Português English
Contato

Graduação | Engenharia de Computação

ecpO curso tem por objetivo preparar profissionais para atuarem nas áreas em que os conhecimentos de eletrônica e computação são essenciais e complementares, como sistemas microprocessados, eletrônica embarcada, redes de comunicação de dados automação industrial.

O curso oferece uma formação sólida em Matemática e Física e nos fundamentos da Engenharia Elétrica e da Computação. Esta formação se revela inteiramente consistente com as tendências mais atuais no desenvolvimento de “sistemas eletrônicos computacionais”, ou seja, todos aqueles equipamentos contendo componentes de hardware e software. Cada vez mais, qualquer equipamento eletrônico (ou mesmo sistemas de outra natureza, como veículos) contém também software rodando em um ou mais processadores. Calcula-se que, atualmente, 98% dos processadores existentes estejam embutidos (embarcados) dentro de algum tipo de equipamento que não tem a Informática como atividade-fim. Esta característica de “pervasividade” da Computação em todas as áreas torna essencial a formação de profissionais com o perfil da Engenharia de Computação. Assim, o egresso do curso terá à sua disposição um mercado de trabalho muito grande, não limitado a empresas que tenham apenas a Informática como atividade-fim.

De forma a garantir que o profissional tenha uma formação efetivamente combinada em Engenharia Elétrica e em Computação, o currículo do curso, além de cobrir os fundamentos de ambas as áreas, define cinco áreas de especialização de tal modo que, em todas elas, o aluno é obrigado a cursar disciplinas eletivas tanto do Departamento de Engenharia Elétrica como do Instituto de Informática.

Página da Engenharia de Computação