Português English
Contato

Internacionalização

No cenário internacional, o Instituto de Informática é reconhecido como uma das mais importantes entidades brasileiras e latino-americanas na área. Isto é conseqüência da formação qualificada de seus professores-pesquisadores, que concluíram doutorado em 20 diferentes instituições, de 8 países, desenvolvendo intensos laços de cooperação. Esta inserção resulta em uma forte participação em diversos fóruns internacionais, comitês editoriais de revistas, comitês e programa de conferências internacionais, diretorias, conselhos e grupos de trabalho de sociedades científicas.

Atualmente, estão em andamento 20 convênios formais de cooperação internacional com renomadas universidades da América Latina, Europa, América do Norte e Austrália. A forte inserção internacional da pesquisa e da pós-graduação possibilita a um grande número de doutorandos e mesmo mestrandos a realização de estágios-sanduíche no exterior, inclusive em centros de pesquisa vinculados a grandes empresas. Diversas teses e dissertações são conduzidas em co-tutela (dupla diplomação), com a participação de co-orientadores de universidades do exterior.

Instituto de Informática mantém intercâmbios de estudantes de graduação com universidades da França, Alemanha e Estados Unidos, proporcionando que dezenas de estudantes realizem estágios no exterior. O Instituto também recebeu diversos estudantes estrangeiros nos últimos anos. Em 2007, foram concedidos os primeiros duplos-diplomas a estudantes tanto da UFRGS como do INPG (Grenoble, França).