Português English
Contato

Engenharia de Computação | Descrição

Descrição do Curso de Engenharia de Computação (ECP)

ecpO curso tem por objetivo preparar profissionais para atuarem nas áreas em que os conhecimentos de eletrônica e computação são essenciais e complementares, como sistemas microprocessados, eletrônica embarcada, redes de comunicação de dados e automação industrial.

O curso oferece uma formação sólida em Matemática e Física e nos fundamentos da Engenharia Elétrica e da Computação. Esta formação se revela inteiramente consistente com as tendências mais atuais no desenvolvimento de “sistemas eletrônicos computacionais”, ou seja, todos aqueles equipamentos contendo componentes de hardware e software. Cada vez mais, qualquer equipamento eletrônico (ou mesmo sistemas de outra natureza, como veículos) contém também software rodando em um ou mais processadores. Calcula-se que, atualmente, 98% dos processadores existentes estejam embutidos (embarcados) dentro de algum tipo de equipamento que não tem a Informática como atividade-fim. Esta característica de “pervasividade” da Computação em todas as áreas torna essencial a formação de profissionais com o perfil da Engenharia de Computação. Portanto, o curso oferece formação aprofundada tanto no projeto de software quanto de hardware, com ênfase na interação destes dois elementos. Assim, o egresso do curso terá à sua disposição um mercado de trabalho muito grande, não limitado a empresas que tenham apenas a Informática como atividade-fim.

Documentos Históricos

O curso foi criado no dia 30 de abril de 1998 de acordo com decisão do Conselho Universitário da UFRGS. O Ministério da Educação reconheceu o curso por intermédio da Portaria nº 340 expedida em 23 de janeiro de 2004.

A 1ª turma do curso iniciou suas atividades no 1º semestre de 1999.

Comparação com cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação

Usualmente, cursos de Engenharia Elétrica têm por objetivo proporcionar ao aluno uma formação profissional básica de engenheiro eletricista, atuando em um espectro mais amplo do que o Engenheiro de Computação. Dentre as áreas de atuação dos egressos de cursos de Engenharia Elétrica pode-se mencionar: supervisão, coordenação, planejamento, manutenção, projeto e especificações de materiais elétricos e eletrônicos, equipamentos eletrônicos em geral, sistemas de comunicação e telecomunicações, sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico, geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica, equipamentos, materiais e máquinas elétricas, seus serviços afins e correlatos. Os cursos de Engenharia de Controle a Automação, por outro lado, apresentam uma ênfase maior em automação e sistemas de controle de processos industriais, o que pode incluir desenvolvimento de software focado para esses sistemas.

O Curso de Engenharia de Computação da UFRGS, ao contrário, enfatiza os aspectos de especificação e projeto de sistemas eletrônicos, mais comumente conhecidos como hardware, para aplicações que envolvam o uso de equipamentos de informática. Dentre estes sistemas pode-se destacar: sistemas eletrônicos integrados (ASICs), periféricos de computadores (controladores de disco rígido, placas multimídia, etc.), equipamentos eletrônicos para redes de computadores (tais como roteadores e multiplexadores), processadores, etc.

O Curso de Engenharia de Computação da UFRGS enfatiza um aspecto que é fundamental no desenvolvimento de equipamentos computacionais modernos: a integração entre o software e o hardware, ou seja, entre os componentes eletrônicos, tais como os microprocessadores, e os programas de computador que executam nestes componentes. Por exemplo, a qualidade de um sistema multimídia depende não somente de um hardware capaz de processar um grande conjunto de informações de imagem e som, mas também de um software adequado de configuração e de uso do equipamento.

Similarmente aos cursos de Engenharia Elétrica e de Controle e Automação, o curso de Engenharia de Computação da UFRGS fornece sólida formação em Matemática e Física e em conceitos fundamentais de Circuitos Elétricos e Eletrônicos. Ao contrário das demais engenharias, no entanto, o curso de Engenharia de Computação da UFRGS dá uma formação completa e aprofundada visando o desenvolvimento de software, com especial ênfase na interação entre o hardware e software.