Prêmios e Distinções | 2006

• A tese de doutorado de Marcelo Negreiros – Técnicas de Teste Embarcado de Baixo Custo para Circuitos Analógicos Lineares e Não-Lineares – foi premiada pela European Design and Automation Association (EDAA). Negreiros recebeu o prêmio (uma placa e um cheque de 1.000 euros) das mãos do professor Bernard Courtois, durante cerimônia realizada em 8 de março, em Munique (Alemanha), na Conferência DATE 2006. A pesquisa do doutorando, foi orientada pelo prof. Luigi Carro e co-orientada pelo prof. Altamiro Susin.
  • Prêmio de Melhor artigo no Symposium on Virtual Reality (SVR) aos alunos de mestrado Cleber Ughini, Fausto Blanco e Francisco Pinto, orientados pela Profa. Luciana Porcher Nedel, na área de realidade virtual, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, ocorrido em Belém/PA, de 2 a 5 de maio de 2006.
  • Primeiro Melhor artigo no Symposium on Virtual Reality (SVR) ao aluno de mestrado Rodrigo Barni, orientados pela Profa. Luciana Porcher Nedel, na área de realidade virtual, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, ocorrido em Belém/PA, de 2 a 5 de maio de 2006.
  • Segundo Melhor Artigo por “A Proposal foi I/O Pins Partitioning and Placement in 3D ICS” de autoria dos alunos Sandro Sawicki e Renato Hentschke e dos Profs. Marcelo de Oliveira Johann e Ricardo Augusto da Luz Reis, durante a VIII Escola de Microeletrônica, de 8 a 12 de maio de 2006, em Porto Alegre/RS.
  • PRÊMIO SUCESU 40 ANOS, Personalidade: Profa. Liane Tarouco, Motivo: A década de 70 viu surgir e se desenvolver o Teleprocessamento no Brasil. Publicou o primeiro livro sobre o tema redes e comunicação de dados.
  • O trabalho “Broad-Phase Collision Detection Using Semi-Adjusting BSP-Trees” do aluno de mestrado Rodrigo Gheller Luque, orientado pelo Prof. João Comba e co-orientado pela Profa. Carla Freitas recebeu oprêmio como melhor dissertação de mestrado em Computação Gráfica no Workshop de Teses e Dissertações no XIX Simpósio Brasileiro em Computação Gráfica e Processamento de Imagens (SIBGRAPI 2006), realizado no mês de outubro em Manaus.
  • O aluno do PPGC Ricardo Matsumura de Araújo, orientado pelo Professor Luis C. Lamb, recebeu Menção Honrosa no Concurso de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial, categoria mestrado, no XVIII Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial e X Ibero-American Artificial Intelligence Conference.
  • O trabalho intitulado “Projeto de um Processador de Rede Intra Chip para Controle de Comunicação entre Múltiplos Cores “, de autoria de Henrique Freitas, Flavio Wagner, Philippe Navaux e Carlos Martins foi escolhido como Melhor Artigo do VII WSCAD (Workshop em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho), que aconteceu em Ouro Preto.
  • O artigo intitulado “Specification of Real-Time Systems with Graph Grammars”, de autoria de Leonardo Michelon, Simone André da Costa e Leila Ribeiro recebeu o segundo lugar na premiação de melhor artigo do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), realizado em Florianópolis.
  • O trabalho intitulado “PgSimilar: uma ferramenta open source para suporte a consultas por similaridade no PostgreSQL”, de autoria de Eduardo Borges e Carina Dorneles, foi eleito a segunda melhor ferramenta do concurso de Demos do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) em outubro deste ano em Florianópolis.
  • O artigo “An Algorithm for I/O Partitioning Targeting 3D Circuits and Its Impact on 3D-Vias”, dos professores Ricardo Reis, Renato Hentschke, Sandro Sawicki e Marcelo Johann foi selecionado como um dos melhores artigos da International Conference on Very Large Scale Integration 2006, realizada de 15 a 17 de outubro em Nice, na França.
  • O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação recebeu nota 5 no Enade; curso 5 estrelas do guia de estudante abril; curso destaque da Revista Info Exame (terceiro lugar para a graduação em ciência da computação).
  • O Curso de Engenharia da Computação recebeu nota 5 no Enade.
  • O Programa de Pós-Graduação em Computação ficou com a quarta colocação no ranking de melhores cursos de pós-graduação em Computação, organizado pela revista Info Exame.
  • O time da UFRGS, formado pelos alunos de graduação Daniel Osmari, Leonardo Santagada e Rodrigo Faller e treinado pelo Prof. João Comba, recebeu Medalha de Prata na Final Brasileira da Maratona de Programação 2006, promovida pela SBC e ACM ICPC (International Collegiate Programming Contest).
  • Os alunos da Engenharia da Computação, Leonardo Seji Kuamoto e Inácio Acker, foram campeões estaduais do Desafio SEBRAE 2006.
  • A UFRGS recebeu o Prêmio Entidade Parceira 2006, pelo apoio e fortalecimento de projetos desenvolvidos junto à ASSESPRO/RS – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Software e Internet e o Prof. Newton Braga Rosa recebeu como da ASSESPRO o prêmio Destaque Político de TI 2006.
  • O professor Philippe Navaux recebeu uma condecoração do governo francês pelo trabalho em prol da cooperação acadêmica entre o Brasil e a França. Navaux foi nomeado Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas, pelo Ministro da Educação Nacional e do Ensino Superior e de Pesquisa, Gilles de Robien.
  • O PPGC recebeu menção honrosa da CAPES no âmbito do prêmio CAPES de Teses, na área de Ciência da Computação, referente ao ano de 2005. O PPGC concorreu ao prêmio com a tese de doutorado de Marcelo Negreiros, intitulada Técnicas de Teste Embarcado de Baixo Custo para Circuitos Analógicos Lineares e Não-Lineares.