Defesa de Dissertação de Mestrado de Paulo Alberto Coutinho Precht

Aluno: Paulo Alberto Coutinho Precht
Orientador: Prof. Dr. Leandro Krug Wives

Título: Do mapeamento de Dados Abertos à Modelagem Conceitual: um Data Warehouse para análise de informações multidimensionais.
Linha de Pesquisa: Modelagem de dados e processos de negócios

Data: 27/06/2019
Local: Sala 218 do Prédio 43412 do Instituto de Informática da UFRGS

Banca Examinadora:
– Prof. Dr. Juliano Varella de Carvalho (Feevale)
– Prof. Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS)
– Profª. Drª. Renata de Matos Galante (UFRGS)

Presidente da Banca: Prof. Dr. Leandro Krug Wives

Resumo: Com a ampliação do acesso à Internet, os sistemas Web de visualização de dados abertos têm se tornado ferramentas importantes no controle social. Apesar de oferecerem um grande potencial para extrair informações relevantes para a gestão e controle de políticas públicas no país, os dados abertos são usualmente disponibilizados em linguagens diversas, formatos estáticos e de difícil leitura e interpretação, trazendo obstáculos para importações e a integração das informações. Nesse contexto, o presente trabalho pretende demonstrar a relevância da Modelagem Conceitual para o desenvolvimento de sistemas que gerenciem dados abertos multidimensionais de maneira extensível, adequados às demandas das instituições que atuam no monitoramento da Política Pública brasileira. Para tal, foi avaliado um conjunto amplo de dados secundários trabalhados pelo Observatório Socioambiental em Segurança Alimentar do Rio Grande do Sul (OBSSAN). A experiência resultou no desenvolvimento de um Data Warehouse modelado em formato estrela, carregando e integrando os dados por meio de processos de extração e carga, o chamado Extract Transform Load (ETL). Observou-se que o modelo desenvolvido proporciona consistência ao banco de dados analisado neste trabalho, possuindo a capacidade de validar os dados a serem carregados e viabilizar a inserção de novos dados de maneira compatível com as dimensões e restrições necessárias; garantindo, portanto, a confiabilidade das informações que serão apresentadas na ferramenta de visualização. Cabe ressaltar que o ambiente Web desenvolvido será utilizado por agentes sociais da gestão pública, do controle social, bem como acadêmicos e demais interessados sobre o tema. Todavia, para atender ao objetivo de apresentar as informações de uma forma visual, capaz de transformar os dados brutos em informações perceptíveis, facilitando a extração de informações de forma clara e objetiva para os seus usuários, são necessários aprimoramentos importantes no que tange a ferramenta de visualização. Desta forma, sugere-se a realização de trabalhos futuros focados na otimização do ambiente Web, proporcionando métodos de pesquisa mais dinâmicos, permitindo que o usuário selecione outras categorias, variáveis, classificações, indicadores e/ou dimensões para ampliar as possibilidades de uso nas diferentes questões que a Política Pública abrange, bem como disponibilizando formas de visualização dos dados que facilitem a interpretação pelos usuários e, por consequência, sua aplicação efetiva na gestão pública e no controle social de Políticas Públicas no país.

Palavras-chave: Modelagem conceitual. Extract Transform Load. Data Warehouse. Dados abertos.

Caren Josena Henz