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Cursos de Especialização | Curso de Especialização em Gestão de TI

Resultado da Seleção

Alertamos aos candidatos que o Curso é semi-presencial, o que exigirá frequência as aulas, nas sextas e sábados, a cada 2 semanas, a partir de 15/05/2015, no Campus do Vale, em Porto Alegre.

As matrículas devem ser efetivadas entre 05 e 13/05/2015.

ALEXANDRE MOISES PENTEADO RODRIGUES
ANDERSON SILVEIRA DA SILVA *
ANDRÉ LUIZ RIBEIRO RIBEIRO
BRAIAN BASTOS BERNARDON
BRUNO BORN NETO
CAMILA FAUSTO DA MOTTA SANTOS
CÉSAR VIANNA
CLEMILSON LUIS DE BRITO DIAS *
DANIEL DEL SENT SOARES
DIEGO DE SOUZA NUNES
DOUGLAS GARCIA
ÉDERSON DA SILVEIRA DE LIMA *
ELADIO DIEGO MOTLER GARCIA
EVERTON FOSCARINI *
FERNANDO PREVE PORFIRIO
GUIDO DE CAMARGO POTIER FILHO
GUSTAVO DA COSTA OLIVEIRA *
JAICON LUÍS KLEIN
JOÃO PAULO GIRARDI PICCININI
JOÃO PAULO TURSKI SILVA *
JOEL POLESE
JOSÉ AUGUSTO LUCAS CORREA *
JOSE CARLOS BERNEDO ALCAZAR
JULIANO MARCUZZO BORIN
JULIANO MAURÍCIO BORDIGNON
KELLEN LOPES REPETTO BORDIGNON
LEONARDO GUIMARAES DUARTE
LUCIANO DE LIMA LEIVAS
LUIZ FERNANDO NARCIZO DA SILVA
LUIZ HENRIQUE STRATE *
MARILIA SHLITTLER FRANTZ SOARES
MATEUS LUVISON
MONIQUE MADEIRA PEREIRA
NEI KAFER
PRISCILA BANDEIRA PEREIRA
RAFAEL RAYMUNDO DA SILVA
RAVEL CAMACHO PERES
RODOLFO LAYME SOBRINHO JÚNIOR *
RODRIGO PRASS LABRES DE FREITAS
RUI DE QUADROS RIBEIRO
SABRINA FERREIRA RODRIGUES
SIMÃO CARLOS ILÍBIO
STEEVE PIERRE ZEPHIR
TAIS BOFF GRIEP
TÉRCIO OLIVEIRA DE ALMEIDA
THIAGO FERNANDES MOESCH
TIAGO PIRES MIGLIAVACA
TIAGO ROCKENBACH
VAGNER KUNZ CABRAL
VANESSA CALDEIRA DALLE NOGARE
VANESSA CARDOSO *
VINICIUS DE SOUZA LEUSIN
VINICIUS STEIN DANI
WILLIAM GOULART RIBEIRO
YALIS RUBIM SILVA DO COUTO

* Seleção condicionada à apresentação de documentação complementar.

Apresentação

A atualização e evolução tecnológicas provocam a necessidade de criação de competências nas mais diversas áreas uma vez que uma quebra de paradigma tecnológico pode exigir a movimentação no trabalho dos profissionais para funções não executadas anteriormente. Assim, um perfil de gestão de TI muitas vezes precisa absorver novos conceitos de planejamento estratégico, de tecnologias para apoiar as decisões tomadas em níveis mais altos de gerência e, finalmente, de modelagem de negócios e de engenharia de requisitos, de forma a introduzir novas áreas de competências que serão úteis para o profissional sendo capacitado.

A necessidade de se obter o máximo valor da área de TI, estando atualizado em técnicas e abordagens mais inovadoras em relação a Gestão de TI e possibilitando um maior controle e flexibilidade nos fluxos de informação é agora compreendida como um elemento chave de uma instituição. No entanto, estar atualizado não significa apenas conhecer um conjunto de conceitos. É fundamental que estes conceitos estejam assimilados de tal maneira a permitir institucionalizar as boas práticas para assegurar que a área de TI realmente apoia e provê um efetivo suporte à área de negócio.

