Português English
Contato

Engenharia de Computação | Avaliações

Avaliações de curso

O curso de Engenharia de Computação passa por diversas avaliações, tendo sempre reconhecida sua excelência como formador de profissionais destacados no mercado de trabalho.

Abaixo seguem os resultados de avaliações do curso feitas por Instituições governamentais e privadas.

1. Ranking dos Cursos de Computação da Revista Info Exame (Editora Abril)

A edição de setembro de 2008 da revista Info Exame (Editora Abril) trouxe um ranking dos cursos de graduação em computação oferecidos no Brasil.

No ranking o curso de Engenharia de Computação da UFRGS foi apontado como o 2º melhor curso da área de Engenharia de Computação do país e 3º melhor curso no ranking geral da área de computação (Ciência da Computação, Informática, Sistemas de Computação…).

A matéria pode ser vizualizada na íntegra AQUI.

2. Guia do Estudante – Melhores Universidades 2018 – Editora Abril

O “Guia do Estudante – Melhores Universidades” é uma publicação da Editora Abril que tem por objetivo avaliar cursos de graduação e universidades.

O Guia do Estudante (GE) avalia cursos superiores que atendem a alguns requisitos. Os cursos devem ter titulação de bacharelado, possuir turma formada há pelo menos um ano, ser presencial e ter turma(s) em andamento. Os coordenadores desses cursos recebem um questionário no qual  informam os dados mais relevantes sobre as suas graduações. Com base nesses formulários, os consultores do GE – coordenadores de curso, avaliadores do MEC, professores e especialistas – atribuem conceitos aos cursos, que são convertidos em estrelas.

O resultado desta avaliação se dá por estrelas que variam de 1 a 5 estrelas, de forma que, quanto maior é o número de estrelas, melhor é o desempenho do curso avaliado.

O curso de Engenharia de Computação da UFRGS atingiu 5 estrelas na avaliação de 2018 do GE.

Os certificados das avaliações do GE podem ser visualizados aqui:

3. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O Enade é realizado por amostragem e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. O Inep/MEC constitui a amostra dos participantes a partir da inscrição, na própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova.

O resultado desta avaliação se dá por conceitos que variam de 1 a 5, de forma que, quanto maior é o valor, melhor é o desempenho do curso avaliado.

O curso de Engenharia de Computação da UFRGS atingiu o conceito 5 na avaliação de 2008 do ENADE.

Os resultados dos cursos da UFRGS no ENADE podem ser encontrados AQUI. O relatório completo do ENADE 2005 da Engenharia de Computação pode ser encontrado AQUI.

4. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e eqüidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.

A avalição do INEP é a mais importante dentre as avaliações que podem ser feitas no âmbito nacional. O reconhecimento do curso junto ao Ministério da Eduacação (MEC) depende desta avaliação.

Abaixo segue a transcrição do parecer final sobre curso, feito pela comissão do INEP responsável pela avaliação:

“A IES (UFRGS) oferece amplas condições para o curso objeto desta avaliação e esta comissão verificou, in loco, a veracidade das informações prestadas através dos formulários eletrônicos. Isto pode ser comprovado pelos conceitos atribuídos aos aspectos avaliados.

O curso avaliado de Engenharia de Computação pode ser considerado amplamente coerente com o projeto de curso proposto e com a formação desejada para o egresso. Nas três dimensões avaliadas e que compõem este instrumento de avaliação, pôde-se observar o grau de excelência nas atividades inerentes ao curso, com pequenas ressalvas reportadas por esta comissão ao longo do relatório.

Esta Comissão de Avaliação do MEC/INEP entende que o curso objeto deste processo avaliativo – Engenharia de Computação – pode ser reconhecido.”

O relatório completo do INEP pode ser visualizado AQUI.