais sólida para o desenvolvimento de sistemas onde existe forte interação entre partes de hardware e software, em áreas como comunicação de dados e automação. Em função de sua base matemática diferenciada, o curso também prepara melhor profissionais para atuação em áreas que envolvam processamento digital de sinais (em comunicação de dados e em processamento de voz e imagens, por exemplo).

No entanto, o curso de Engenharia de Computação da UFRGS: oferece também formação básica em matérias mais específicas de software, como compiladores, bancos de dados e engenharia de software; permite uma formação especializada em determinadas áreas de superposição com cursos de Ciência da Computação, como sistemas operacionais, redes de computadores, processamento paralelo e distribuído e computação gráfica; oferece formação idêntica nos fundamentos da Computação, em matérias como arquitetura e organização de computadores, algoritmos, estruturas de dados, lógica, teoria da computação e linguagens de programação.

Comparação com cursos de Engenharia Elétrica

Usualmente, cursos de Engenharia Elétrica têm por objetivo proporcionar ao aluno uma formação profissional básica de engenheiro eletricista, atuando em um espectro mais amplo do que o Engenheiro de Computação. Dentre as áreas de atuação dos egressos de cursos de Engenharia Elétrica pode-se mencionar: supervisão, coordenação, planejamento, manutenção, projeto e especificações de materiais elétricos e eletrônicos, equipamentos eletrônicos em geral, sistemas de comunicação e telecomunicações, sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico, geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica, equipamentos, materiais e máquinas elétricas, seus serviços afins e correlatos.

O Curso de Engenharia de Computação da UFRGS, ao contrário, enfatiza os aspectos de especificação e projeto de sistemas eletrônicos, mais comumente conhecidos como hardware, para aplicações que envolvam o uso de equipamentos de informática. Dentre estes sistemas pode-se destacar: sistemas eletrônicos integrados (ASICs), periféricos de computadores (controladores de disco rígido, placas multimídia, etc.), equipamentos eletrônicos para redes de computadores (tais como roteadores, multiplexadores), processadores, etc.

O Curso de Engenharia de Computação da UFRGS enfatiza um aspecto que é fundamental no desenvolvimento de equipamentos computacionais modernos: a integração entre o software e o hardware, ou seja, entre os componentes eletrônicos, tais como os microprocessadores, e os programas de computador que executam nestes componentes. Por exemplo, a qualidade de um sistema multimídia depende não somente de um hardware capaz de processar um grande conjunto de informações de imagem e som, mas também de um software adequado de configuração e de uso do equipamento.

Em função do crescente uso de sistemas computacionais nas mais diversas aplicações, apesar do enfoque do curso de Engenharia de Computação ser conceitualmente mais restrito, são inúmeras as possíveis áreas de atuação de egressos do curso de Engenharia de Computação. Estes podem atuar por exemplo no desenvolvimento de sistemas computacionais para automação industrial, tais como controladores lógico-programáveis, barramentos industriais, etc. Outro exemplo são as aplicações em sistemas automotivos, tais como sistemas de navegação para veículos, os quais envolvem processadores capazes de processar em tempo-real as informações recebidas, bem como softwares de gerência e apresentação de informações cartográficas, determinação de rotas, etc.

Similarmente aos cursos de Engenharia Elétrica, o curso de Engenharia de Computação da UFRGS fornece sólida formação em Matemática e Física e em conceitos fundamentais de Circuitos Elétricos e Eletrônicos. Ao contrário dos cursos de Engenharia Elétrica, no entanto, o curso de Engenharia de Computação da UFRGS dá uma formação completa e aprofundada visando o desenvolvimento de software, com especial ênfase na interação entre o hardware e software, em áreas como comunicação de dados e automação industrial.