Prêmios e Distinções | 2005

• Prêmio de melhor artigo na Conferência Iberamia, classificada com a nota máxima pela CAPES, recebida pelo Professora Substituta do Departamento de Informática Aplicada do II, Patricia Jaques, em conjunto com a professora Rosa Vicari. A publicação laureada é fruto do trabalho de doutorado no Instituto de Informática da UFRGS, na área de Inteligência Artificial.
  • Prêmio como um dos melhores artigos do 23º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC2005) concedido aos alunos Rodrigo Sander e Clarissa Marquezan. O evento foi realizado no período de 9 a 13 de maio de 2005, em Fortaleza, Ceará. O artigo aborda a questão do Gerenciamento de Cluster usando SNMP.
  • Prêmio de Primeiro Lugar no XVIII Concursos de Teses e Dissertações da Sociedade Brasileira de Computação, SBC, na categoria doutorado concedido a aluna Vanessa Braganholo. A pesquisa premiada “De Atualizações sobre Visões XML para Atualizações Visões Relacionais: aplicando soluções antigas a um novo problema, foi orientada pelo Prof. Carlos Alberto Heuser, do II/UFRGS e pela Profa. Susan Davidson da Universidade da Pensilvania. O Prêmio foi concedido durante o Congresso da SBC, na cidade de São Leopoldo, RS.
  • Prêmio Jovem Pesquisador na área de Engenharias concedido ao aluno Thiago Rosa Figueiro, aluno do Curso de Engenharia de Computação pelo trabalho “Sistema Digital para Dermatoscopia “, sob a orientação do prof. Altamiro Amadeu Susin, no XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2005.
  • Prêmio Destaque da Sessão do Salão de IC 2005, concedido ao aluno Eduardo Dias Camaratta pelo trabalho “Técnicas de Otimização para Arquiteturas Superescalares “, sob a orientação do Prof. Philippe Navaux, no XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2005.
  • Prêmio Destaque da Sessão do Salão de IC 2005, concedido ao aluno Eduardo Gonçalves Pons Dias da Costa pelo trabalho “Captura e Estudo dos Movimentos Individuais Descritos pela Articulação Temporomandibular “, sob a orientação da professora Carla Maria Dal Sasso Freitas, no XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2005.
  • Prêmio Destaque da Sessão do Salão de IC 2005, concedido a aluna Joana Matos Fonseca da Trindade pelo trabalho “Geração e Ordenação de Logs de Experimentos de Injeção de Falhas para Análise de Dependabilidade de Aplicações Distribuídas”, sob a orientação da Professora Taisy Silva Weber, no XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2005.
  • Prêmio Destaque da Sessão do Salão de IC 2005, concedido ao aluno Paulo Schreiner pelo trabalho “Sistema Híbrido para Rastreamento de Objetos Aplicado ao Futebol de Robôs “sob a orientação do Professor Dante Augusto Couto Barone, no XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2005.
  • Prêmio Destaque da Sessão do Salão de IC 2005, concedido ao aluno Sandro Rama Fiorini pelo trabalho “Uma Ferramenta Computacional para Suporte à Correlação de Dados Estratigráficos e Petrológicos na Caracterização de Reservatórios “, sob a orientação da professora Mara Abel, no XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2005.
  • Prêmio Destaque da Sessão do Salão de IC 2005, concedido ao aluno Renan Alves Fonseca pelo trabalho “Um Estudo sobre Atraso de Conexão “, sob a orientação do prof. Ricardo Augusto da Luz Reis, no XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2005.
  • Prêmio Internacional a equipe ChurrasCADa, composta pelos doutorandos Gustavo Neuberger (PGMicro/UFRGS) e Renato Henschke (PPGC/UFRGS) premiada com o segundo lugar no IEEE/ACM CADAthlon. O premio foi entregue durante a abertura do IEEE/ACM ICCAD (International Conference on Computer Aided Design), em San José, California. O prêmio foi um trofeu e um cheque de US$500 para cada um. Para a competição, realizada no dia 06/11, foram selecionadas 11 equipes (2 posgraduandos por equipe) dos USA, Taiwan e Brazil, provenientes de universidades como: MIT, Univ. Michigan, Univ.Minessota, Carnegie Mellon, National Taiwan University, University of California Riverside, Syracuse University e UFRGS. O CADathlon é uma maratona de programação dedicada a área de CAD para a microeletrônica.
  • Segundo lugar na categoria técnica, Mostra de Vídeos do SIBGRAPI 2005: “Real-Time Interactive Visualization and Manipulation of 3D Images using GPU-Based Methods” (Carlos A. Dietrich, Silvia D. Olabarriaga e Luciana P. Nedel). O vídeo apresenta os resultados da dissertação de mestrado do aluno, concluida em 2004/2.
  • Terceiro lugar na categoria técnica, Mostra de Vídeos do SIBGRAPI 2005: “Usando Iluminação Baseada em Imagens na Geração de Ambientes de Realidade Mista” (Rafael Huff, Luciana P. Nedel, Manuel M. Oliveira, Carla M.D.S. Freitas): resultados de trabalhos desenvolvidos em duas disciplinas do pós-graduação.
  • Escolha do Publico (prêmio único) e terceiro lugar na opinião do juri, na categoria criação, Mostra de Vídeos do SIBGRAPI 2005: “Despertar da Humanidade”, para Felipe Hoppe Levin, Julian Z. Rostirolla e Fernando Rocha, alunos do Curso de Ciência da Computação que desenvolveram o filme premiado como trabalho final da disciplina de Tópicos em Animação por Computador ministrada pela Profa. Luciana Nedel, em 2004.
  • Artigo selecionado como um dos três melhores do ACM SIGGRAPH 2005 Symposium on Interactive 3D Graphics and Games (ACM I3D 2005) e convidado para reapresentação no ACM SIGGRAPH 2005. Título do trabalho: “Real-Time Relief Mapping on Arbitrary Polygonal Surfaces” de autoria de Fabio Policarpo, Manuel M. Oliveira e João Comba. A capa dos anais do evento foi ilustrada com imagens do artigo. O evento aconteceu no período de 3 a 6 de abril, em Washington, DC, EUA.