Na comunidade nacional, em particular na região Sul, foi detectada a existência dessa importante demanda, e, como elementos presentes no cenário de surgimento desta proposta de Curso, pode-se elencar os seguintes:

  • a necessidade de capacitação de especialistas em TI com conhecimentos atuais de Gestão de TI;
  • a necessidade de fortalecimento das áreas tecnológicas mesmo em equipes gestoras de empresas ou de órgãos do Governo (nos níveis Municipal, Estadual e Federal);
  • a necessidade de desenvolvimento de uma cultura de gestão em TI integrada a práticas modernas de planejamento, e desenvolvimento de software com qualidade.

 

No que se refere à Gestão de TI, a aquisição de algumas capacidades é fundamental para:

  • a compreensão da natureza dos sistemas públicos de informação;
  • a racionalização do processo de especificação de software para sistemas públicos, incluindo a integração de sistemas, padrões abertos, interoperabilidade, orientação por serviço e processos de negócio;
  • o conhecimento de abordagens atuais que visam a resolução de alguns problemas específicos como métodos ágeis, gestão de serviços e de governança de TI.

Nesse cenário, seguindo uma tradição de oferecer cursos de Especialização lato sensu para profissionais da área de Sistemas de Informação, o Instituto de Informática da UFRGS está oferecendo, em 2015, o curso de Especialização em Gestão de TI. O curso pretende suprir esta lacuna de atualização com um currículo que concilia as necessidades profissionais (a partir de múltiplas demandas) com a notória competência da equipe do Programa de Pós-Graduação em Computação do Instituto de Informática da UFRGS (PPGC/INF/UFRGS).

O PPGC/INF/UFRGS apresenta importante potencial para formação, capacitação e atualização de conhecimentos dos profissionais de TI. Entre os aspectos que justificam essa potencialidade podemos enumerar os seguintes:

  • a necessidade de aproximação da Universidade e comunidade, para possibilitar o aprofundamento das interlocuções entre teoria e prática, refletindo a preocupação com a capacitação profissional com base em conceitos consolidados e ao mesmo tempo inovadores, pois são reflexos de pesquisas em andamento;
  • a UFRGS, em particular o INF (onde se insere o PPGC), como centro de excelência em ensino e pesquisa, reconhecido tanto nacional quanto internacionalmente;
  • as experiências bem-sucedidas do INF/UFRGS, ao longo dos anos, no desenvolvimento de outros cursos de pós-graduação lato sensu, tanto na modalidade presencial quanto na modalidade EAD (ensino a distância), mantidos sempre os níveis de qualidade esperados pela UFRGS.

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SEMIPRESENCIAL

O Curso terá carga horária de 360 horas/aula e será oferecido na modalidade SEMIPRESENCIAL. Como estabelecido pela regulamentação da UFRGS e do MEC, os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos nesta modalidade deverão incluir, necessariamente, encontros (aulas) presenciais, provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso. As demais atividades podem se desenrolar no formato EAD (a distância). Assim, este curso apresenta como atividades PRESENCIAIS requeridas pela regulamentação as seguintes:

  • aulas presenciais, que podem, dependendo da viabilidade técnica, ser gravadas para poderem ser assistidas sempre que desejado pelos alunos via Internet;
  • aulas e atividades na modalidade a distância,  com atividades concentradas em plataforma Web, contando com o apoio de recursos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem Moodle;
  • avaliações presenciais, incluindo provas e atividades diversas, conforme o planejamento das disciplinas e, eventualmente, as atividades de recuperação que não puderem ser feitas a distância;
  • apresentação do trabalho final de conclusão de curso (monografia) perante uma banca.

Os encontros presenciais deverão ocorrer nas sextas-feiras (a noite) e nos sábados (no turno da manhã) em auditórios do INF-UFRGS no Campus do Vale, Porto Alegre. As avaliações presenciais deverão ocorrer nos sábados (igualmente no turno da manhã). Esses horários foram concebidos para permitir que tanto os alunos da Capital como os do interior possam participar. A apresentação do trabalho de conclusão poderá ter uma agenda diferente a ser combinada com os alunos.

As atividades a distância são concentradas no ambiente Web, contando com o apoio de recursos disponíveis em ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Para essas atividades a distância, o INF-UFRGS disponibilizará:

  1. Recursos didáticos e técnicos que permitam o acesso simultâneo dos alunos ao conteúdo e possibilitem sua comunicação com colegas, professores e coordenação;
  2. Quadro de professores e monitores/tutores, devidamente qualificados, para o acompanhamento dos alunos.

