Aluno: Diogo Costa
Orientadora: Profª. Drª. Luciana Porcher Nedel
Título: Estudo do Uso de um Exergame Imersivo como Suporte à Reabilitação da Mão e Punho
Linha de Pesquisa: Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Interação
Data: 15/03/2018
Hora: 10h
Local: Prédio 43412 – Sala 215 (sala de videoconferência), Instituto de Informática.
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Anderson Maciel (UFRGS)
Prof. Dr. Marcelo Soares Pimenta (UFRGS)
Profª. Drª. Liliane dos Santos Machado (UFPB – por videoconferência)
Presidente da Banca: Profª. Drª. Luciana Porcher Nedel
Resumo: Doenças como artrite reumatóide, artrose, distrofia simpático-reflexima e lesões nos nervos periféricos afetam os movimentos das mãos das pessoas. O tratamento, além de cirurgia e medicamentos, envolve fisioterapia, tanto em encontros presenciais com especialistas, como em exercícios que os pacientes devem realizar em casa regularmente. Esses exercícios em casa são realizados apenas por 31\% dos pacientes devido a falta de motivação. Esse trabalho visa auxiliar na reabilitação em casa através de um exergame, onde o paciente realiza os exercícios recomendados através de um jogo eletrônico. Para isso, ele estará imerso em um ambiente de realidade virtual, com o uso de um HMD e uma câmera de captura dos movimentos das mãos. O fisioterapeuta, embora não esteja presente, pode configurar previamente a dificuldade do jogo, adaptando assim, o exercício para cada paciente. Através de testes com pessoas saudáveis e pacientes em tratamento de mão, verificou-se que o uso de um jogo e realidade virtual ajudam a motivar os pacientes, mesmo que eles não tenham experiência prévia com as tecnologias usadas e já possuam certa idade. Também verificou-se que a câmera de captura escolhida possui acurácia suficiente para uso durante a reabilitação, embora isso dependa também dos exercícios escolhidos.
Palavras-chave: reabilitação virtual, fisioterapia, HMD, realidade virtual, Leap Motion.