Dissertação de Rafael Pedroni Viégas

Aluno: Rafael Pedroni Viégas
Orientadora: Profª. Drª. Renata de Matos Galante

Título: Aplicação de Conceitos de Bancos de Dados de Grafos e Relacional na Criação de Proposta e Análise Comparativa de Abordagens para Armazenamento de Processos

Linha de Pesquisa: Modelagem Conceitual e Bancos de Dados

Data: 26/04/2018
Hora: 10h30min.
Local: Prédio 43413 (67) – Auditório Inferior, no Instituto de Informática.

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Leandro Krug Wives (UFRGS)
Profª. Drª. Viviane Pereira Moreira (UFRGS)
Profª. Drª. Helena Graziottin Ribeiro (UCS – por videoconferência)

Presidente da Banca: Profª. Drª. Renata de Matos Galante

Resumo: Em busca da documentação e otimização de seus processos, a área de Business Process Management (BPM) vem cada vez mais atraindo o interesse do meio empresarial, por ser um importante método no auxílio ao ganho de resultados, como redução de custos e aumento de produtividade. Modelar processos, entretanto, não basta. É preciso que se atente para métodos eficientes de armazená-los, permitindo que as informações sejam manipuladas e utilizadas de maneira prática e inteligente. A presente dissertação propõe duas abordagens para armazenamento de modelos de processo, uma em bancos de dados relacionais e outra em bancos de dados orientados à grafos, comparando-os através de aspectos como desempenho na execução das operações e proximidade da abordagem de cada um deles com os modelos de processos. Enquanto os bancos de dados relacionais são mais populares, sendo utilizados na maior parte das aplicações atuais, os bancos de dados orientados a grafos possuem propriedades e representação gráfica semelhantes aos modelos de processos. Foram realizados testes que visam analisar o desempenho de ambas as abordagens, além da facilidade dos usuários em interagir com os modelos propostos. Os resultados deste estudo podem ser utilizados para a criação de repositórios que compartilhem processos de maneira eficiente, bem como incentivar o estudo de novas maneiras para o armazenamento de processos.

Palavras-chave: Armazenamento em Gerenciamento de Processos de Negócio,bancos de dados orientados a grafos, bancos de dados relacionais.