Além das aulas presenciais, todas as avaliações serão presenciais, ou seja, todos os alunos deverão se reunir em um local (a ser divulgado previamente pelo INF) para a realização de prova e/ou atividade de avaliação.

O corpo docente será composto majoritariamente por professores do quadro da UFRGS, principalmente do Instituto de Informática, agregando-se à equipe alguns especialistas de outras instituições que atendam às exigências do MEC. A grande maioria possui doutorado em Computação e/ou Informática.

Para cada disciplina haverá um ou mais professores fornecidos pela UFRGS dentre seus docentes ou convidados externos especialistas na área da disciplina e, no mínimo, um monitor para cada 25 alunos de modo que possa haver atendimento adequado (seja ele assíncrono ou síncrono) aos alunos.

As disciplinas serão realizadas considerando uma dedicação semanal de 4 horas por parte dos alunos nas semanas em que houver aula (presencial ou videoconferência). Nas demais semanas, estima-se uma dedicação de 8hs por semana. Os momentos de interação síncrona e os recursos de comunicação assíncrona e as atividades relacionadas a cada disciplina serão estabelecidos a priori e disponibilizadas pelo ambiente Moodle, pois são parte essencial do planejamento do processo de ensino/aprendizagem.

As atividades na modalidade de Educação a Distância utilizarão vários tipos de material instrucional disponível e a possibilidade dos alunos participarem de listas e fóruns de discussão, na plataforma de apoio ao ensino a distância Moodle. Serão desenvolvidos trabalhos individuais e em grupo, de acordo com o conteúdo das disciplinas e que serão contabilizados para avaliação dos alunos.

As disciplinas serão organizadas em módulos e ao final de cada módulo haverá uma atividade presencial de avaliação (prova) com questões englobando o conteúdo das disciplinas que compõem este módulo.

Os alunos que – ao realizarem as atividades de uma disciplina e ao responder as questões da prova relativa a esta disciplina – não atingirem o conceito mínimo para aprovação terão direito a fazer uma atividade de recuperação, definida especificamente para cada disciplina e avaliada a critério do professor.

Cada aluno realizará Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com orientação, ao final do último módulo. Após a entrega do TCC, serão definidos os procedimentos para a apresentação do TCC perante uma banca para a avaliação do trabalho.

Processo Seletivo e Resquisitos para Matrícula

Calendário e Informações Resumidas:

– Inscrições (gratuitas)………………………..: de 21 de janeiro a 24 de abril de 2015
– Seleção……………………………………………: de 25 a 27 de abril de 2015
– Divulgação dos alunos selecionados: 28 de abril de 2015
– Matrícula…………………………………………..: de 5 de maio até 13 de maio de 2015
– Início das aulas………………………………..: 15 de maio de 2015

Duração: 24 meses, sendo 18 com aulas e 6 reservados para a elaboração, entrega e apresentação da monografia (Trabalho de Conclusão de Curso – TCC).

Carga horária total em disciplinas: 360 horas

Período de realização do curso (incluído o prazo para Monografia ou Trabalho de Conclusão): 15 de maio de 2015 até 5 de maio de 2017, com recessos (períodos não-letivos) nas férias de verão (tipicamente janeiro e fevereiro), inverno (tipicamente julho) e respeitando os feriados e dias não-letivos da UFRGS.

Público Alvo: o público-alvo do Curso abrange gestores, profissionais de TI e demais pessoas que possuam graduação em qualquer área do conhecimento em um curso reconhecido pelo MEC.

Vagas: no mínimo 45 e no máximo 60 alunos.

Seleção: O processo seletivo ocorrerá sob a responsabilidade do INF-UFRGS, por meio de Comitê instituído especificamente para essa seleção.

DISCIPLINAS E PROFESSORES

As ementas sugeridas para as disciplinas do programa do Curso são descritas ao final deste documento. Todos os detalhes restantes (incluindo a bibliografia básica e complementar) estão explicitamente definidos no Plano de Ensino de cada disciplina que estará disponibilizado no decorrer do curso aos alunos regularmente matriculados.

