Português English
Contato
Publicado em: 10/12/2018

CaféTECH de dezembro debate User Experience

Evento ocorreu na semana passada (5/12) e teve como palestrante o Prof. Marcelo Pimenta.

CafeTECH Dezembro

Prof. Marcelo Pimenta no CaféTECH de dezembro.

A Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (SOFTSUL) em parceria com o Instituto de Informática promoveu no dia 5 de dezembro a última edição do CaféTECH de 2018. O evento abordou o tema User Experience (UX) e teve como palestrante o Professor do INF Marcelo Pimenta.

Em sua apresentação, o Prof. Marcelo comentou sobre a transformação no uso dos sistemas, já que atualmente as pessoas não precisam de treinamentos para usarem celulares, tablets e aplicativos. Ainda durante a palestra, ele mostrou fundamentos do User Experience, alguns princípios para sua adoção, as implicações no cotidiano dos usuários e como integrar suas práticas ao processo de desenvolvimento de software.

O Prof. Marcelo afirmou que no mercado atual é necessário conhecer muito bem o perfil do público consumidor da empresa. “É difícil, tecnicamente, fazer um sistema fácil para o usuário, mas é necessário. Hoje as pessoas não querem um manual ou um treinamento, elas só querem pegar o aparelho e mexer nele. Portanto, o ideal é que o produto se adapte ao consumidor e não o contrário”, disse.

O User Experience, ou experiência do usuário, envolve o modo como a pessoa interage com o mundo ao seu redor. Visa facilitar a relação do consumidor com a interface, tornando o processo mais prazeroso e útil. De acordo com o Professor Marcelo Pimenta, o conceito ficou ainda mais desafiador com a evolução da tecnologia. “O nível de exigência dos usuários cresceu demais, pois eles já têm uma experiência de uso muito grande. É preciso atender o que eles precisam, e não só o que eles querem. Então a busca deve ser pela fidelização do cliente, gerando mais satisfação e interação, pois o usuário satisfeito sempre retorna”, afirmou.

No fim do evento, o Prof. Marcelo ainda deixou um conselho para os empresários presentes. “É necessário que as organizações conheçam seus usuários, definam suas metas, testem seus produtos. Para todo esse processo, é vital que as empresas estejam preparadas para ter um UX Designer entre seus funcionários, pois é ele que trabalhará com as emoções e qualificará as experiências dos clientes”, concluiu.

O CaféTECH é um encontro que reúne especialistas em tecnologia para debater temas atuais e importantes para a concepção de negócios. O evento foi realizado mensalmente durante todo o ano de 2018, fruto da fértil parceria da SOFTSUL com o INF.