Publicado em: 16/08/2016

Artigo de tese de doutorado nos anais do IJCAI-16

Anais de Conferência Internacional de Inteligência Artificial publica artigo do INF

accepted_papers_final

O artigo “Improved Heuristic and Tie-Breaking for Optimally Solving Sokoban”, de autoria de André Pereira, sob a orientação dos professores do INF, Luciana Salete Buriol e Marcus Rolf Petter Ritt, foi publicado em julho nos anais do International Joint Conference on Artificial Intelligence 2016 (IJCAI-16), principal conferência internacional na área de Inteligência Artificial.

O artigo apresenta uma abordagem para a solução ótima de Sokoban, um domínio de teste clássico na área de Inteligência Artificial. O artigo introduz uma heurística de abstração e uma regra de desempate que exploram características fundamentais presentes em domínios de transporte. A heurística de abstração e a regra de desempate quando aplicadas a Sokoban produzem os melhores resultados publicados na literatura.

O IJCAI-16 recebeu um número recorde de artigos, cerca de 2300, com uma taxa de aceitação inferior a 25%. O artigo foi desenvolvido durante o período de doutorado sanduíche, de André Pereira, na University of Alberta, com a supervisão dos professores Robert Holte e Jonathan Shaeffer, e é parte da tese de seu doutorado, recentemente defendida com voto de louvor no INF/UFRGS. Fazem parte da tese artigos publicados nos periódicos Artificial Intelligence (2015) e Theoretical Computer Science (2016), importantes veículos internacionais nas respectivas áreas, além de artigos publicados em conferências especializadas. Em setembro, André inicia o pós-doutorado na University of Basel no grupo do professor Malte Helmert, um dos grupos mais produtivos na área de Planejamento Clássico, área de Inteligência Artificial.