Prêmios e Distinções | 2003

• Chip desenvolvido no Instituto vence o date 2003, chip desenvolvido no Instituto de Informática da UFRGS ganhou o primeiro lugar no Designer’s Forum, congresso que integra a programação do Date 2003 – Design Automation and Test in Europe, o maior evento de microeletrônica da Europa. O trabalho brasileiro, vencedor da categoria projeto conceitual, consiste em um chip programável para criptografia de alta segurança que reduz o custo e apresenta melhor desempenho na velocidade da transmissão de dados. O projeto, desenvolvido desde junho de 2001 pelos alunos do II Alex Panato e Marcelo Barcelos, junto com seu orientador Ricardo Reis, utiliza um algoritmo de criptografia simétrica, o Rijndael, definido como novo padrão internacional de alta segurança, ponto importante na transmissão de dados via Internet.
  • Naveena Nagi Award concedido por Test Technology Technical Council of IEEE Computer society a Érika Fernandes Cota. O prêmio foi entregue na sessão de abertura do 21o. IEEE VLSI Test Symposium, que aconteceu entre os dias 28 de  abril e 01 de maio em Napa Valley, CA, EUA. O prêmio busca encorajar a participação feminina e reconhecer excelência no campo de tecnologia de teste. Ele é concedido a mulheres que são primeiras autoras de artigos aceitos. O artigo que possibilitou o prêmio é”The Impact of NoC Reuse on the Test of Core-based Systems” (Erika Cota, Marcio Kreutz, Cesar Zeferino, Luigi Carro, Marcelo Lubaszewski).
  • Prêmio FAPERGS Pesquisador Destaque concedido ao Prof. Ricardo Augusto da Luz Reis, FAPERGS,  2003.
  • Menção honrosa de melhor trabalho nacional no Congresso Nacional da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia. O trabalho “Planejamento de Hepatectomias a partir de Imagens Tridimensionais (3D) do Fígado do Suino” foi desenvolvido por Dinamar Zanchet (mestrando em cirurgia experimental pela UNIFESP), Carlos A. Dietrich (mestrando no II/UFRGS), Luciana P. Nedel (professora II/UFRGS), Silvia D. Olabarriaga (Hospital Utrecht), Ana Maria M. da Silva (professora Instituto de Fisica da PUCRS) e Edna F.S. Montero (professora UNIFESP). Maio de 2003.