Português English
Contato
Publicado em: 09/07/2018

CaféTECH debate análise visual para ciência de dados

A 5ª edição do evento, fruto de uma parceria entre o INF e a SOFTSUL, teve como mediador o Professor João Comba e debateu análise visual para ciência de dados.

CafeTECH-1

Profº João Comba no Café Porto Chic. 

Recorrente nos dias atuais, o tema “Análise visual para ciência de dados” foi abordado na 5ª edição do CaféTECH, realizado no Café Porto Chic na semana passada, dia 03/07. O evento, promovido pela SOFTSUL, teve como moderador o professor do Instituto de Informática João Comba.

Em sua apresentação, João Comba, que também é editor da coluna “Visualization Corner” da revista IEEE Computing in Science & Engineering, apresentou vários estudos de casos para ilustrar como a análise visual pode ser usada para extrair insights sobre os dados. Ele também comentou sobre as técnicas que são mais utilizadas e que conseguem melhores resultados. “Não existe uma receita exata, mas é importante encontrar um padrão de visualização. Os dados podem ser organizados de muitas maneiras, extraindo informações mais interessantes para o processo”, afirmou. Segundo o Prof. Comba, o evento permitiu uma conexão entre o trabalho desenvolvido no INF, com o mercado de trabalho e a sociedade.

A próxima edição está marcada para o dia 7 de agosto, no Café Porto Chic. O tema abordado será Incubação de Ideias e Prestação de Serviços para a Sociedade, com as moderadoras  Profa. Dra. Luciana Nedel e Profa. Dra. Érika Cota. As inscrições já estão disponíveis no link: http://softsul.org.br/v2/events/cafe-tech-6a-edicao/.