Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Bruno Oliveira Marques

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno: Bruno Oliveira Marques
Orientador: Prof. Dr. Dante Augusto Couto Barone

Título: Inteligência artificial explicável para análise de partidas de futebol

Linha de Pesquisa: Mineração, Integração e Análise de Dados

Data: 15/04/2019
Hora: 09h00.
Local: Sala 218 no prédio 43412 do Instituto de Informática da UFRGS

Banca Examinadora:
– Prof. Dr. Silvio César Cazella (UFCSPA)
– Prof. Dr. Giovani dos Santos Cunha (UFRGS)
– Prof. Dr. André Grahl Pereira (UFRGS)

Presidente da Banca: Prof. Dr. Dante Augusto Couto Barone

Resumo: As recentes discussões sobre a ética na implementação e uso de algoritmos de aprendizagem de máquina para tomada de decisões que impactam pessoas de forma significativa, motivadas principalmente pela constatação de que, em diversos casos, eles reproduziram tendências discriminatórias presentes nos dados históricos que os alimentaram, geraram uma demanda por maior transparência nesses mecanismos. Tais esforços se consolidaram em um tópico emergente chamado de Inteligência Artificial Explicável, também conhecido pela sigla em inglês XAI. Seu objetivo é prover, para pessoas com acesso a um agente de aprendizagem, meios para que elas possam compreender o processo por trás de suas tomadas de decisão, com influência mínima na acurácia ou desempenho computacional. Uma de suas possíveis aplicações está na análise do impacto de fatores individuais, ou combinações destes, no resultado de uma previsão, permitindo assim otimizar melhor os esforços para a realização do objetivo representado por ela. O objetivo deste trabalho é utilizar tais métodos para investigar a influência exercida por fatores presentes em partidas de futebol em relação aos seus resultados, em um formato que possa ser manipulado e compreendido pelas partes interessadas, incluindo treinadores, preparadores e jogadores, de forma a auxiliar a melhoria de seus treinamentos e preparações táticas.

Palavra-chave: Análise de dados; aprendizado de máquina; futebol; inteligência artificial interpretável.