Série de seminários no INF: Síndrome do Impostor, a enganosa meritocracia do pertencimento

• Data:
  • Categorias:

Palestrante: Luma Beserra e Isis Pericolo (Program.ada, UFRGS)

Resumo: Síndrome do Impostor: um nome formal para pensamentos e atitudes que averiguamos serem muito comuns na academia e na área da TI. Nesse seminário, baseado no artigo que originou o termo em 1978, escrito pelas doutoras Pauline Clance e Suzanne Imes, falaremos um pouco mais sobre os sintomas dessa síndrome, como reconhecê-la em si e seus colegas e como lidar com sentimentos de inadequação e baixa auto-estima. A síndrome se qualifica pelo sentimento de que se é um “impostor” e que não se pertence aos ambientes que ocupa, levando à minimização de suas conquistas e atitudes pouco saudáveis em suas relações com o trabalho. Especificamente, trataremos das questões de gênero envolvendo a síndrome e como a interseccionalidade influencia a visão que os indivíduos têm deles mesmos e suas capacidades. Ainda, abordaremos algumas situações que levam as mulheres na área da tecnologia, em diferentes pontos de suas carreiras, a se encaixarem nesse termo.Short-bio: Luma Beserra: desenvolvedora de software na empresa Dbserver, graduanda em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tesoureira da chapa representante pelo Woman In Engineering da IEEE, co-fundadora e representante do coletivo Program.ada – Mulheres da Computação UFRGS.

Isis Pericolo: líder do grupo PET Computação UFRGS, graduanda em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  e representante do coletivo Program.ada – Mulheres da Computação UFRGS.