Português English
Contato
Publicado em: 04/11/2019

CaféTech dia 5/11 com a Profª. Renata Galante

Evento acontece amanhã (5/11) e irá debater Bancos de dados para Big Data & Data Science com a Profª. Renata Galante.

O CaféTECH de novembro ocorre amanhã (5/11), das 8:30 às 10:30 na SOFTSUL, em Porto Alegre, e conta com a presença da Professora do INF Renata Galante. O evento é um encontro mensal que reúne especialistas em tecnologia para debater temas atuais e importantes para a concepção de novos negócios digitais. Ainda, é por adesão e realizado pela SOFTSUL em parceria com o Instituto de Informática.

O tema será “Banco de dados para Big Data & Data Science”, tendo como objetivo discutir sobre o dilema que surge quando temos que escolher entre os Bancos de Dados Relacionais e NoSQL, uma vez que existem diversas opções: arquivos, bancos de dados relacionais, banco de dados NoSQL (colunas, documentos, grafos), chave-valor e XML.

A Profª. Renata Galante  falará sobre os diferentes recursos suportados pelos BD e os correspondentes níveis de dificuldade apresentando uma visão geral sobre:

  • Bancos de Dados Grafos e Aplicações
  • Bancos de Dados de Documentos e Aplicações
  • Bancos de Dados Colunar e Aplicações
  • Bancos de Dados Chave-valor e Aplicações
  • Bancos de Dados Stream e Aplicações

Moderadora:

Profª Drª. Renata Galante tem mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora associada no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Diretora Administrativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Coordenadora do Curso de Especialização em Big Data e Data Science, do Instituto de Informática da UFRGS. Está envolvida com atividades de extensão, ensino de graduação e pós-graduação e orientação de alunos de mestrado e doutorado. Tem trabalhado em diversos projetos de pesquisa financiados por agências de fomento como CNPq, Finep, Fapergs, Petrobrás e Ministério da Saúde. Desenvolve pesquisa nas áreas de Banco de Dados, Big Data, Data Science, Redes Sociais e Cidades Inteligentes.

As inscrições podem ser realizadas aqui. 

Local: SOFTSUL – Rua Padre Chagas, 79, conj. 802, Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS.