Prêmios e Distinções | 2014

Institucionais

• O Instituto de Informática da UFRGS recebeu homenagem especial da SUCESU-RS – Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações, pelos 25 anos de existência formando, com excelência, profissionais de Tecnologias da Informação e Comunicação no Rio Grande do Sul.

• O professor Tom Price teve grande papel na consolidação e criação do Instituto de Informática da UFRGS. Foi coordenador do CPGCC, Diretor do CPD e Diretor do Instituto de Informática, entre outras inúmeras contribuições. Recebeu o título de Professor Emérito da UFRGS em sessão do Conselho Universitário realizada em Novembro de 2014.

• Homenagem a um pioneiro. Um dos pioneiros na comunicação de dados no país, o professor Juergen Rochol foi homenageado, em maio deste ano, com o título de Professor Emérito da UFRGS. Doutor em Ciência da Computação, Juergen veio da Alemanha ainda pequeno e construiu sua vida acadêmica dentro da UFRGS, da graduação ao doutorado. Na instituição desde 1962 – e com o primeiro contrato como professor em 1969 –, ele fez parte do primeiro time de professores da pós-graduação em Ciência da Computação.

Individuais

Nome do agraciado: Murilo Bueno, aluno da CIC.
Prêmio: Melhor TCC/RS da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO).
Trabalho: Aplicativo – ViajeTriFácil: Um Sistema Baseado em Software Livre para Consulta de Trajetos de Ônibus Aplicado a Cidade de Porto Alegre
Orientador: Prof. Alexandre da Silva Carissimi.

Nome do agraciado: Victor Adriel Oliveira, mestre pelo PPGC.
Prêmio: Best Application Paper no Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR 2014). Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC),
Orientador: Prof. Anderson Maciel.

Nome do agraciado: Ronaldo Rodrigues Ferreira (PPGC), doutorando.
Prêmio: Best Paper Award no workshop HARSH (Workshop on Highly-Reliable Power-Efficient Embedded Designs), que aconteceu junto com às conferências HPCA, CGO e PPoPP.
Trabalho: Artigo “A Checkpoint-Deterministic Architecture for Reliable and Low-Power Embedded Computing”.
Orientadores: Luigi Carro e Álvaro Freitas Moreira, e dos pós-doutorandos, do Inf, Gabriel Nazar e Jean Da Rolt.

Nome do agraciado: Rodrigo Freitas Leite (CIC).
Prêmio: Premiado no concurso da Apple Student Scholarship

Nome do agraciado: Carlos Raniery Paula dos Santos, aluno do PPGC do INF.
Prêmio: Prêmio UFRGS de Tese – edição 2014.
Trabalho: “Gerenciamento de Desempenho e Modelagem Quantitativa de Processos de Gerência de TI Usando Mashups” na área de ciências exatas.
Orientador: Prof. Lisandro Zambenedetti Granville

Nome do agraciado: Horacio E. Fortunato, pós-doutorando no INF e Prof. Manuel M. Oliveira.
Prêmio: 2nd Best Paper Award, no Computer Graphics International 2014
Trabalho: “Fast High-Quality non-Blind Deconvolution using Sparse Adaptive Priors”.

Nome do agraciado: Prof. Ricardo Reis e Adriel Ziesemer, doutor pelo PGMicro.
Prêmio: Best Paper do IEEE CS ISVLSI (Track EDA), no Jantar de Gala do IEEE Computer Society International Symposium on VLSI.
Trabalho: “Simultaneous Two-Dimensional Cell Layout Compaction Using MILP with ASTRAN”.

Nome do agraciado: Vicente Peruffo Minotto, mestre pelo PPGC.
Prêmio: 1º Lugar no Concurso de Teses e Dissertações (CTD), na categoria melhor dissertação de mestrado do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – CSBC 2014.
Trabalho: Dissertação “Audiovisual Voice Activity Detection and Localization of Simultaneous Speech Sources”.
Orientador: Prof. Cláudio Jung, do INF

Nome do agraciado: Daniel Bossle, aluno da CIC.
Prêmio: Medalha de prata na 21ª edição da Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC).
Trabalho: Interface tátil de navegação em minas subterrâneas

Nome do agraciado: Augusto Luengo Pereira Nunes, doutorando do PPGC.
Prêmio: 3º Lugar no Workshop de Teses e Dissertações do SIBGRAPI 2014.
Trabalho: A dissertação de mestrado do aluno do PPGC, “”Rendering of in-vivo Organs through Laparoscopy-based Sampling of BRDF”.
Orientadores: Prof. Marcelo Walter, e co-orientação do Prof. Anderson Maciel.

Nome do agraciado: Mateus Grellert Silva, mestrando PPGC.
Prêmio: 1º Lugar no Concurso de Dissertações de Mestrado, realizado pela Sociedade Brasileira de Micro Eletrônica.
Trabalho: “Complexity Analysis and Complexity Control in High Efficiency Video Coding”.
Orientadores: Prof. Sergio Bampi e co-orientada pelo Prof. Bruno Zatt.

Nome do agraciado: Equipe combinada da UFRGS e FURG formada por Guilherme Flach, aluno de doutorado, orientado pelo professor Marcelo Johann e co-orientado pelo prof. Ricardo Reis, Jucemar Monteiro, aluno de mestrado, orientado pelo prof. Marcelo Johann e Julia Puget, bolsista IC, orientada pelo Prof. Ricardo Reis, professores do INF e do PGMicro-UFRGS, e Mateus Fogaça, graduando na FURG, orientado pelo Prof. Paulo Butzen.
Prêmio: 1º Lugar em Competição internacional do ICCAD 2014 – Int. Conference on Computer Aided Design.

Nome do agraciado: Mateus Bisotto Nunes, mestrando INF.
Prêmio: Melhor Dissertação de Mestrado na categoria Game Design do SBGames 2014 – XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.
Trabalho: Dissertação de mestrado, “Running Wheel: design and evaluation of a motivational exergame for running”
Orientadores: Profs. Valter Roesler e Luciana Nedel

Nome do agraciado: Prof. Luciano Paschoal Gaspary.
Prêmio: Associado Destaque no XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – CSBC 2014.

Nome do agraciado: Prof. Ricardo Reis.
Prêmio: Newton Faller

Nome do agraciado: Manuel Menezes de Oliveira Neto
Prêmio: 2nd Best Student Paper Award at the Computer Graphics International 2014 Conference
Trabalho: Fast High-Quality non-Blind Deconvolution Using Sparse Adaptive Priors, by Horacio E. Fortunato and Manuel M. Oliveira