Lista de Disciplinas do Curso

  1. Engenharia de Requisitos – Desenvolvimento e Gestão de Requisitos, Coleta/Determinação e Prototipação -30hs
  2. Estimativas e Análise de Pontos de Função -30hs
  3. Gestão da Qualidade de Software -15hs
  4. Governança de TI, COBIT -30hs
  5. Inovação Tecnológica e Novas Tendências -15hs
  6. Inteligência de negócios (BI) e Data warehouse -15hs
  7. Melhoria de processos de TI com ITIL -30hs
  8. Metodologia Científica -15hs
  9. Métodos Ágeis: Princípios, Métodos Ágeis e Estratégias de Adoção – 30hs
  10. Métricas e Programas de Medição para o Desenvolvimento de Software -15hs
  11. Mineração de Dados -15hs
  12. Modelagem e Gerência de Processos de Negócio, BPM e BPMN -30hs
  13. Planejamento Estratégico de TI (BSC, SWOT, técnicas e ferramentas) -30hs
  14. Sistemas de Informação Públicos, Dados Abertos, Interoperabilidade -15hs
  15. UML 2.0 Básica e Casos de Uso para Requisitos -30hs
  16. Usabilidade e Acessibilidade -15hs

TOTAL de HORAS-AULA (16 disciplinas): 360 HORAS (sem monografia)

Corpo Docente do Curso

Nome do Docente Instituição Titulação URL do CV Lattes
Carla Freitas UFRGS Dra. http://lattes.cnpq.br/4093653182381054
Ângela Brodbeck UFRGS Dra. http://lattes.cnpq.br/2129889838494421
Erika Cota UFRGS Dra. http://lattes.cnpq.br/1476916621672594
Henrique Brodbeck UFRGS MSc. http://lattes.cnpq.br/1085717906505239
Karin Becker UFRGS Dra. http://lattes.cnpq.br/1559292514654215
Leandro Krug Wives UFRGS Dr. http://lattes.cnpq.br/5996993884846655
Marcelo Pimenta UFRGS Dr. http://lattes.cnpq.br/2202679279260042
Renata Galante UFRGS Dra. http://lattes.cnpq.br/3867942762661182
Lucinéia Thom UFRGS Dra. http://lattes.cnpq.br/6022637170344999
Ingrid Nunes UFRGS Dra. http://lattes.cnpq.br/1272997735344283
Diego Carlin UFRGS Msc. http://lattes.cnpq.br/4445714548020143

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação de cada disciplina será realizada em duas etapas:

  • a primeira, específica ao conteúdo de cada disciplina, será realizada através dos trabalhos, exercícios, discussões, seminários, e outras atividades propostas para este fim pelo professor;
  • a segunda é presencial e realizada após o término de todas as disciplinas de um módulo;

Para os alunos que (por falta ou conceito insuficiente) precisem, será possível realizar atividades de recuperação para as disciplinas que o aluno precisa recuperar o conceito. As atividades de recuperação serão definidas a critério do professor de cada disciplina.

A avaliação final do curso inclui – além da aprovação nas disciplinas totalizando os créditos do curso – a defesa da monografia perante uma banca de professores, estando prevista para ocorrer de SETEMBRO de 2016 A MARÇO DE 2017.

Fica a critério, de cada professor, estabelecer a modalidade de avaliação compatível com os conteúdos apresentados, bem como de acordo com a estratégia pedagógica. Cada professor deverá, ainda, acompanhar a frequência dos alunos, tanto aos chats quanto nas atividades assíncronas, podendo estabelecer, excepcionalmente, atividades compensatórias e de recuperação.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Ao término do Curso, sob a supervisão de um Professor-Orientador APROVADO PELA comissão coordenadora do Curso (geralmente um professor vinculado ao PPGC, mesmo sem ser docente do curso), cada aluno terá produzido individualmente, um Trabalho de Conclusão de Curso (abreviado TCC) que é uma monografia de conclusão do curso, , conforme os parâmetros definidos pela coordenação do curso e as normas exigidas pela UFRGS para a produção de uma monografia (a serem detalhadas na disciplina de Metodologia Científica).

