Português English
Contato
Publicado em: 05/09/2018

7º CaféTECH debate os desafios da Internet das Coisas

A 7ª edição do evento teve o Profº Ricardo Reis como palestrante e debateu a Internet das Coisas e os desafios deste novo processo.

prof ricardo

Prof. Ricardo Reis na 7ª edição do CaféTECH.

Ocorreu na manhã desta terça-feira (04/09), no Café Porto Chic, a 7ª edição do CaféTECH, promovida pela SOFTSUL. O evento debateu a Internet das Coisas e os desafios deste novo processo. O palestrante foi o Professor do Instituto de Informática Ricardo Reis.

A Internet das Coisas emergiu dos avanços de várias áreas, como sistemas embarcados, microeletrônica, comunicação e sensoriamento. Atualmente, o tema tem recebido bastante atenção tanto da academia quanto da indústria, devido ao seu potencial de uso nas mais diversas atividades. Sua proposta é clara: a conectividade serve para que os objetos possam ficar mais eficientes ou receber atributos complementares.

Na abertura do CaféTECH, o diretor-presidente da Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (SOFTSUL), José Antonio Antonioni, afirmou que “a Internet das Coisas é uma tendência mundial, trazendo enormes possibilidades e desafios para a sociedade”.

O Prof. Ricardo Reis destacou a relevância do aprimoramento das novas tecnologias. “É importante otimizar os processos e reduzir o consumo de energia. No equipamento deve-se buscar uma diminuição no número de conexões, para deixar o processamento mais rápido, gerando assim algo muito mais confiável. A palavra-chave para a Internet das Coisas é otimização, pois no futuro não teremos energia suficiente para sustentar um crescimento de consumo cada vez maior”, disse.

O Prof. Ricardo também comentou sobre organização de chips, equipamentos e otimização de sistemas de hardware e software. Acrescentou também que a Internet das Coisas tem muitas aplicações, podendo atuar nos segmentos de saúde, agropecuária, indústrias, comércio/varejo, transporte, logística e serviços públicos.

O CaféTECH é um encontro mensal com especialistas da área de tecnologia. O evento é realizado pela SOFTSUL em parceria com o Instituto de Informática da UFRGS. A próxima edição está prevista para o dia 2 de outubro.

Fonte da notícia: https://bit.ly/2wIABkY