Prêmios e Distinções | 2015

Institucionais

• Prêmio: Melhores Universidades – Guia do Estudante – 5 estrelas para os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação – 2015.

• UFRGS Concede Titulo de Doutor Honoris Causa ao Professor Moshe Vardi, a concessão foi proposta pelo Instituto de Informática. O Prof. Vardi é Fellow da AAAI, ACM, IEEE, SIAM e Membro da US National Academy of Engineering, National Academy of Science, the American Academy of Arts and Science, the European Academy of Sciences.

Individuais

Nome do Agraciado: Grace Mungunda Waka
Curso: Ciência da Computação – CIC
Prêmio: ASSESPRO –  Melhor TCC 2015-1
Trabalho: Controle remoto de tomadas elétricas baseado nos conceitos da Internet das coisas
Orientador: Prof. Alexandre Carissimi

Nome do Agraciado: Raphael de Leon Ferreira Lupchinski
Curso: Ciência da Computação – CIC
Prêmio: ASSESPRO –  Melhor TCC 2015-2
Trabalho: Desenvolvimento de uma Aplicação de Página-Única e Banco de Dados Não-Relacional para Organização e Controle de Eventos Esportivos
Orientador: Prof. Leandro Krug Wives

Nome do Agraciado: Professor Edson Prestes
Prêmio: Jabuti de Literatura
Trabalho: Livro Robótica Móvel
Nome do agraciado:  Prof. Ricardo Augusto da Luz Reis
Prêmio: IEEE Circuits and Systems Society Meritorious Service Award.
Trabalho: O Institute of Electrical and Electronics Engineers – IEEE concedeu o prêmio devido a sua liderança na sociedade IEEE CASS e pela participação em artigos de diferentes revistas e conferências da IEEE CASS.

Nome do agraciado: Marcelo Caggiani Luizelli, aluno de doutorado do PPGC
Prêmio:  Best Student Paper Award
Trabalho: Artigo “Piecing Together the NFV Provisioning Puzzle: Efficient Placement and Chaining of Virtual Network Functions”.
Promovido pelo IFIP/IEEE Symposium on Integrated Network and Service Management 2015 (IM 2015).
Orientadores: Prof. Luciano Paschoal Gaspary e Profa. Luciana Salete Buriol. Também colaboraram com o trabalho o aluno de doutorado Leonardo Richter Bays e o Prof. Marinho Pilla Barcellos.

Nome do agraciado: Prof. Ricardo Augusto da Luz Reis
Prêmio: SBMicro Pe. Roberto Landell de Moura, concedido pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica, em 31 de agosto, durante a abertura do Chip in Bahia 2015.

Nome do agraciado: Profa. Taisy Silva Weber
Prêmio: Newton Faller, concedido pela Sociedade Brasileira de Computação, durante do CSBC 2015.

Nome do agraciado: Lucas de Paris aluno do PGMICRO
Prêmio:  Primeiro lugar  no Forum for Young Professionals and M.Sc./ Ph.D.students – IEEE IEEE Latin American Symposium on Circuits & Systems – LASCAS
Trabalho: Special Signal Non-Default Routing Rules for Electromigration Improvement
Orientador: Prof. Ricardo Augusto da Luz Reis

Nome do agraciado: Jorge Lucio Tonfat  aluno de doutorado do PGMICRO
Prêmio:  Segundo lugar  no Forum for Young Professionals and M.Sc./ Ph.D.students – IEEE IEEE Latin American Symposium on Circuits & Systems – LASCAS
Trabalho: Frame-level Redundancy Correction Technique for SRAM-based FPGAs
Orientador: Prof. Ricardo Augusto da Luz Reis e Profa. Fernanda Kastensmidt

Nome do agraciado: Alessandra Leonhardt
Prêmio:  Best Women in CAS paper
Trabalho: Nanoscale FinFET Global Parameter Extraction for the BSIM-CMG Mode
Orientador: Prof. Luiz Fernando Ferreira e Prof. Sergio Bampi

Nome dos agraciados: Estudantes de doutorado Eduardo H. M. Cruz e Matthias Diener; Professor Philippe Olivier Alexandre Navaux (INF-UFRGS) e Laércio L. Pilla (UFSC)
Prêmio:  Best Paper  no  PDP 2015    na 23rd Euromicro International Conference on Parallel, Distributed and Network-based Processing
Trabalho: Artigo: An Efficient Algorithm for Communication-Based Task Mapping
Orientador: Prof. Philippe Olivier Alexandre Navaux

Nome do agraciado: Prof. Ricardo Augusto da Luz Reis
Prêmio: IEEE Circuits and Systems Society Meritorious Service Award.
Trabalho: Por suas contribuições à liderança da IEEE CASS e por iniciar diversas atividades da IEEE CASS na Região 9 (América Latina)

Nome do agraciado: Alberto Egon Schaeffer Filho
Trabalho: Pesquisador Convidado, Dagstuhl Seminar 15151: Assuring Resilience, Security and Privacy for Flexible Networked Systems and Organisations, Schloss Dagstuhl: Leibniz-Zentrum für Informatik

Nome do agraciado: Anderson Maciel
Prêmio: Third place in the World Haptics Conference Student Innovation Challenge (Advisor. Team: Gabriel Figueiredo, Matheus Tura, Wagner Rampon, Bruno Cattelan), IEEE.

Nome do agraciado: Manuel Menezes de Oliveira Neto
Prêmio: Best Paper Award Honorable Mention at EUROGRAPHICS 2015
Trabalho: High-Order Recursive Filtering of Non-Uniformly Sampled Signals for Image and Video Processing, by Eduardo S. L. Gastal and Manuel M. Oliveira.

Nome do agraciado: Luciano Paschoal Gaspary
Prêmio:  Best Student Paper Award
Trabalho: Article published at 14th IFIP/IEEE Symposium on Integrated Network and Service Management 2015, IM 2015, IFIP e IEEE

Nome do agraciado:  Édson Prestes e Silva Júnior
Trabalho:  IEEE-SA Emerging Technology Award for developing the Core Ontologies for Robotics and Automation standard, which is the first RAS standard and one of the first ontology-based IEEE standards., IEEE Standards Association.

Nome do agraciado:  Manuel Menezes de Oliveira Neto
Prêmio:  Terceiro Lugar no Concurso de Teses e Dissertações da SBC 2015. Categoria Mestrado, Orientador
Trabalho: Real-Time Detection of Planar Regions in Unorganized Point Clouds. Orientando: Frederico Artur Limberger.