O TCC (monografia) será apresentado e avaliado, presencialmente, por 2 (dois) professores vinculados ao curso. Excepcionalmente, mediante justificativa documentada, admitir-se-á a apresentação na modalidade de videoconferência ou equivalente. Os critérios de avaliação e aprovação do TCC serão estabelecidos a priori pelos professores orientadores. Se aprovado, o texto final do TCC deverá ser disponibilizado na Biblioteca do INF e no repositório digital LUME da UFRGS. Não haverá recuperação do TCC caso não haja aprovação.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O curso terá um custo total de R$ 12.480,00, pago em 24 parcelas de R$ 520,00.

As inscrições devem ser realizadas de 19 de janeiro a 24 de abril, podendo ser feitas por e-mail, pessoalmente ou por correio, conforme instruções abaixo.

a) Por e-mail, encaminhando documentação (ver item DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA) para o e-mail .

Escaneie os documentos gerando arquivos PDF (pode ser um único PDF ou vários PDF, a escolha do aluno, desde que todos os documentos estejam presentes). Se houver limite de tamanho de arquivo para encaminhamento, envie os arquivos em e-mails separados. Lembre-se de colocar no ASSUNTO (subject) de CADA EMAIL a seguinte informação: INSCRIÇÃO Gestão TI – aluno <nome do aluno>, onde <nome do aluno> é o nome do candidato se inscrevendo.

b) PESSOALMENTE no INF-UFRGS, na Secretaria do Curso, no seguinte endereço:

Instituto de Informática
Setor de Projetos
Av. Bento Gonçalves, 9500 – Campus do Vale – Bloco IV, Bairro Agronomia
Porto Alegre
(O site www.inf.ufrgs.br tem informações de como chegar ao INF)

Observe o horário de funcionamento desta secretaria no período de 21/01/2015 a 27/02/2015:

  • 2ª feira – 12h até 17h
  • 3ª, 4ª e 5ª feiras – 9h até 11:30 e das 14 até 17h
  • 6ª feira – 9h até 14h

 

A partir de março, o horário de funcionamento da secretaria passa a ser das 9h até 17h, de segunda a sexta.

c) Pelos Correios (SEDEX com carimbo da ECT até o prazo), encaminhando documentação para:

Instituto de Informática – Setor de Projetos
Caixa Postal 15064
91501-970 Porto Alegre – RS – Brasil

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail  ou pelos telefones 3308-7760 e 3308-7745.

Documentação Obrigatória:

  • Diploma de graduação (cópia frente e verso) ou atestado de conclusão (de curso reconhecido pelo MEC);
  • Histórico escolar completo do curso de graduação;
  • Diploma de curso de pós-graduação, se for o caso.
  • Curriculum Vitae (preferencialmente mas não obrigatoriamente no formato Lattes);
  • Duas fotografias 3×4 (ou 1 no caso de encaminhar versão digitalizada por e-mail);
  • Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
  • Formulário de inscrição

 

Opcionais:

  • Cartas de recomendação de professores ou profissionais atuantes na área ou em área afim;
      É importante que as cartas mencionem de alguma maneira o seguinte:

    • nome do candidato;
    • nome e qualificação do recomendante;
    • período em que mais teve contato com o candidato, situação e desde quando o conhece;
    • qualificação do perfil do candidato, em especial destacando suas potencialidades.
  • Declaração de interesse do empregador;
  • Outros comprovantes de atualização ou treinamento de profissional em computação.

 

Seleção

A seleção será realizada através da análise da documentação dos candidatos.

