Prêmios e Distinções | 2013

Institucionais

• O Curso de Graduação em Ciência da Computação da UFRGS ficou em primeiro lugar no Brasil no ranking do jornal Folha de São Paulo, no critério de Ensino. No mesmo ranking, no critério de Avaliação do Mercado, o curso de Ciência da Computação ficou em segundo lugar no país. Os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação do INF receberam cinco estrelas, a avaliação máxima de cursos superiores do Guia do Estudante, da Editora Abril, e constará da publicação GE Profissões Vestibular 2014.

• O Programa de Pós-Graduação em Computação da UFRGS recebeu nota máxima (nota 7) na avaliação trienal da CAPES/MEC. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira, dia 10, em Brasília, na presença do Ministro da Educação.

Individuais

Nome do agraciado: Os Co-autores foram os alunos de doutorado Tiago Reimann (PGMicro) e Guilherme Flach(PGMicro) e os professores Ricardo Reis e Marcelo Johann. Também foi co-autora a aluna de doutorado Gracieli Posser (PPGC)
Prêmio: Best Paper Award do IEEE ISVLSI 2013 – IEEE Computer Society Annual Symposium on VLSI
Trabalho: “Simultaneous Gate Sizing and Vth Assignment using Lagrangian Relaxation and Delay Sensitivities”,

Nome do agraciado: Anelise Kologeski, aluna de doutorado do PGMicro
Prêmio: Reconhecimento pelo melhor trabalho apresentado na categoria do PhD Forum no evento BELAS – Latin American Summer School on Design, Test and Reliability
Trabalho: Serialization Effort to Improve Yield in 3D NoCs
Orientador: Profa. Fernanda Kastensmidt

Nome do agraciado: Daniel dos Santos Bossle, aluno da CIC.
Prêmio: Medalha de Prata na 20ª IMC – International Mathematics Competition for University Students

Nome do agraciado: Bruno Vollino, mestrando INF.
Prêmio: “Best Student Paper” no IEEE ICWS 2013 – International Conference on Web Services Reserach
Trabalho: “A Framework for Web Service Usage Profiles Discovery”
Orientador: Profa. Karin Becker

Nome do agraciado: Vinicius C. Azevedo, aluno de doutorado do INF e o Prof. Manuel M. Oliveira
Prêmio: ” Best Student Paper Award”, no Pacific Graphics 2013
Trabalho: Serialization Effort to Improve Yield in 3D NoCs

Nome do agraciado: Guilherme Schwade, com a participação de Fábio Innocente, alunos de Ciência da Computação do INF, e mais dez alunos de outras Instituições.
Prêmio: 3º lugar na edição do evento global Startup Weekend
Trabalho: O projeto da startup Comanda Express

Nome do agraciado: Alunos e professores do INF: Doutorado: Paulo F. Butzen (PGMicro – UFRGS) – Orientador Prof. Dr. Renato Perez Ribas e Co-orientador Prof. André Inácio Reis; Mestrado: Felipe Sampaio (PPGC – UFRGS) – Orientador: Prof. Dr. Sérgio Bampi e Co-orientador Prof. Dr. Luciano Volcan Agostini.
Prêmio: Venceram o 1º Concurso de Teses e Dissertações da Sociedade Brasileira de Microeletrônica, (SBMicro) ), na categoria “Projetos, CAD e Teste de Circuitos Integrados”, no Chip in Curitiba 2013.

Nome do agraciado: Vinicius Callegaro, doutorando PPGC, Mayler G. A. Martins, doutorando PGMicro, e os professores Renato Perez Ribas e André Inácio Reis.
Prêmio: Best Paper do 26th Symposium on Integrated Circuits and Systems Design (SBCCI 2013).
Trabalho: “Read-Polarity-Once Boolean Functions”.

Nome do agraciado: Júlio Anjos, aluno de mestrado do INF.
Prêmio: 2ª melhor dissertação no concurso de Teses e Dissertações do XIV Simpósio em Sistemas Computacionais – WSCADT 2013
Trabalho: “Adequação da Computação Intensiva em Dados para Ambientes Desktop Grid com uso de MapReduce”
Orientador: Prof. Cláudio Geyer, e co-orientada pela profa. Luciana Arantes, da equipe Regal do LIP6 da UPMC de Paris.

Nome do agraciado: Alunos de doutorado, Gracieli Posser, Guilherme Flach e Tiago Reimann da UFRGS, e pelo recém-mestre Vinicius Livramento, da UFSC, bem como pelos bolsistas de IC Chrystian Guth e Renan Netto, também da UFSC.
Prêmio: 1º lugar na classificação principal da competição de “Dimensionamento Discreto de Portas Lógicas”, realizada no ACM ISPD – International Symposium on Physical Design de 2013.
Orientador: Profs. Ricardo Reis e José Luís Güntzel, UFSC.

Nome do agraciado: Prof. Ricardo Ferreira (DCC-UFV) e o Prof. Luigi Carro (INF-UFRGS)
Prêmio: “Best Paper” na 23rd International Conference on Field Programmable Logic and Applications (FPL´13)
Trabalho: “A Run-time Graph-Based Polynomial Placement and Routing Algorithm for Virtual FPGAs” do track de Design Tools and Methods (Michael Servit Memorial Award)

Nome do agraciado: Profa. Ana Bazzan
Prêmio: Best paper award no EPIA 2013 – XVI Portuguese Conference on Artificial Intelligence
Trabalho: “Paying the Price of Learning Independently in Route Choice”

Nome do agraciado: Profa. Liane Margarida Rockenbach Tarouco
Prêmio: Destaque do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) 2013.

Nome do agraciado: Bernardo Zamperetti, Daniel Bossle e Rodrigo Boos, alunos do INF, coordenados pelo professor João Luiz Dihl Comba.
Prêmio: 1º Lugar na maratona de programação regional SBC/ACM

Nome do agraciado: Prof. Lisandro Zambenedetti Granville
Prêmio: “IEEE Communications Society Latin America Region Distinguished Service”, no GLOBECOM 2013 – IEEE Global Communications Conference.

Nome do agraciado: José Palazzo Moreira de Oliveira
Prêmio: Melhor artigo de estudante
Trabalho: MACHADO, Alencar, A Reactive and Proactive Approach for Ambient Intelligence In: International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2014), Lisboa., INSTICC.