Prêmios e Distinções | 2012

Institucionais

• O Diretor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), prof. Luís da Cunha Lamb, recebeu o troféu Destaque Acadêmico no Prêmio Assespro 2012, promovido pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, regional do Rio Grande do Sul (Assespro-RS).

Individuais

Nome do agraciado: Luis Fernando Silva, aluno de mestrado em conjunto com os seguintes co-autores: Luiz Fernando Scheidegger, Tiago Etiene, Luis Gustavo Nonato e Claudio Silva.
Prêmio: Melhor artigo no SIBGRAPI 2012 que ocorreu dentro do XXV SIBGRAPI – Conference on Graphics, Patterns, and Images.
Trabalho: O artigo “Connectivity Oblivious Merging of Triangulations”, decorrente da dissertação de mestrado.
Orientador: Prof. João Luiz Dihl Comba

Nome do agraciado: Claudio Afonso Baron Tiellet, aluno de doutorado.
Prêmio: Menção Honrosa da CAPES de Tese.
Trabalho: “Design and evaluation of a hypervideo environment to support veterinary surgery learning”
Orientador: Prof. José Valdeni de Lima

Nome do agraciado: Equipe formada pelos estudantes de mestrado do INF, Anderson Rocha, Gabriel Ramos, Renato Pereira, Sérgio Montazzolli e pela professora Ana Bazzan.
Prêmio: Demolition Derby realizada na conferência GECCO 2012.

Nome do agraciado: Alunos de doutorado Gracieli Posser, Guilherme Flach, Tiago Reimann e pela bolsista de Iniciação Científica, Jozeanne Belomo.
Prêmio: A equipe obteve o primeiro lugar na categoria que avalia a temporização e o consumo de energia e o tempo de execução da ferramenta de CAD. Também alcançou o segundo lugar na categoria que considera apenas a temporização e o consumo de energia, na competição de “Dimensionamento Discreto de Portas Lógicas”, realizada no ACM ISPD – International Symposium on Physical Design.
Orientadores: Profs. Marcelo de Oliveira Johann e Ricardo Reis

Nome do agraciado: Eduardo Henrique Molina da Cruz, aluno de mestrado do INF.
Prêmio: Melhor dissertação de mestrado no Concurso de Tese e Dissertações, durante o 24th International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing – SBAC-PAD 2012.
Trabalho: “Thread Mapping and Dynamic Detection of the Communication Pattern of Parallel Applications Based on Shared Memory”.
Orientador: Prof. Philippe Olivier Alexandre Navaux

Nome do agraciado: Eduardo Rocha Rodrigues, aluno de doutorado do INF.
Prêmio: Melhor tese de doutorado no Concurso de Tese e Dissertações, durante o 24th International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing – SBAC-PAD 2012.
Trabalho: “Dynamic Load-balancing: A New Strategy for Weather Forecast Models”.
Orientadores: Prof. Philippe Olivier Alexandre Navaux” do INF com co-orientação de Jairo Panetta.

Nome do agraciado: Prof. Anderson Maciel em conjunto com os alunos do PPGC, Henrique Galvan Debarba e Jerônimo Grandi, e do cirurgião Dinamar Zanchet, vinculado à UFCSPA, durante o desenvolvimento do projeto.
Prêmio: 19ª edição da Medicine Meets Virtual Reality – MMVR.
Trabalho: “Anatomic Hepatectomy Planning through Mobile Display Visualization and Interaction”

Nome do agraciado: André Ferreira, Luis Bianchin e Leonardo Chatain.
Prêmio: 1º Lugar da etapa regional da Maratona de Programação da ACM – International Collegiate Programming Contest e SBC – Sociedade Brasileira de Computação.

Nome do agraciado: Bernardo Zamperetti, Daniel Bossle e Rodrigo Boos.
Prêmio: 2º Lugar da etapa regional da Maratona de Programação da ACM – International Collegiate Programming Contest e SBC – Sociedade Brasileira de Computação.

Nome do agraciado: Guilherme Soares, Yusef Gidrão e Matheus Maciel.
Prêmio: 7º Lugar da etapa regional da Maratona de Programação da ACM – International Collegiate Programming Contest e SBC – Sociedade Brasileira de Computação.

Nome do agraciado: Prof. Philippe Olivier Alexandre Navaux
Prêmio: Pesquisador Gaúcho 2012 da FAPERGS

Nome do agraciado: Profa. Ana Lúcia Cetertich Bazzan
Prêmio: Santander Universidades 2012, na categoria Ciência e Inovação