Ementas das Disciplinas

Engenharia de Requisitos Requisitos: conceitos e definições; Requisitos e Critérios de Qualidade; Requisitos do Cliente, Requisitos do Produto (Sistema). Requisitos e Necessidades, Expectativas, Limitações e Restrições; Critérios para avaliação e aceitação de requisitos; Tipos de Requisitos: Requisitos Funcionais, Requisitos não funcionais. Técnicas de Coleta e Validação de Requisitos. Negociação e priorização de requisitos e do escopo do projeto; Representação, especificação e documentação de requisitos; Casos de uso e Requisitos. Introdução a Gerência de requisitos: Rastreabilidade de requisitos, Controle de Mudanças em requisitos; Exemplos e Exercícios.
Estimativas e Análise de Pontos de Função Introdução à estimativa de software. Princípios. Medidas de tamanho. Técnicas de estimativa pragmáticas. Técnicas de estimativa baseadas em teoria. Técnicas de estimativa baseadas em regressão. Ferramentas. Procedimentos.
Gestão da Qualidade de Software Fundamentos de modelos, processos e práticas para melhoria da qualidade do software; Visão no produto (ISO/IEC 25000, ISO/IEC 9126, ISO/IEC 14598, ISO 12119); Visão no processo (ISO 9000-3, ISO/IEC 12207, CMM, CMMI, ISO/IEC 15504, MPS-BR), Visão no indivíduo (PSP, TSP, P-CMMI); Auditoria de Qualidade; Procedimentos rumo à certificação.
Governança de TI (COBIT) Governança Corporativa; Governança de TI e Gestão de TI; Alinhamento estratégico entre TI e negócio; Os benefícios da Governança de TI para o negócio. O framework COBIT: histórico e evolução; COBIT 5: Visão geral, princípios; Habilitadores: recursos, princípios, políticas e frameworks, processos, estruturas organizacionais, cultura, ética e comportamento. Processos do COBIT 5. Implementação do COBIT 5. COBIT 5 e a Segurança da Informação. COBIT 5 e Risco. COBIT 5 e Assurance. Programa de avaliação COBIT: níveis de maturidade; Auto avaliação da maturidade da Governança de TI com COBIT 5.
Inovação Tecnológica e Novas Tendências Inovação: fundamentos e definições. Inovação e Conhecimento. Inovação: oportunidades, ideias e produtos. Inovação em TI. Inovação em Informática Pública e Governo (e-gov).

Como promover inovação. Inovação e Recursos Humanos. Diferença entre Invenção e Inovação, entre Inovação e Melhoria contínua. Tipos/classificações de Inovação. Cultura da Inovação. Gestão da Inovação. Ciclo da Inovação. Processo da Inovação que inclui a Inteligência Competitiva e a Gestão do Conhecimento. Estudo de casos (de referência no mercado nacionais e internacionais); Práticas/dinâmicas envolvendo Design Thinking, Mapas Mentais, Brainstorming, Ideação.

Inteligência de Negócios (BI) e Data warehouse Introdução. O processo decisório e os níveis de informação. Os tipos sistemas de apoio à decisão. Conceitos de Inteligência de Negócios e Data Warehouse. Arquitetura de Data Warehousing. Modelagem Multidimensional. Extração, Transporte e Carga (ETL). Apresentação de Dados: Cubos, relatórios, painel de controle. Gerações de sistemas de BI e tendências.
Melhoria de Processos de TI com ITIL Visão geral e contexto do gerenciamento de serviços e infraestrutura de TI. Frameworks e metodologias do gerenciamento de serviços de TI e da infraestrutura de TI. Relacionamento com a Governança de TI. Introdução ao framework ITIL 2011. História e evolução do ITIL. Relacionamento com os frameworks ISO 20000, COBIT 5, SAS, ISO 27000, ISO 31000, PMBoK, metodologia BSC e Gestão da Qualidade Total. Conceitos de gestão de processos de negócio e orientação a serviços, como base para a gestão de serviços; conceitos de função, regras e processos no ITIL. Ciclo de Vida de Serviços. Estratégia de Serviço: portfólio de serviços, o catálogo de serviços, impacto dos serviços nas funções de negócio, gestão de riscos; processos de gestão financeira, gestão de demanda, gestão de portfólio de serviços. Design do Serviço: provisão do serviço, fornecedores, sourcing e outsourcing, processos de gestão de nível de serviços, gestão de catálogo de serviços, gestão de disponibilidade, gestão de capacidade, gestão de segurança da informação, gestão de continuidade dos serviços e gestão de fornecedores.  Transição de Serviços: processos de gestão de mudanças, gestão de configuração e ativos dos serviços, gestão de liberação e distribuição. Operação de Serviços: processos de gestão de eventos, gestão de incidentes, requisições de serviços, gestão de problemas e gestão de acesso. Melhoria Contínua dos Serviços: ciclo de Deming da qualidade contínua, análise de gaps, métricas de acompanhamento, passos para a implantação da qualidade de serviços, definição do nível de maturidade da gestão de serviços da organização. Exemplos e exercícios de aplicação.
Metodologia Científica Orientação dos alunos em relação aos métodos e técnicas de pesquisa. Adequação das técnicas de pesquisa aos diferentes projetos estabelecidos em função dos problemas práticos dos ambientes de trabalho. Pesquisa bibliográfica. Estrutura e normalização do trabalho técnico e cientifico. Etapas de elaboração do Trabalho de conclusão. Processo de orientação propriamente dito. O trabalho deve estender um problema prático apresentado na disciplina de Prática Supervisionada. Produção de texto, ética, plágio e direitos autorais.
Métodos Ágeis: Princípios, Métodos Ágeis e Estratégias de Adoção Princípios e valores do desenvolvimento ágil de software. Desenvolvimento de software enxuto. Métodos ágeis de desenvolvimento de software. Gestão de projetos e estratégias de adoção.
Métricas e Programas de Medição para o Desenvolvimento de Software Métricas: Conceitos e definições; Importância de Métricas e Indicadores; O processo de gestão de software e o uso de indicadores; Métricas e Indicadores de tamanho e complexidade; Métricas e Indicadores de qualidade de produto; Métricas e Indicadores de qualidade de processo; Processo de Medição usando a Abordagem Goal/Question/Metric; Técnicas de Coleta e Validação; Interpretação de Resultados; Avaliação de riscos por seus indicadores.
Mineração de Dados Processo de descoberta de conhecimento. Mineração de Dados: conceitos fundamentais. Classes de problemas de mineração e algoritmos. Fontes de dados. Pré-processamento. Avaliação. Recursos computacionais. Aplicações de mineração de dados e tendências.
Modelagem e Gerência de Processos de Negócio (BPM/BPMN) Importância, contexto e conceitos de Gerenciamento de Processos de Negócio e Workflow; Fases, atividades e papéis envolvidos no ciclo de vida de um sistema de workflow; Análise de Requisitos em Modelagem de Processos a partir de Cenários Reais; Modelagem de processos com ênfase na Notação para Modelagem de Processos (BPMN); Introdução à análise qualitativa e quantitativa de processos; Aspectos sobre a automação de processos; Tendências em Gerenciamento de Processos de Negócio e Workflow.
Planejamento Estratégico de TI (BSC, SWOT, técnicas e ferramentas) A disciplina tem como objetivo fornecer aos participantes do curso de Gestão de TI conhecimentos sobre o processo de Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação (TI), sua importância dada transformação dos negócios através da TI e a busca de agregação de valor ao negócio através da TI; modelo e elementos do processo de planejamento de TI; etapas do processo de planejamento de TI incluindo diagnóstico estratégico e ferramentas de análise estratégica; implementação de monitoramento estratégico através da ferramenta Balanced Scorecard (BSC); estudo de casos aplicados especialmente em organizações públicas; e, por fim, o alinhamento estratégico entre as estratégias de TI e as estratégias de Negócio visando preservar os investimentos de TI, priorizando aqueles que irá efetivamente auxiliar as atividades mais críticas da organização.
Sistemas de Informação Públicos, Dados Abertos, Interoperabilidade Sistemas de informação públicos: governo aberto, transparência, dados abertos e interoperabilidade.
UML 2.0 Básica e Casos de Uso para Requisitos Notação UML 2.0: Diagramas básicos e como construí-los. Diagramas e formas de uso; Análise Orientada a Objetos: modelos, diagramas e atividades; Modelagem Comportamental: Casos de uso, seus níveis de abstração, e descrições textuais complementares; Níveis de Casos de Uso e sua aplicabilidade, Modelagem Conceitual e Modelo de classes; Definindo Funcionalidade independentemente de tecnologia; UML 2.0 e algumas suas características avançadas. Exemplos e Exercícios.
Usabilidade e Acessibilidade Introdução: princípios e fundamentos de Interação Homem Computador, usabilidade, acessibilidade, etc. Princípios e técnicas de engenharia de software para contemplar usabilidade: prototipação, projeto centrado no usuário, avaliação de usabilidade. Design visando usabilidade, avaliação de usabilidade, organização de resultados de avaliação de usabilidade: classificação de problemas de acordo com heurísticas, recomendações e severidade de problemas. Integração de modelos de Engenharia de Software e IHC.

Não hesite em entrar em contato conosco pelo e-mail  para informações adicionais.